quarto de bebê

Quarto de bebê: a decoração neutra pode ser uma boa opção?

Tempo de leitura: 4 minutos

Antes da chegada do seu bebê, quantas dúvidas os pais têm, não é mesmo? De início, eles nem imaginam o sexo da criança, tão pouco podem prever como será a sua personalidade.

O que será que esse futuro filho ou filha irá preferir? Que tipo de decoração de quarto de bebê poderia combinar com ele ou ela? Será que as únicas opções que temos são azul e rosa?

Na verdade, os arquitetos e designers têm provado, nos últimos tempos, que decoração de quarto de bebê pode apresentar diferentes combinações de cores e estilos de objetos. Ou seja, os pais estão hoje mais livres para decidir o que querem para os seus filhos.

Porém, na dúvida, uma alternativa que sempre agrada a todos e que jamais sai de moda é o quarto de bebê neutro. Descubra o que é isso no texto a seguir.

quarto de bebê
Aline Driessen

O que significa decoração neutra? E por que é uma boa ideia para quartos de bebês?

Podemos dizer que decoração neutra é aquele tipo de decoração que não chega a representar necessariamente um estilo ou um período da história. Ou seja, é uma decoração atemporal e que pode assumir um visual mais clássico ou mais moderno, tanto faz.

Quase sempre os elementos que a compõem são bastante simples; se possuem ornamentos são detalhes sutis. Sua paleta de cores é limitada – em tons de branco, cinza, preto, bege e madeira natural. E às vezes aparecem detalhes metalizados, espelhados ou em transparências.

quarto de bebê
Paulinho Peres
quarto de bebê
Andrea Petini
quarto de bebê
Leticia Araujo

Por isso tudo é que é tão fácil a decoração neutra agradar qualquer tipo de pessoa, não importa os seus gostos e preferências.

Sendo assim, acredita-se que qualquer criança também vai apreciar o cenário. E justamente por ele ser neutro, poderá ser, no futuro, mais bem personalizado, recebendo o acréscimo de elementos em formatos mais usados e cores mais vivas e intensas.

quarto de bebê
Andrea Bento

Quais estilos de decoração podem gerar ambientes neutros?

Como nós explicamos antes, decorações neutras não representam necessariamente um único estilo de decoração.

Na verdade, podemos criar ambientes em todos os estilos utilizando como base elementos em cores e formatos que sejam considerados neutros. Mas tudo que for colocado frente a isto poderá completar as características do estilo visado –  seja ele retrô, vintage, high tech, rústico, romântico, ou outro.

Óbvio que há certos estilos de decoração que tendem quase sempre a serem neutros no final. São exemplos os estilos clássico, clean, minimalista, escandinavo e industrial. Mas não se prenda nessas nomenclaturas. Inspire-se em exemplos reais, como os que trouxemos nas imagens deste texto.

quarto de bebê
Leticia Araujo
quarto de bebê
Patricia Bigonha Drummond
quarto de bebê
Lucia Tacla

Como compor uma decoração neutra para quarto de bebê?

Decoração neutra funciona então muito bem, na teoria, para a casa toda. Você pode utilizá-la tanto para ambientes voltados para adultos quanto para crianças. E, como dissemos antes, para quartos de bebês, seja de meninos ou de meninas. Se deseja criar algo assim para o seu filho ou filha, use como referência as dicas a seguir:

  • Para esse tipo de ambiente, uma boa opção de revestimento de piso seriam os laminados e carpetes de madeira – que são bons isolantes térmicos e podem ser facilmente higienizados.
  • As paredes do quarto podem ser pintadas com tintas anti alérgicas em cores como cinza-claro e bege; ou podem ser cobertas com papel de parede em estampas listradas ou com imagens repetidas de gramatura bem miúda.
  • Pode-se usar também, na decoração local, móveis de linhas retas ou de linhas torneadas, como os provençais – desde que preferencialmente na cor branca.
  • Dê preferência para cortinas, jogo de cama e tapetes lisos, em uma cor suave e combinando entre si.
  • E use, para ornamentar o ambiente, luminárias de vários tipos, quadrinhos pequenos, letras em MDF, nichos de parede e cestinhas de crochê para brinquedos.
quarto de bebê
Conseil Brasil
quarto de bebê
Grão de gente

Realmente, essa lista é apenas de sugestões. Na dúvida, reveja novamente as imagens deste texto e tire delas mais ideias para compor uma decoração de quarto de bebê neutro – seja para um filho menino ou filha menina, tanto faz. Temos certeza de que você irá se apaixonar por todas elas.

Essas dicas de decoração neutra foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário