Saiba como deixar sua casa mais bonita utilizando itens de madeira

4 minutos de leitura

Não é de hoje que a madeira é um material usado na construção e decoração de imóveis, sendo usada tanto para a estrutura em alguns lugares, quanto partes do piso, teto e objetos. 

A decoração com madeira traz um aspecto mais rústico para a casa, com um visual mais elegante. A madeira combina com qualquer parte da casa, e é uma grande responsável pela harmonia de objetos em diversos locais da casa.

Para deixar a casa mais bonita é necessário entender que cada ambiente precisa de uma decoração específica, seja pela iluminação do local ou as condições de áreas, como banheiro ou piscina.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para entender como cada cômodo deve ser adequadamente decorado.

Aprenda a seguir as melhores formas de fazer isso.

O que você precisa saber para decorar sua casa com madeira

Se for colocar no piso ou usar como parte da decoração, a madeira tem certos requisitos básicos. Assim como a aplicação da resina epóxi, por exemplo, é feita se baseando no local, a madeira deve estar de acordo com:

  • É uma área interna ou externa?
  • Local seco ou úmido?
  • A madeira usada será natural ou apenas como acabamento?
  • Será parte da estrutura, é um móvel ou apenas decoração?
  • A casa fica em local urbano, campestre ou litoral?

Todas essas questões são importantes e devem receber a atenção devida. Isso porque dependendo do lugar, a integridade da madeira pode ser afetada por umidade ou exposição constante ao sol.

Pois a umidade pode causar o apodrecimento da madeira, principalmente quando o material entra em contato com a água e não tem ventilação, criando bolhas, fungos, mofos e cupins.

Por outro lado, o sol afeta o aspecto natural da madeira, devido aos raios UV (Ultra Violeta). Além disso, o sol acaba com a cor do material, causando o branqueamento da superfície, mesmo que não altere a estrutura do produto.

Por isso é necessário conhecer bem todas as condições do local antes de instalar a madeira. Para cada área, é possível instalar o material da seguinte forma:

Áreas internas

Tanto em locais secos quanto úmidos, é necessário que o local tenha ventilação para impedir a entrada da água. Por esse motivo, mantenha o cômodo mais seco possível.

Além disso, a madeira precisa ser bastante resistente para garantir a durabilidade do material. Para dar mais beleza para sua cozinha, adote o estilo rústico, que dá um tom de natureza e aconchego para o local.

Esse tipo de decoração não se restringe apenas a vigas e paredes, os móveis também precisam ser adequados a esse estilo. 

Caso queira economizar, os móveis de pallet podem ser a solução, pois trata-se de uma mobília de baixo custo, alta resistência e funcionalidade, podendo durar muitos anos na sua cozinha.

Como aplicar nas áreas externas

Esses locais precisam de total atenção! Nas áreas externas da casa, o contato com o sol é inevitável. Isso significa que o material precisa de um acabamento mais detalhado, para que possa ter sua durabilidade aumentada.

Peças como o deck de madeira precisam de proteção extra para que mantenham sua integridade, e a melhor maneira de otimizar sua qualidade é aplicando verniz naval. O produto mantém a estrutura do material intacta.

Por isso, foque na resistência do material e no acabamento com verniz para deixar as peças mais duráveis. Essa é a melhor opção para evitar a utilização de camadas de filme stretch para proteger o material.

Use a madeira para embelezar sua casa

Como vimos ao longo deste conteúdo, materiais feitos com madeira são bonitos e funcionais para decoração dos imóveis. Isso porque traz um visual sofisticado, elegante e natural para a sua casa.

Mas agora que chegou aqui, o que achou das nossas informações? Para que não tenha nenhuma dor de cabeça, lembre-se que em todos os ambientes a atenção deve ser a mesma, voltada para os cuidados da madeira.

Por exemplo, nos ambientes internos a ventilação do imóvel é fundamental para manter a madeira em bom estado. Já nas áreas externas a atenção é dobrada, pois o local estará exposto a água e ao sol, portanto, invista em madeiras de alta resistência e em verniz naval para manter a integridade da peça.

Com isso, fica mais fácil adotar a decoração de madeira na sua residência, deixando-a mais sofisticada, elegante e bonita em diversas partes da casa.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais

.

Reply