espaco necessario montar clinica medica

Qual é o espaço necessário para montar uma clínica médica?

Tempo de leitura: 3 minutos

Como saber qual é o espaço necessário para montar uma clínica médica é o que muitos profissionais da área de saúde se perguntam, pois, depois de se formarem, o primeiro pensamento é trabalhar na área que estudaram para exercer.

Mas, para isso, existem dois caminhos: conseguir uma vaga no mercado de trabalho formal por um salário fixo ou empreender em uma clínica particular, mesmo que seja uma coworking.

Coworking é o modelo de trabalho em que dois ou mais profissionais dividem um espaço como, por exemplo, quando sabemos qual é o espaço necessário para montar uma clínica médica, podemos reservar cada cômodo para um especialista diferente.

O que deve ter em uma clínica médica?

Antes de saber qual é o espaço necessário para montar uma clínica médica, é necessário entender o que encontramos em uma empresa como essa, afinal, baseado nisso, podemos começar a procurar especialistas em mercado imobiliário.

Para isso, basta visitar um ambiente médico como a Clínica São Paulo, por exemplo, para entender quais os serviços oferecidos nesse ambiente de trabalho.

Afinal, uma clínica médica deve contar com diversos profissionais de áreas diferentes da medicina como um clínico geral, um endocrinologista, um psiquiatra, entre outros especialistas que buscam dividir o ambiente com outros em busca de economia.

Portanto, quem está procurando qual é o espaço necessário para montar uma clínica médica, precisa considerar que cada uma das especialidades necessita de uma certa quantia de espaço, por isso, vamos tratar de alguns exemplos separadamente abaixo.

clinica sao paulo

Qual é o espaço necessário para montar uma clínica médica com várias especialidades?

Como dissemos anteriormente, é preciso saber que cada especialista demanda uma área específica para exercer suas funções, por isso, vamos citar alguns exemplos a seguir.

Clínica geral

O estudante de medicina leva 6 anos para se formar e se tornar um clínico geral e, nessa função, o profissional já pode realizar consultas, acompanhar exames, prescrever medicamentos, entre outras funções gerais da medicina que todos os especialistas realizam.

Então, toda clínica médica voltada para diversos especialistas atuarem juntos, deve conter um espaço reservado para clínicos gerais, afinal, esse médico é versátil, pois pode atender diversos tipos de pacientes com os mais variados problemas de saúde.

Sobre as medidas de um ambiente para esse especialista, devemos considerar que esse profissional precisará de uma maca para os pacientes deitarem ou sentarem, de uma mesa grande para a consulta conversada e armários grandes para guardar os diversos equipamentos utilizados em consultas de forma higiênica como estetoscópios, medidores de pressão arterial, entre outros.

Radiologia

Quando se pergunta qual é o espaço necessário para montar uma clínica médica, deve-se considerar espaços para exames de radiologia também, já que muitos médicos solicitam diagnósticos por imagem para entender melhor o que os pacientes estão sentindo e passando.

Para isso, é necessário um espaço maior que um cômodo simples, pois é necessário instalar equipamentos que são utilizados para realização de exames de raio X, ultrassom, entre outros que envolvem grandes aparelhos.

Além disso, esses exames são realizados a partir da emissão de radiação e, por isso, devem manter o profissional em uma saleta à parte, já que a exposição constante à radiação prejudica sua saúde.

Por isso, quem pensa em qual é o espaço necessário para montar uma clínica médica, deve considerar esse espaço também.

Recepção

Como todo ambiente voltado para atender o público, uma clínica médica precisa oferecer uma recepção agradável, onde atuam profissionais voltados para o atendimento ao cliente, preparados para esclarecer as dúvidas dos pacientes e ainda mantê-los calmos enquanto aguardam atendimento com algum médico da clínica.

Pensando nisso, devemos considerar um espaço satisfatório para que as pessoas aguardem o atendimento e, para isso, é importante contar com um átrio para as cadeiras e um espaço para água, café, entre outros produtos que podem ser servidos durante uma espera de consulta.

Então, quem pensa em qual é o espaço necessário para montar uma clínica médica, deve considerar também esse fator, afinal, o paciente ficará muito mais satisfeito em saber que o atendimento que ele recebe é personalizado e que a clínica possui uma boa estrutura para os profissionais médicos atuarem.

Importância de saber qual é o espaço necessário para montar uma clínica médica

Como dissemos anteriormente, uma clínica médica pode receber muitos profissionais de diversas áreas, por isso, citamos apenas duas especialidades médicas e a recepção, mas podem conter mais cômodos para que cada profissional atue em sua sala própria.

Então, quem está buscando saber qual é o espaço necessário para montar uma clínica médica, deve considerar um bom espaço para a recepção, outro espaço considerável para realização de exames diversos, mesmo que seja somente de fluidos e uma sala para cada médico, mantendo uma distância confortável entre uma e outra para que os pacientes e esses especialistas tenham privacidade para conversar sem ouvir do outro lado da parede.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário