Utensílios Domésticos

Utensílios domésticos, 11 itens super úteis para ter na sua cozinha

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter o básico na cozinha em utensílios domésticos faz com que a rotina fique ainda mais simples e prática, seja no dia a dia ou em momentos especiais, como por exemplo, um jantar especial em família ou entre amigos. Se você já se deparou com a falta de algum item (ou morre de medo de passar por isso), é fundamental contar com tudo o que você precisa para tornar sua vida ainda mais fácil.

Se você pretende morar sozinho ou pensa em se casar e quer fazer uma lista dos itens de cozinha para que não falte nada durante a preparação dos alimentos, nosso blog separou os utensílios mais importantes para você ter na sua cozinha. Conheça todos eles!

Por que fazer uma lista de utensílios de cozinha?

Uma cozinha bem equipada independe de seu tamanho e estilo. E não é complexo e nem preciso de anos a fio para tornar sua cozinha a ideal para você. Na hora de preparar e de servir seus alimentos, sejam os mais triviais ou os mais sofisticados, os acessórios de cozinha corretos são indispensáveis. Vamos conhecê-los:

Faqueiro de prata

Obviamente, os talheres são indispensáveis em utensílios domésticos para qualquer cozinha. Mas é muito importante escolher itens de qualidade. Priorizar a qualidade e design é essencial, e você pode apostar em um faqueiro de prata de 130 peças, que é o mais completo e conta com garfos, facas e colheres de mesa, além de talheres de prata de sobremesa, colheres de café, garfos para peixe, talheres para salada, conchas e espátulas.

Assim, você não precisa se preocupar com a falta de itens para as suas visitas e ainda terá em um mesmo kit os itens complementares para servir arroz, massas, guarnições e molhos. Ou seja, um faqueiro completo é um investimento para a vida toda.

Panelas de teflon, inox e alumínio

Um jogo de panelas completo e funcional dura a vida inteira. Os itens de aço inox, teflon e alumínio são leves, aquecem rapidamente, distribuem o calor de maneira uniforme, os alimentos não grudam e são fáceis de manusear. O melhor de tudo é que elas são extremamente duráveis. Um bom jogo de panelas deve conter, entre outros itens: frigideira sem tampa, 3 panelas de diferentes tamanhos com tampa, panela de pressão, leiteira, forma para pudim, assadeira retangular e caçarola.

Liquidificador

Os eletroportáteis são utensílios de cozinha essenciais para o bom funcionamento de uma cozinha. Eles auxiliam no preparo dos alimentos, agilizando processos que seriam mais difíceis de serem executados manualmente. Entre os mais utilizados está o liquidificador, porque bate os alimentos deixando-os com a consistência líquida, seja essa bem rala ou pastosa. Escolher um liquidificador potente é essencial para preparar todas as receitas que desejar.

Batedeira

Assim como o liquidificador, a batedeira é fundamental para utensílios domésticos na sua cozinha. Por que pensar, por exemplo, em demorar minutos batendo uma massa de bolo à mão quando você pode, em apenas alguns segundos, ter a consistência desejada sem esforço? Ainda que você não seja um expert na cozinha, as receitas mais básicas ficam ainda melhores com o uso de uma boa batedeira no processo.

Cortadores e abridores

Assim como o passo a passo de uma receita, as embalagens dos produtos não devem ser um empecilho na hora de realizar suas tarefas. Por isso, invista em cortadores e abridores, que podem vir em kits com várias peças em uma só, ou sozinhos. Alguns dos principais que devem estar no seu checklist são: abridor de latas, afiador de facas, abridor de garrafas, tesoura de cozinha, descascador de batatas, carretilha para massas, entre outros.

Porta-temperos

As possibilidades de temperos e especiarias que podem ser usados em suas receitas são muitos. Muito mais que separar o açúcar do sal, é extremamente necessário investir em recipientes para todos os ingredientes que dão adição de sabor e perfume aos seus pratos. Isso porque, ninguém quer se confundir ou passar horas procurando onde está cada item, não é mesmo? Os potinhos de vidro dos mais variados tamanhos são os mais indicados por não ficarem sujos, além de conservarem os alimentos. Em meio a cores e texturas parecidas, se você quiser, pode adesivar ou escrever com caneta apropriada o nome do ingrediente no vidrinho.

Tábuas

Para cortar carnes, legumes e verduras e organizá-los em sua bancada, é necessário contar com um bom apoio, fazendo com que os alimentos não escapem, que você não suje sua bancada e que não corra o risco de fazer cortes em locais indesejados. Ter mais de uma tábua auxilia nesse processo, por isso, é indispensável contar com essa peça. Invista em uma tábua de madeira para carnes, e de plástico resistente para os legumes e verduras.

Ferramentas para o preparo de receitas

Se os cortadores e abridores são perfeitos para momentos pontuais, como abrir uma garrafa ou cortar uma maçã, há algumas ferramentas para manusear e executar tarefas da melhor forma durante o preparo dos alimentos. Entre os principais estão os medidores para receitas (que já vem em conjunto), o ralador, o garfão, o martelo para carne, o rolo para massas, o escorredor de arroz e a escumadeira. Eles são alguns dos responsáveis por dar o acabamento perfeito para cada processo das suas receitas.

Pratos

Assim como o faqueiro, não imaginamos uma mesa de cozinha ou de sala de jantar sem os mais diversos tipos de prato. Fundos, rasos e de sobremesa, eles devem, sem dúvida alguma, estar incluídos nos itens de mesa posta de qualquer lar. Os jogos de pratos vão variar em tamanho de acordo com suas necessidades, além disso, há os mais diferentes modelos para todos os estilos de cozinha e de mesa posta. Os pratos de porcelana e de cerâmica são os protagonistas dos lares brasileiros.

Copos e xícaras

Assim como uma mesa sem garfos, facas e pratos é impensável, não é possível pensar em servir bebidas sem copos e xícaras apropriados. A quantidade destes itens vai depender do número de moradores e de visitantes, e é extremamente importante contar com itens para as mais diversas ocasiões. Por exemplo, investir não só em copos, xícaras e canecas para o dia a dia, mas também em taças de vinho, copos para drinks e xícaras mais sofisticadas.

Itens para servir

Assim como o preparo é uma etapa muito importante da refeição, a hora de servir não fica atrás. Para que cada alimento seja servido sem imprevistos, aposte em itens para servir. Alguns exemplos são as bandejas, a concha para caldos e molhos, o pegador de macarrão, as espátulas para patês, a concha para sorvete, a garrafa térmica, a jarra de suco, a garrafa de geladeira para água, a manteigueira, as tigelas de variados tamanhos, o pegador de salada e o porta-guardanapo.

Fazendo um planejamento, é possível ter uma cozinha em que nada falte na hora de preparar e servir. Quais destes itens faltam na sua lista? Confira o que é preciso para a sua cozinha e invista em itens de alta qualidade para que durem a vida toda!

Agora que você já sabe o que é preciso para uma cozinha básica, prática e funcional, continue navegando em nosso blog e fique por dentro de outros posts!

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Posts relacionados