custo imovel

Quanto custa um imóvel? 5 Dicas para realizar uma compra tranquila

Tempo de leitura: 4 minutos

Foto de Ketut Subiyanto no Pexels

Quanto custa um imóvel? A compra do primeiro imóvel é o sonho de muitos brasileiros. E geralmente é um marco da vida adulta. E hoje existem diversas instituições bancárias ou crédito com garantia imobiliária com condições que tornam tudo mais fácil.

Mas para realizar esse sonho, é importante que o comprador esteja preparado para uma verdadeira maratona, que exige paciência e planejamento para tomar a melhor decisão na hora do investimento.

5 dicas para comprar o seu primeiro imóvel

Abaixo você verá 5 dicas importantes que irão ajudar em como adquirir seu primeiro imóvel sem sustos e preocupações. Confiram:

Escolha que tipo de imóvel você deseja

Pode parecer uma dica inútil, mas é algo que precisa ser pensado. Durante sua pesquisa você irá achar imóveis que prometendo “mundos e fundos”, com as melhores condições de compra e tudo aparentemente perfeito.

Por isso é importante você decidir uma série de fatores antes de sair para comprar uma casa ou apartamento, por exemplo:

  • Quero um imóvel usado ou um novo?
  • Quanto poderei investir nessa compra?
  • Precisarei gastar com alguma reforma?

Durante as visitas à imóveis, esclareça todas as dúvidas possíveis, e procure sempre visitar em diferentes horários do dia. Para saber como funciona a dinâmica do bairro e do prédio/condomínio.

Investir na compra de um apartamento é algo que deve ser para a vida. É muito frustrante você depositar seus sonhos nessa compra para depois descobrir que o imóvel não é aquilo que foi esperado.

Faça um planejamento financeiro

Toda importante decisão de investimento que realizada na vida é necessário realizar um planejamento financeiro. Desde viagens até a compra de um carro. Na compra do primeiro imóvel não haveria de ser diferente.

Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 52% dos brasileiros não faz um planejamento para conquistar grandes metas, como comprar uma casa ou um carro, por exemplo.

Uma boa dica para isso é fazer uma planilha financeira com todos os seus gastos, e ver o que pode ser cortado para economizar. Aquela academia que você mal frequenta, levar almoço para o trabalho ao invés de comer na rua. Tudo que você pode segurar para guardar dinheiro.

Verifique a possibilidade de usar seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para diminuir o valor da sua parcela. E também é possível contar com um crédito imobiliário para conquistar o sonho do primeiro imóvel.

Procure crédito imobiliário que atue com a Tabela SAC

Uma boa dica é utilizar de um crédito imobiliário que atue seguindo a Tabela SAC. Que nada mais é do que um Sistema de Amortização Constante, onde as parcelas de um empréstimo ou financiamento diminuem a cada mês.

A tabela funciona com um valor fixo de amortização, acrescido de taxas e juros. O que isso significa? Que, quanto mais perto do fim da dívida, menor será o valor da parcela a ser paga. Isso por que o capital empregado é devolvido mais rapidamente ao banco.

Se você não gosta de arriscar ao fazer um empréstimo ou financiamento, e deseja dar uma folga ao seu orçamento no fim da dívida, utilizar da Tabela SAC durante a compra de um imóvel é uma ótima opção.

Para quem já tem um imóvel e quer usá-lo para financiar um novo, uma ótima dica é usar do Interveniente Quitante.

Prepare-se para custos extras

Não seja pego desprevenido. Comprar um imóvel envolve muito mais do que apenas o investimento com o espaço. Especialmente em propriedades antigas. Esteja pronto para os gastos extras que irão surgir, como:

  • ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis): É o valor que é cobrado pela prefeitura. Esse valor varia de acordo com a localização do imóvel na cidade.
  • Escritura: É o documento que expressa a vontade de ambas as partes, vendedor e comprador, de negociarem o imóvel. Nos casos que o imóvel é financiado, o contrato do banco já atua como uma escritura.
  • Registro: Consolida a transferência do bem para o comprador, tornando-o oficialmente o novo dono do imóvel.

Pesquise a localização

Outro passo muito importante para pesar antes de decidir pela compra do imóvel. Muitos especialistas colocam a localização como o item mais importante na hora de avaliar uma casa ou apartamento.

Procure avaliar tudo que o bairro tem a oferecer e se está dentro do que você espera, como:

  • Se as ruas são pavimentadas e possuem policiamento;
  • Se o bairro conta com ponto de ônibus próximo (mesmo que você tenha carro);
  • Como é o comércio local, supermercado, escola, farmácias, etc;
  • Se você gosta de manter a forma, não faz mal ter uma academia ou ciclovia perto.

Não tenha pressa em fechar negócio

Comprar uma casa ou apartamento requer uma grande soma de dinheiro. Por isso, não tenha pressa em fechar negócio, pois esse é o investimento de uma vida. Para muitas pessoas, envolve usar de uma quantia que economizaram por anos.

Leve o tempo que precisar pesquisando pelo imóvel que se encaixe dentro das suas capacidades financeiras e que esteja do seu agrado em relação à localização e espaço. Faça anotações sobre os imóveis que visitar, e tire todas as dúvidas que possam surgir.

Comprar um imóvel é um investimento que muitos consideram como para a vida inteira. Por isso, se preparar financeiramente e não ter pressa em dar esse passo, além de pesquisar bem sobre a localização antes de escolher, estar pronto para gastos surpresas e, principalmente, escolher o tipo de imóvel que é o ideal para você são ótimas dicas para não transformar esse sonho em um verdadeiro pesadelo.

Procure ajuda para as questões mais complicadas. Hoje existem diversas formas e canais para aprender o necessário e ser cuidadoso em cada etapa deste longo processo.Pode levar tempo, mas é melhor ter a certeza de fazer o investimento certo e de forma extremamente planejada.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário