Veja truques inovadores para seu jardim atender à suas necessidades e ainda ficar incrível!

5 minutos de leitura

Na sua concepção, como seria um jardim ideal? Será que ele tem que ter canteiros rigorosamente definidos e plantas bem podadas? Ou quem sabe seus traços possam ser mais sinuosos e suas alturas mais variadas?

Toda a extensão de sua área precisa ser cultivada? Ou será que pode haver área secas? Talvez alguns caminhos e decks? E ainda fontes e espelhos d’água? Diga!

Dicas para deixar o jardim maravilhoso

Casaccor Franca

Ao longo da história, surgiram várias versões diferentes de jardins. É comum ouvirmos algo como “estilo francês”, “estilo inglês”, “estilo oriental” e mais.

Sim, cada uma dessas culturas, devido às características ambientais das regiões em que vivem, além de seus costumes e crenças, desenvolveu uma forma particular de jardinagem. Suas experiências foram ensinadas, geração após geração, e têm inspirado os artistas de hoje.

Dicas para deixar o jardim maravilhoso

Alexandre Furcolin e Interarte Arquitetura

Neste momento, arquitetura paisagística é bem mais inovadora. Ela se preocupa não só com os formatos dos jardins, mas suas funções e efeitos sobre a saúde dos humanos.

Também a manutenção da biodiversidade, a geração de alimento e a melhoria do clima nas grandes cidades. Enfim, os jardins não são um complemento ornamental qualquer para as edificações, mas algo mais. Veja a seguir!

Dicas para deixar o jardim maravilhoso

Cinthia Dilser

Quais as funções que um jardim pode ter

Um jardim contemplativo

Um jardim pode ser simplesmente contemplativo. Isso quer dizer que tudo inserido nele – desde as plantas, equipamentos, caminhos, iluminação e mais – serviria, principalmente, para a observação, para a admiração humana.

A ideia é criar um espaço tão belo e cheio de atrativos que faça as pessoas se sentirem felizes, inspiradas e com as energias renovadas.

Dicas para deixar o jardim maravilhoso

Casaccor Franca 17

Um jardim multifuncional

No caso da montagem de um jardim contemplativo, o estudo das espécies ganharia mais importância. Os gramados, arbustos, árvores, folhagens e flores é que seriam os protagonistas deste cenário.

Claro que isso não impede que sejam acrescentados no projeto também mobiliários e ornamentos, como bancos, postes de luminárias e chafarizes.

Agora, se o paisagista prever a instalação de certos equipamentos, o jardim ganhará outras funções. Ele poderá ser também para o descanso, meditação, recreação, prática de exercícios físicos, e muito mais.

Caberia nesta lista uma piscina, uma jacuzzi, um pergolado, um deck com mesas e cadeiras, talvez uma quadra de esportes e até uma varanda com espaço gourmet.

Dicas para deixar o jardim maravilhoso

Raquel del Valle

Um jardim para geração de alimentos

Outra ideia muito bacana – e que está bastante na moda – é transformar o jardim em um espaço para geração de alimentos. Montar pomares e hortas em pátios residenciais não é nenhuma novidade.

Mas as atuais discussões envolvendo o tema do uso dos agrotóxicos fizeram gerar uma onda de pessoas cultivando frutas, legumes e temperos. E isso não só dentro de casa como em várias áreas verdes livres nas cidades. Interessante, não?

Dicas para deixar o jardim maravilhoso

Eliane Mesquita e Sandra Moura

O lado bom dessa história, é que, com isso, as pessoas garantem um estilo de vida mais saudável e consciente. Elas passam a comer melhor e a manter um maior contato com a natureza. Essa interação faz muito bem para a sua saúde. Ademais, o cultivo de espécies em áreas urbanas serve de alimento para pássaros, abelhas e outros animais importantes para o equilíbrio dos ecossistemas locais.

Como deixar um jardim mais interessante

Os jardins contemporâneos costumam ser extremamente belos e não perdem em nada para os modelos do passado. Eles podem juntar, num mesmo espaço, todas as funções citadas acima – e ainda outras mais.

E não importa o seu estilo, desde que sejam adaptados à vida contemporânea – isso inclui, principalmente, os novos modelos de arquitetura, as atuais tecnologias e as recentes mudanças climáticas.

Dicas para deixar o jardim maravilhoso

Casacor SP

Como as pessoas que moram nas cidades têm uma vida bastante corrida, ao chegar a casa, só querem descansar e se divertir. O modelo ideal de jardim para elas tem que ser de fácil controle e manutenção.

Não há necessidade de muitos detalhes ornamentais. A paisagem construída só precisa ser durável, e atender o seu gosto e necessidades. E as plantas virão a servir apenas como estruturas de pano de fundo, simples assim!

Dicas para deixar o jardim maravilhoso

Gisele Taranto

Em tal contexto, os arquitetos podem “brincar” mais com as formas. Nenhum elemento precisa seguir um padrão definido. Pedaços de troncos podem virar bancos. Certos panos, com pisos, gramas, pedriscos e água, podem ser misturados.

E outros podem ser “dobrados”, criando platôs, áreas cobertas e descobertas, além de cascatas e panos verdes – como exemplo, os jardins verticais.

Dicas para deixar o jardim maravilhoso

Alalou Paisagismo

Claro que áreas ajardinadas criadas hoje não têm um visual tão teatral quanto tivera os jardins clássicos. Porém, com a ajuda das novas tecnologias, elas parecem combinar mais com as cidades do futuro – óbvio, não poderia ser diferente -, assumindo visuais bem diferentes. Fora que atendem melhor às necessidades físicas e os gostos pessoais e sociais dos usuários.

Dicas para deixar o jardim maravilhoso

Deborah Roig

Então, o que achou dos jardins contemporâneos? Reveja as imagens deste texto e inove na arquitetura da paisagem ao redor de sua casa!

Estas dicas de decoração de jardins foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja mais dicas de decoração em nosso blog.

.

Reply