morar no interior

Saiba quais são as principais vantagens de morar no interior

Tempo de leitura: 3 minutos

Cerca de metade da população brasileira usufrui das vantagens de morar no interior, com a outra metade dividida entre as cidades das capitais e do litoral do país.

Diante disso, existe uma boa possibilidade que você já tenha experimentado a vida em uma cidade do interior, mas existe igual chance de nunca ter vivido esse tipo de situação.

Portanto, caso você esteja considerando se vale ou não a pena se mudar, saiba que existem muitas vantagens de morar no interior do país. Siga a leitura para conferir algumas delas!

Boa qualidade de vida é uma das vantagens de morar no interior

Um dos principais benefícios de morar no interior do país é poder usufruir de uma boa qualidade de vida. É claro que os melhores recursos tecnológicos estão nas grandes cidades, mas os municípios do interior compensam com outras vantagens.

Por causa disso, muitas cidades do interior têm nota altíssima no ranking de IDH do Brasil. As duas primeiras, por exemplo, são cidades do interior de São Paulo (São Caetano do Sul e Águas de São Pedro). Além delas, o interior de São Paulo ocupa praticamente todas as posições da 11ª posição até a 20ª.

Um exemplo disso é comprar um apartamento em Araraquara, uma cidade comum do interior de São Paulo. Ela tem um IDH de 0,815, que é maior do que capitais como Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e muitas outras.

Portanto, morar ali pode ser melhor do que em muitas capitais brasileiras e tantas cidades do litoral nacional.

Ritmo tranquilo é um dos benefícios da vida no interior

Tradicionalmente, a imagem que fica da vida no interior é a de um dia a dia mais tranquilo, sem tanta correria, estresse e complicações da cidade grande. Isso significa um ritmo mais tranquilo para a vida, especialmente para quem quer criar uma família.

Um dos elementos mais interessantes da vida no interior é que há muito menos trânsito no dia a dia. O trânsito, por sua vez, está intimamente ligado com o estresse no corpo, como um ciclo vicioso.

Portanto, a vida no interior gera menos estresse por ter menos trânsito. O mesmo acontece com outros elementos, como a quantidade de gente nas ruas, as filas para determinadas ações e muito mais.

Mais contato com a natureza na vida do interior

Um dos elementos que ajudam a gerar uma melhor qualidade de vida para quem mora no interior é o contato maior com a natureza. É muito comum cidades longe das capitais que tenham grandes parques, lagos, rios e muito contato direto com árvores e terra.

Uma das vantagens disso é que a natureza diminui os efeitos da poluição natural de uma cidade, como o escapamento dos carros, por exemplo. Isso ajuda a gerar uma vida mais saudável, o que proporciona um aumento na expectativa de vida das pessoas.

Além dessas vantagens, o contato com a natureza é muito bom para a educação das crianças, que têm mais tempo e espaço para brincar. Além de poder usufruir de espaços mais saudáveis, você também pode se exercitar com maior frequência.

Viver no interior tem um menor custo de vida

Normalmente, o preço dos produtos no mercado é determinado por uma série de elementos. Um deles é a dificuldade de levar o produto até o lugar, o que faz com que regiões mais longínquas tenham custo de vida mais elevado.

Outros elementos que aumentam o custo de vida é a relação de oferta x demanda do mercado. Por essa razão, quanto mais gente morando em uma cidade, maior é o custo de vida para certos itens.

No geral, a relação é de equilíbrio entre os custos do mercado e outros custos de vida, como aluguel, conta de luz, de água e muito mais. A grande vantagem de morar no interior é o fato de que esses custos são menores se comparados com grandes cidades ou no litoral.

Morar no interior é mais seguro, especialmente para crianças

Uma das vantagens de morar no interior é que as cidades de lá são mais seguras do que as grandes capitais nacionais ou mesmo o litoral. Por esse motivo, é um ótimo espaço para criar uma família.

Muitas pessoas costumam fazer o caminho de conseguir uma carreira nos grandes centros urbanos e, então, migram para viver no interior depois de atingirem uma boa posição no trabalho. A vida no interior, portanto, é uma forma de começar a constituir família, já que as cidades são mais tranquilas para criar os filhos.

Como pôde ver, existem muitas vantagens de morar no interior. A vida tem mais qualidade e um ritmo mais tranquilo, há o contato direto com a natureza, menor custo e é mais segura também.

E aí, gostou de conhecer as vantagens de morar no interior? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário