monocromia

Saiba como apostar na monocromia da forma correta

Tempo de leitura: 5 minutos

A monocromia é um conceito que surgiu no segmento da moda, mas tomou grandes proporções quando as pessoas viam como ele também poderia beneficiar outras áreas como a decoração e até mesmo o design.

É importante entendermos como muitos conceitos relacionados à decoração mudaram drasticamente com o passar do tempo, tivemos fases onde as pessoas priorizavam por cores chamativas, estampas, tons neutros e, agora, a monocromia.

Claro que todos os conceitos e tendências tanto de moda quanto de decoração possuem o seu espaço único no mercado e importância para as pessoas, mas quem gosta de acompanhar as mudanças deste meio, precisa conhecer a fundo a monocromia.

Não é à toa que hoje, procurar por uma boa loja de móveis para jardim é essencial para quem deseja construir um espaço relaxante e harmonioso dentro de casa para receber amigos e familiares com muito conforto.

Há quem ainda diga que decoração é algo fútil e sem importância para uma casa, entretanto, afirmativas como essas provêm de pessoas que ainda não entendem bem sobre o assunto e não estão cientes da importância desse mercado.

Decoração é muito mais do que apenas escolher cores bonitas para pintar as paredes da sua casa ou objetos que combinem com a tinta para deixar o ambiente mais bonito, decoração é parte da comunicação do seu lar.

Isso mesmo, toda casa comunica algo aos seus donos, moradores e visitantes, e a decoração é o que incrementa essa mensagem que será passada às pessoas e, é a decoração que fará essa mensagem ser boa ou ruim.

Seja a sua casa ou até mesmo o escritório de atendimento de uma empresa de instalação de ar condicionado split, a decoração é essencial para que nos sintamos bem ou mal dentro daquele ambiente.

Pense que você entrou dentro de uma sala totalmente fechada, com poucas luzes e poucos móveis, você automaticamente se sentirá coagido e até mesmo com medo daquele ambiente, pois ele não te passa leveza e nem tranquilidade.

Diferente de quando você entra em uma sala com janelas abertas, luzes fortes, diversos móveis e cores chamativas que fazem seus olhos saltarem, esse ambiente lhe trará uma sensação de leveza e felicidade quase que de imediato.

Esses foram simples exemplos de como uma decoração pode fazer toda a diferença em um ambiente, independentemente se ela for para uso pessoal ou profissional, é preciso ter muito cuidado e preocupação com essa parte tão importante.

Por isso, não foi à toa que esse segmento e até mesmo empresas de gerenciamento de obras arquitetura adotaram conceitos importantes para a decoração de ambientes justamente com o objetivo de deixá-los cada vez melhores e mais agradáveis.

Sendo assim, um deles é justamente a monocromia, que ganhou um grande destaque nos últimos tempos dentro do universo da decoração e que vamos conhecer a fundo hoje, assim como dicas simples e práticas para adicioná-lo em sua decoração.

Entenda o que é a monocromia

A monocromia é um conceito que surgiu no mercado da moda, mas que aos poucos acabou abraçando outras áreas importantes do mercado que também trabalham diretamente com a composição de cores, como é o caso da decoração e do design.

Esse conceito, basicamente, defende o uso de apenas uma cor para realizar toda uma combinação.

Tornou-se comum ver mulheres e homens vestindo camisas, calças, shorts, sapatos, bolsas, acessórios e até mesmo maquiagem e unhas da mesma cor, isso mesmo, tudo dentro do mesmo tom.

E muitos faziam questão de combinar a roupa até mesmo com o tapete de vinil em rolo de sua casa ou empresa, essa tendência de moda ganhou muito destaque nos últimos tempos e foi muito usada por milhares de pessoas.

Como mencionamos, o conceito foi tão bem avaliado e usado pelas pessoas que acabou arrasando outras áreas do mercado e aderindo à rotina de outros profissionais, inclusive os que trabalham diretamente com decoração.

A monocromia começou a entrar na casa das pessoas e a ser utilizada para compor partes importantes de uma casa ou apartamento, desde a cozinha até a sala, quartos ou espaço de lazer para a família.

Esse conceito mudou por completo a maneira como se decora uma casa e trouxe um mar de possibilidades para as pessoas que nunca tiveram muita criatividade para pensar em estampas ou coisas diferentes para fazer em casa.

Vantagens da monocromia na decoração

Esse conceito não se tornou tão famoso e pedido em empresas de construção reforma engenharia civil a toa, ele traz diversos benefícios dentro do segmento de coração para quem o escolhe na hora decorar suas casas.

O primeiro deles é a harmonia que traz para o ambiente, uma pessoa parece se sentir bem mais satisfeita e até mesmo em paz quando vê um ambiente todo da mesma cor ou até mesmo com subtons que parecem conversar entre si.

Essa é uma sensação de prazer oferecida por esse conceito, pois ele constrói um ambiente completo em cima de uma cor que também pode transmitir essa mesma sensação, fazendo com que tudo converse no ambiente.

Além de que, esse conceito é ideal para quem não se acha uma pessoa muito criativa para decoração e não deseja investir em algo que pareça exagerado e que, daqui a algum tempo, não irá gostar mais.

Para uso, assim como é importante contar com um bom gerenciamento de obras corporativas, caso você esteja reformando o escritório da sua empresa, por exemplo, é válido ter um bom arquiteto te ajudando nesse processo.

Isso porque esse profissional, especialista no assunto, conhecerá a fundo esse conceito e poderá te ajudar até mesmo com a escolha das melhores cores, materiais e texturas para os ambientes que desejar mudar.

A monocromia é um conceito que não precisa de grandes ideias para ser aplicado, você precisa apenas definir a sua cor favorita ou a que acha que mais vai combinar com o ambiente, e ela por si só fará o restante do trabalho.

Sem contar, é claro, com a versatilidade em ser um conceito que combina com outros móveis da sua casa, fazendo com que você precise até ir a uma fábrica de luminárias sp que possua produtos que combine com a cor escolhida.

Por fim, mas não menos importante, esse conceito ainda traz economia para o bolso do morador que não precisará se preocupar em comprar mil coisas diferentes para fazer e construir uma boa decoração dentro de sua casa.

Com isso, já é possível entender como o conceito da monocromia conquistou tantos apoiadores ao redor do mundo, é aquela tática que não dá errado e que você pode confiar de olhos fechados.

Aprenda a como aplicar aplicar a monocromia

Muitos ainda acham muito difícil aplicar conceitos como a monocromia na decoração de casa, mas selecionamos algumas dicas simples para te provar que essa ideia está longe de ser um bicho de sete cabeças. Confira:

Aposte em tons coringas

A monocromia é um conceito que nunca decepciona, seja na moda, no design ou até mesmo na decoração, assim como as cores neutras, que são atemporais e dificilmente alguém iria achá-las feias, como:

  • Branco;
  • Preto;
  • Cinza;
  • Grafite;
  • Bege, entre outras.

Sendo assim, aposte nessas cores na hora de construir a decoração monocromática do seu ambiente, pois tons coringas como esses raramente dão erro ou farão você enjoar deles com o tempo.

Use e abuse das texturas

As texturas não precisam estar limitadas apenas ao trabalho de uma empresa de raspagem de pisos de madeira em sua casa, mas também a tudo o que compõe o seu ambiente, afinal de contas, as texturas também são essenciais para uma decoração.

E se no conceito de monocromia, o uso de muitas cores não é utilizado, você pode e deve usar e abusar de texturas diferentes e que tragam sensações novas para a sua casa, reforçando a mensagem que você deseja transmitir através daquele lugar.

Realize simulações

Por fim, mas não menos importante, hoje existem diversas plataformas onlines e gratuitas que você pode utilizar para fazer uma simulação e ver como determinadas cores ficariam nos cômodos que você deseja aplicar esse conceito de decoração.

Caso tenha um projeto em andamento com um arquiteto, por exemplo, você pode solicitar essa simulação para ele também, assim, você terá uma melhor ideia sobre como cada cor fica no ambiente e seu processo de escolha será ainda melhor.

Com essas dicas simples você já conseguirá aplicar o conceito da monocromia na sua casa ou em qualquer outro espaço de maneira bem mais tranquila e natural, sabendo como isso pode fazer toda a diferença no seu ambiente.

Considerações finais

Dessa maneira, você verá como uma decoração bem feita e o uso das cores certas podem transformar a sua casa e deixá-la com a sua cara, transmitindo sensações de conforto e paz para quem quer que esteja junto a você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Foto senivpetro

compartilhe este post

Deixe um comentário