sofa de canto

Modelos, cores e tecidos incríveis para sofá de canto

Tempo de leitura: 4 minutos

Quanto mais podemos passar o nosso tempo em casa, mais nos damos conta de como é bom ter um canto no mundo para nos refugiarmos com a família e relaxar. A sala será o ponto de encontro de todos para ver TV, conversar e mais. 

Neste ambiente, é melhor ter o número máximo de assentos para oferecer à todos. E uma ótima opção para otimizar a sua área pode ser o sofá de canto. Saiba mais sobre este modelo de sofá.

sofá de canto
Marel – Grupo Factory

Modelos de sofá de canto

Você já pode ter entendido como é o formato dos sofás de canto, mas vamos esclarecer, de todo modo. Pois bem, sofás de canto são sofás que costumeiramente apresentam um formato em ‘L’. 

Mas, se formado de peças moduladas, pode assumir um desenho em ‘U’, ‘Z’ ou outro – o que pode ajudar a peça a marcar melhor ilhas funcionais de salas amplas. Só que o desenho em ‘L’ realmente é o ideal para aproveitar cantos vazios de salas compactas.

O interessante nesta situação é que o sofá de canto deve dispensar o acompanhamento de uma mesinha lateral. 

Ele também deve suprir a necessidade do uso de conjuntos de sofás de 2 e 3 lugares na decoração, substituindo estas peças e otimizando melhor a área da sala. E este modelo de sofá ainda pode surpreender com detalhes especiais. Por exemplo, sendo retrátil, extensível ou vindo com o acompanhamento de pufe – que pode virar centro de mesa no ambiente.

sofa de canto
Pietro Terlizzi

Alguns modelos de sofá de canto vêm com pés elevados, estilo palito, lembrando modelos mobiliários de sucesso no passado. 

Outros vêm com canto sem encosto ou com laterais sem braços, dando um visual leve e despojado para a decoração da sala. E ainda existem aqueles sofás em ‘L’ em que um dos lados é formado por uma chaise, criando menos barreira visual e contribuindo para uma melhor integração dos ambientes.

sofa de canto
Tria Arquitetura
sofa de canto
Estudio Sespede Arquitectos

Dicas de tecidos e cores para sofá de canto

Existem várias opções diferentes de sofás de canto para decoração de casa. Aliás, não só para interiores. Existem modelos de sofá de canto com design especial para áreas externas. 

Por exemplos, sofás com estrutura em madeira envernizada, vime ou metal, com acabamento em palha trançada, tiras de fibra sintética e mais. E sobre os seus assentos devem haver almofadas revestidas em tecido muito bem impermeabilizado.

sofa de canto
Duda Senna

Já para dentro de casa, às opções de sofá de canto aumentam consideravelmente. Tecidos como courino, jacquard, suede, linho e chenille estão entre os mais utilizados atualmente para revestimento de sofás, incluindo os de canto. E entre as cores mais requisitadas pelos clientes estão as neutras – como branco, bege e cinza. Agora, é claro que é possível encomendar sofás de canto em cores vivas.

Sofás de canto estampados é algo mais difícil de se ver. Assim como é proposto para grandes conjuntos de estofados, dá-se para a maioria das partes desses sofás uma cobertura lisa e encosto estampado com fundo na mesma cor. 

Mas, por serem muito extensos, os sofás de canto sem estampa podem causar menos impacto ao olhar. Há outras formas de harmonizá-los às decorações de sala. Veja a seguir.

sofá de canto
Casa Aberta
sofa de canto
Batistelli Arquitetura e Design

Harmonizando sofá de canto com a decoração da sala

A presença de sofá de canto em salas é mesmo impactante de todo modo – seja pelo tamanho do móvel, cor ou posição assumida no layout destes ambientes. 

Por isto mesmo é que quase todos os exemplos deste texto mostram sofás em cores neutras. Mas nota-se também que eles casam muito bem com o restante da decoração. E a explicação muitas vezes é fácil. São os acessórios que acompanham as peças.

Mantas e almofadas são a melhor forma de harmonizar sofás às decorações de salas. Estes itens são capazes ajudar a anunciar uma estação, enfatizar um estilo, e tornar o cenário mais aconchegante e equilibrado. E justamente estas peças é que podem dar o toque de cor na dose certa às vezes tais composições. 

O ideal é seguir esta regra: almofadas de cores e tamanhos iguais, mas com textura ou brilho; ou de tamanhos diferentes, mas com cores iguais.

sofa de canto
Juliana Pippi

Bem, vale a pena brincar com as opções. Mas lembrando que o próprio sofá de canto escolhido pode combinar ou contrastar, de forma harmônica, com poltronas e pufes. 

E o layout da sala como um todo, no fim das contas, deve parecer certa quando este móvel puder ser orientado para o rack e painel para TV. E se as costas dele não ficarem contra uma parede, é melhor que seja protegida por um aparador.

Viu como um sofá de canto pode ficar lindo? Escolha a cor e o tecido certos e renove o visual de sua sala!

Essas dicas de decoração com sofá de canto foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário