tubulação aparente

Tubulação aparente: como utilizá-la na sua decoração industrial?

Tempo de leitura: 5 minutos

Por anos elementos como uma tubulação aparente, fios elétricos ou eletrodutos visíveis, eram componentes que destoavam da decoração tradicional. Seja em ambientes como uma loja comercial, uma lanchonete ou uma residência.

Essa crítica se dava ao caráter industrial que esses cursos carregam, que são essenciais para o funcionamento de um lar ou negócio, mas condenados quando se tornavam visíveis, por destacar o caráter industrial por baixo da decoração escolhida.

Hoje, a área de design de interiores trabalha com um aspecto geral muito mais amplo, abordando diversos estilos e aproveitando diferentes objetos para se constituir uma decoração que foge do caráter tradicional.

Isso é feito justamente para destacar o visual de um estabelecimento, dando a ele um estilo próprio e inesperado, capaz de destacá-lo em relação aos seus concorrentes, ou mesmo qualquer loja comercial presente na sua rua.

Esse tipo de decoração diferenciada não é exclusiva dos pontos comerciais, pois muitos moradores querem impor o seu estilo ao seu lar, ou então apostar em um visual que destaque sua moradia, em relação aos lares comuns na sua sociedade.

Um modelo de decoração específico e que vem ganhando repercussão nos últimos anos é o chamado estilo industrial, capaz de fazer com que um armário em inox combine com a decoração da sua casa.

Esse é um estilo que brinca com os limites entre o mundo industrial e o campo tradicional do lar ou estabelecimento comercial, destacando ou reduzindo as margens de diferença desses universos.

No que consiste uma decoração industrial?

Antes de falar sobre como uma tubulação aparente pode dar um charme a mais na sua decoração, é preciso entender no que consiste o estilo de ornamentação que abraça esse tipo de elemento de forma exposta.

A decoração industrial teve a sua explosão nos Estados Unidos, especificamente na cidade de Nova York, após a crise conhecida como a Grande Depressão, que teve início em 1929, diversos galpões e prédios foram abandonados diante do fracasso dos seus negócios.

Nos anos seguintes, tais localidades tornaram-se abrigo para a população menos favorecida, passando a servir de moradia por meio de lofts residenciais, que são ambientes de cômodos únicos, cuja separação das áreas da casa não é feita por muros ou paredes.

Esse estilo de construção foi responsável por baratear os custos de produção, culminado em conjuntos residências mais baratos, servindo de suporte para uma população que vivia em uma grave crise financeira.

Diante da origem desses espaços, muitos elementos estruturais, que em uma decoração tradicional são comumente escondidos, aqui eram visualmente expostos, justamente por uma obra de reforma encarecer o valor da propriedade.

Nos anos 50, após os eventos da guerra, esse estilo mecânico passou a ser visto com um certo orgulho, representando os fundamentos e a base de um povo. Assim, a tubulação e todos os tipos de conexões hidráulicas deixaram de ser escondidos.

A decoração industrial ganhou ainda mais espaço nos últimos anos, por essa ser uma decoração que resgata a história do mundo moderno, enaltecendo esse estilo industrial como parte importante do legado de uma cidade e do seu povo.

Tubulação aparente e o seu charme único

Optar por uma tubulação aparente no seu apartamento destaca a preocupação da pessoa com um estilo único para a sua residência. Isso porque a exposição desses elementos e estruturas dão destaque a diversos tipos de personalidade.

Representando alguém despreocupado com esses elementos visuais, ou pelo contrário, simbolizando pessoas que são tão observadoras com o design do seu lar, que escolheram por evidenciar esse objeto de extrema importância para a constituição da sua casa.

Além da decoração residencial, esse estilo também pode ser empregado em ambientes comerciais, destacando a funcionalidade desses estabelecimentos e seu caráter focado no alicerce de seus serviços.

Assim como a instalação de direção hidraulica é essencial para que seu carro funcione, os elementos de tubulação possuem importância similar na construção da casa, apartamento ou negócio.

Destacá-los é uma forma de conservar a importância desses elementos estruturais, no que artisticamente pode servir de representação para a relevância de se reconhecer esse apoio estrutural, o que no meio social pode servir de metáfora para o trabalho dos antepassados.

Sendo assim, uma tubulação aparente, junto de outras ferramentas da decoração industrial, pode se adequar aos mais diversos tipos de concepção feita em cima de um cômodo, servindo para lares, galpões artísticos, lojas comerciais ou até mesmo escritórios formais.

Com todas essas possibilidades de instalação, é importante olhar também para os tipos de tubulação em si, pois mesmo um objeto mecânico pode ganhar um valor artisticamente diferenciado, se bem planejado.

As possibilidades de uma tubulação exposta

Esse tipo de decoração acompanha uma série de benefícios que ultrapassam o valor decorativo dos mesmos. Ao mesmo tempo, eles trazem a necessidade de se prestar atenção aos detalhes presentes nesses tubos, e as possibilidades ali presentes.

Assim como uma estante de aço para escritório, que traz um conceito decorativo, mas serve principalmente como apoio para as ações do escritório, unindo a decoração à organização. Uma tubulação também pode reunir esses dois diferentes campos.

Diferentes modelos de tubulação

A tubulação de uma casa é um muito mais complexa do que aparece, trazendo diferentes conexões para os cômodos do lar, possuindo ao mesmo tempo um conjunto diverso de funcionalidades e materiais.

Existe a tubulação para água, energia elétrica, gases, entre outros elementos essenciais para a manutenção do ambiente doméstico ou comercial.

E para cada uma dessas funções existe um tipo de material de tubulação específico.entre eles:

  • PVC (Policloreto de Vinila);
  • CPVC (Cloreto de Polivinil Clorado);
  • PPR (Polipropileno Copolímero Random);
  • PEX (Polietileno Reticulado Flexível);

Dessa forma, cada material carrega uma funcionalidade única, servindo para uma ou mais funções no seu lar.

Decoração dos tubos

Ao comprar um apartamento com uma tubulação aparente, o morador pode optar por não mexer neles, ou apenas customizar com alguma cor para que ele faça parte da decoração.

Uma fábrica de tubos de aço pode destacar esse caráter mais bruto das tubulações, evidenciando o estilo que evoque a força estrutural do seu projeto, enquanto na casa a decoração dos tubos pode se beneficiar de algo mais harmonioso.

Essa organização da tubulação pode ser feita através da reacomodação das estruturas, ou até mesmo por meio de tintas ou iluminação que destaque tais objetos.

Reformas econômicas

O trabalho de um profissional para reorganizar a tubulação, de forma a escondê-la, pode encarecer o seu projeto de construção, sendo necessário o levantamento de paredes, que possam ocultar esses elementos.

Optar pela completa exposição deles pode reduzir os gastos com obras, tanto atuais como no futuro. Isso acontece porque no caso de uma eventualidade que necessite de reforma, como algum tipo de vazamento, não será preciso derrubar um muro para ter acesso a eles.

As obras que lidam com a estrutura do imóvel também costumam precisar da permissão da administradora predial, o que pode demorar e atrasar o projeto de reforma.

O tamanho da sua residência

No mundo da arquitetura, o termo pé-direito não é algo exclusivamente ligado à sorte. Ele se refere à distância entre o chão e o teto, o que em obras regulares costumam medir cerca de 2,70 m.

Retirada a necessidade de rebaixar o teto para esconder uma boa parte dessas tubulações, o seu imóvel ganha uns centímetros a mais, podendo chegar ao chamado pé-direito alto, quando a altura do seu apartamento é maior do que 3m.

Combinações decorativas

Uma tubulação exposta pode trazer diversos benefícios, e muitos deles ligados à decoração, dependendo apenas da combinação de móveis que pode ser feita na sua propriedade.

Como a tubulação aparente se destaca em uma decoração industrial, objetos usados nesse estilo costumam fazer uma boa ornamentação, como:

  • Janelas grandes;
  • Acessórios de inox;
  • Móveis metálicos;
  • Cores frias.

Uma mesa inox com cuba, comum em cozinhas industriais, pode ser um elemento diferenciado na decoração do seu lar.

Cuidados necessários com esse tipo de tubulação

Apesar dos ganhos de decoração e praticidade, ter uma tubulação aparente significa também deixá-la exposta a mais fatores de riscos.

A exposição frequente a elementos como poeira e umidade podem, com o tempo, danificar a estrutura desses tubos, prejudicando a sua funcionalidade, assim como a decoração do seu lar, pois um objeto enferrujado é capaz de estragar a pintura da sua casa.

Para prevenir que isso aconteça, é recomendado o uso de tubo galvanizado, ou materiais protegidos contra esse tipo de adversidades.

Diante desse conjunto de vantagens e possibilidades, você pode repensar melhor sobre aqueles tubos expostos na sua casa, e de como aquela custosa obra para escondê-los pode ser substituída por uma reforma decorativa.

Dessa forma, os custos diminuem da mesma forma que o estilo do seu lar se desenvolve, ganhando características próprias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Foto Vintage/jcomp

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário