Tapetes

4 etapas para arrasar com sobreposição de tapetes em salas decoradas

Tempo de leitura: 5 minutos

Já aconteceu de você ficar completamente apaixonado por uma peça de tapete, mas ser pequena demais para as medidas da sua casa? Saiba que, apesar disso, existe um jeito de adaptar esta peça à ambientação de salas decoradas.

Seria através da técnica da sobreposição de tapetes, uma solução que tem estado em alta entre os projetistas de interiores e que agora você pode explicar à sua residência também.

Confira o passo a passo apresentado no texto a seguir e use, sem erro, a sobreposição de tapetes para encher de charme os ambientes da sua residência.

Tapetes
Pinosy e Trende House

1 – Avalie a estética do tapete escolhido

Depois que você escolher a peça de tapete que mais lhe agradar, é preciso tentar entender com quais outras peças ela pode ser juntada para formar uma sobreposição. Pense que a ideia é dar a ela ainda mais valor.

Deve-se tentar destacar tudo de mais bonito que você enxergou quando a comprou – sua cor, estampa, franjas, ondulações de tramas, e mais. Este é o maior segredo da boa sobreposição de tapetes em decoração de interiores.

Explicando melhor, não faria qualquer sentido se você colocasse um tapete de alto valor histórico e estético sobre uma peça fabricada em série encontrada em uma loja qualquer.

Também comprometeria o visual da decoração juntar tapetes de estampas extremamente marcantes, competindo entre si, em uma mesma sobreposição. Formas, materiais de composição, acabamentos de borda entre outros fatores interferem nessa escolha.

Por fim, mesmo depois de entender qual a estética do tapete escolhido e das peças que podem fazer junto com ele, é preciso avaliar o próprio ambiente a ser decorado. Às vezes perceberá que o problema não será a sobreposição em si, mas onde ela foi colocada.

Uma composição neutra, por exemplo, serviria só para cobrir uma maior parcela de área de pisos. Já uma sobreposição chamativa teria como propósito dar mais estilo a um ambiente.

Tapetes
Rodrigo Maia

2 – Descubra as peças que combinam com ele

Enfim, vamos entender que peças de tapete realmente combinam entre si de modo a realizar uma sobreposição correta dentro daquilo que indicam os especialistas em decoração.

Pois bem, estes profissionais sugerem 3 avaliações: de estilo – como bem vimos antes -, de tamanho e formato, e de impacto visual. Isto deve determinar quais peças teoricamente poderiam ser agrupadas ou não.

Assim, vamos pegar como exemplo os tapetes em estilo oriental. Peças como estas que chegam às nossas lojas geralmente são oriundas de um trabalho artesanal bastante complexo.

Os materiais utilizados nelas são provindos da natureza, ou seja, são bastante raros. Esse tipo de tapete tradicional então não poderia ser unido aos tapetes feitos de fibras sintéticas e com baixa qualidade de acabamento, vendidos em lojas de varejo.

Também não seria coerente unir peças indianas, persas e egípcias ao mesmo tempo, porque apresentam características marcantes diferentes que competiriam demais entre si.

Outra competição ruim seriam dos tapetes de mesmo valor e material, mas de combinações cromáticas e de estampas incompatíveis. E também não parece correto colocar tapetes de fina espessura sobre tapetes de pelagem alta – algo que até provoca acidentes.

Tapetes
Good News Architecture e Trendecora
Tapetes
Futurist Architecture e Home Specially

3 – Estude formas de sobreposição

É bastante divertido brincar com as possibilidades de sobreposição de tapetes. Algumas pessoas podem pensar que este processo não segue regra alguma. Só que, na verdade, ele possui certa coerência sim.

Se você observar os exemplos apresentados neste texto, verá que o sentido da orientação dessas peças quase sempre indica um sentido para a circulação, muitas vezes até ajudando a agrupar ou a afastar móveis em um layout.

Para resumir, é possível fazer uma sobreposição de tapetes bem sucedida com peças em formatos variados. Agora, não há dúvida de que unir peças semelhantes no processo é muito mais fácil e o resultado final possivelmente dará mais certo. Com dúvidas? Sem problemas, você pode seguir estas sugestões:

  • Utilizar diversas sapateiras indicando o sentido de locomoção das pessoas em um ambiente.
  • Também colocar uma peça de tapete sobre a outra, como uma moldura, fazendo a visão do observador ser voltada para o centro.
  • Ou espalhar no mesmo ponto da sala tapetes de formatos diferentes ou em sentidos diferentes, estendendo o conjunto e criando uma ideia de movimento na decoração.
Tapetes
Cyntia Sabat
Tapetes
Ana Meirelles

4 – Ajuste a solução à sala de casa

Vamos pegar como exemplo os projetos de quarto e sala de estar. Se o conjunto de cama e cabeceira ou estofados apresentar um revestimento de cor neutra, pode ter aos seus pés uma sobreposição de tapetes bem colorida e chamativa.

Este efeito ficará ainda mais bonito se o piso sob os tapetes também for neutro. Assim como é indicado em qualquer caso de utilização de tapete em decoração, vale a regra ‘claro-escuro-claro’ ou vice-versa.

Para tentar evitar possíveis acidentes provocados justamente pela sobreposição, use os móveis para tentar segurar as peças no lugar. Claro que não necessariamente este conjunto de carpetes deve ficar limitado às margens do agrupamento, com elementos de uma parte do layout.

Tapetes
LH Designers

Saiba que a sobreposição permite expandir as áreas, fazendo elas parecerem muito maiores, mas sem comprometer os distanciamentos corretos entre as peças – solução perfeita para salas amplas.

Explore as diferentes texturas e desenhos dos tapetes para atrair as pessoas para uma determinada zona do projeto – como um cantinho de leitura.

Também é possível girar algumas peças de tapete a partir do ponto central para quebrar qualquer simetria extrema que esteja trazendo monotonia visual ao cenário. E também olhe para esta sobreposição mais de cima, vendo a possibilidade – nas colchas, mantas e almofadas – de criar um efeito em 3D nesta sobreposição.

Tapetes
Pinosy e Save

Já imaginou como sua sala vai ficar com tapetes sobrepostos? Experimente logo e veja o resultado!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário