Por que adotar a decoração minimalista?

4 minutos de leitura

A decoração minimalista é baseada na sobriedade das cores, na utilidade e funcionalidade de móveis e espaços. Originado com o movimento artístico minimalista dos anos 80, o estilo vem ganhando cada vez mais espaço nos lares.

E por que adotar essa decoração?

Por ser o nosso espaço, onde descansamos, reunimos a família e os amigos, e claro, mostramos toda a nossa personalidade, por vezes pensamos em diversos elementos e cores para expressar nosso interior.

Além da decoração, o minimalismo é um conceito de estilo de vida adotado em atividades, no vestuário e na decoração. Assim, pensando na proposta minimalista, a mudança do espaço reflete em nossa busca pelo bem estar, com equilíbrio e sem excessos; e a tarefa de organizar a casa se torna uma terapia!

Curiosidade sobre o minimalismo

Alguns estudos mostram que ambientes desorganizados influenciam na liberação do cortisol (hormônio do estresse) em mulheres. Aqui está mais um dos diversos motivos para você começar a decorar já!

Para imóveis já decorados

E como mudar a minha decoração gastando pouco? É simples. Como citado anteriormente, a adoção desse estilo na decoração tem uma relação direta com sua vida. Assim, o primeiro passo é se livrar de tudo o que é desnecessário. Não funciona? Está velho? Não usa há muito tempo? Então faça uma doação, venda ou jogue fora. Para cada item que entra, outro deve sair de sua casa.

As cores do ambiente são essenciais e, em sua maioria, o decor minimalista possui como base o preto e o branco. Assim, pense em cores-chave que você goste e que combine com o ambiente – normalmente os tons pastéis são mais usados. Use as cores escolhidas para alguns elementos, como almofadas, quadros, tapetes ou luminárias.

Outra dica para trazer mais cor ao seu lar é o uso de plantas. Em vasos pequenos ou grandes, existem diversas opções de plantas para casas e apartamentos que se encaixam facilmente em qualquer ambiente do imóvel.

Iluminação

Junto a cores claras, a iluminação contribui (e muito) para tornar o ambiente mais aconchegante. Durante o dia, a iluminação natural ajuda no bem-estar e na diminuição de gastos, além de deixar o ambiente mais arejado, por isso, invista em janelas grandes. Já durante a noite, você pode optar por lâmpadas LED.

Outro ponto importante, sem dúvidas, é a mobília. E quando falamos em decoração minimalista, elementos de design escandinavo e industrial. Opte por elementos que tenham como material madeira, cobre, metal ou concreto, por exemplo.

Outros ambientes minimalistas

Se você pensa que o estilo de decoração pode ser usado apenas na sala ou nos quartos, está enganado(a)! Ele realmente serve para tudo, até mesmo banheiros, cozinha e área de serviço.

E para eles, basta seguir a mesma ideia: menos é mais. Quanto menos objetos, roupas e quaisquer que sejam os itens, a organização se torna mais fácil e garantida no dia a dia (até mesmo nesses ambientes tão difíceis de manter organizados).

Itens indispensáveis

Na nossa lista de itens indispensáveis não podem faltar espelhos e prateleiras. Os espelhos são muito utilizados em ambientes minimalistas e contribui para o aproveitamento do espaço, porque ele traz a sensação de um espaço maior.

Já as prateleiras podem ser boas aliadas no organização, uma vez que, sem portas que as escondam, tudo está a vista para ser utilizado e nenhuma bagunça fica escondida, todos os objetos estão (ou devem estar) em seu devido lugar.

Outro exemplo são as araras de roupas, bastante utilizadas em vez de armários. Com a mesma ideia das prateleiras, as araras deixam todas as peças a vista e é uma forma de manter as roupas sempre organizadas.

Como se inspirar

Além dicas deste artigo, você pode encontrar diversas inspirações no Pinterest e no Instagram. E claro, a busca por um imóvel novo para morar sempre nos inspira a decorar ambientes e transformá-los. Seja para comprar ou alugar um imóvel, sempre há ótimas para quem deseja mudar o espaço gastando pouco, sem reformas estruturais ou ainda, mudando realmente tudo.

Acompanhe as principais novidades pela internet e esteja atualizado (a)! Afinal, novas tendências sempre estimulam nosso estilo de vida e mudam a rotina, trazendo o bem estar ao nosso lar.

.

Reply