plantas em casa

Plantas que melhoram a energia da casa

Tempo de leitura: 4 minutos

O Brasil é um dos países com a flora mais diversa do mundo. Com mais de 56.000 espécies de plantas, essa diversidade representa cerca de 19% da flora mundial. 

Não à toa o povo brasileiro é intimamente ligado às plantas e seus significados e poderes de cura. Você provavelmente já tomou um chazinho de capim cidreira quando teve problemas de digestão ou contou com a ajuda da babosa para dar aquela hidratada no cabelo. 

Apesar de serem mais comumente lembradas pelos seus poderes curativos, as plantas também são muito utilizadas para ornamentar ambientes. Isso acontece não só pela beleza delas, mas também pelas energias transmitidas.

Para saber como as plantas melhoram a energia da sua casa, continue lendo!

A energia das plantas

Ao escolher as plantas para colocar em casa muitas pessoas tem como critério a beleza, fragrância ou, até, a mensagem que cada uma passa – seja amor, recordações, lealdade, entre outros. 

Algo a respeito delas é que algumas espécies podem ser cultivadas com o objetivo de espantar o mau olhado e expulsar as energias negativas do ambiente. 

Na prática, a maioria das plantas têm como característica a absorção de poluentes, como o benzeno, formaldeído, tricloroetileno, xileno e, o mais conhecido por nós, CO₂. 

Entretanto, essa propriedade, combinada com a boa fragrância e beleza,  nos faz ter a sensação de um ambiente mais puro e energizado. 

Exemplo

Para ilustrar o efeito transformador que as plantas fazem no ambiente vale fazer uma analogia com a odontologia. 

Você já percebeu como um sorriso bonito é capaz de transformar nosso rosto e, principalmente, nosso astral?

É só pensar em como as pessoas ficam transformadas quando fazem tratamentos, como a  lente de contato dental ou clareamento dental com moldeira. Como resultado desses procedimentos elas parecem mais radiantes e confiantes, como se tivessem trocado de sorriso com outra pessoa. 

Bom, seja qual for o motivo, as plantas podem transformar completamente o ambiente assim como a odontologia transforma sorrisos. 

A seguir, confira uma lista de 6 plantas que melhoram a energia da casa. 

Arruda

A arruda é uma velha conhecida das benzedeiras para afastar o mau olhado. Acredita-se que quando suas folhas murcham é porque a planta morreu combatendo as energias negativas do ambiente.

Entretanto, não use da superstição para deixar de prestar os cuidados com a plantinha. Afinal, não são só as energias negativas que a fazem murchar, falta d’água e sombra em excesso também podem fazê-la morrer mais rápido. 

Lavanda

Outra planta muito conhecida por nós é a lavanda. Sua fragrância é indicada quando se trata de relaxando e, por esse motivo, é frequentemente usada em produtos de limpeza e aromáticos. 

Por estar associada à cura, tranquilidade, amor e purificação, a lavanda eleva o astral da casa. Ela pode ser cultivada em pequenos vasos e ser utilizada para fazer chá. 

Espada-de-são-jorge

Esse nome diferente e característico deve-se a forma pontuda das folhas da espada-de-são-jorge. Acredita-se que seu formato de espada é capaz de cortar  a inveja, olho-gordo e mau-olhado. 

Conta-se, ainda, que ao se livrar dessas energias negativas a planta atrai coragem para os moradores da casa. Por esse motivo, muitas pessoas utilizam a espada-de-são-jorge em banhos espirituais. 

Quando se trata de decoração, essa planta é uma boa opção, pois é fácil de cuidar e não exige muito espaço para ser cultivada. Perfeita para ambientes internos. 

Árvore da felicidade

Essa é provavelmente, a opção menos conhecida da nossa lista. No entanto, a árvore da felicidade é muito utilizada por paisagistas, arquitetos e designers, pois é bonita, simbólica e não requer muitos cuidados.  

Ela é originária da Ásia, mais especificamente da Polinésia, Índia e Malásia.  Essa planta pode ser encontrada em duas versões: polyscias guilfoylei (macho) e a polyscias fruticosa (fêmea). As duas se diferem pela aparência. 

Dizem que ambas as espécies atraem a prosperidade e não deixam a alegria ir embora da casa. 

A árvore da felicidade funciona também como um termômetro da alegria, quanto mais ela crescer, melhor está a atmosfera do ambiente. 

Jasmim-manga

A jasmim-manga é muito utilizada em templos budistas, pois acredita-se que ela traz uma energia vital para o ambiente. Ela também é conhecida como a planta dos casais e tem o poder de fortalecer e apimentar relacionamentos. 

Essa planta tem um perfume característico e pode ser encontrada nas cores branca  e amarela, vermelha, rosada ou totalmente branca. 

Além disso, sua beleza impressiona e deixa qualquer ambiente mais bonito e colorido. 

Cacto

Sim, o cacto também é perfeito para limpar ambientes, principalmente em tempos tecnológicos como o que estamos vivendo atualmente.

Isso porque, essa planta é conhecida por absorver energias eletromagnéticas de equipamentos eletrônicos, além de purificar ambientes e afastar pessoas com más intenções. 

Com relação à decoração, o cacto é uma ótima pedida para os cantos da sua casa que ainda não receberam ornamentos, dando um toque mais exótico. 

Antes de se decidir, pesquise suas opções!

Como dito anteriormente, existem milhares de espécies de plantas. Por isso, a sua escolha vai depender muito das suas intenções e, principalmente, do ambiente disponível. 

Não adianta nada, por exemplo, escolher uma planta para tirar o mau olhado se você não tem um espaço adequado para que ela cresça saudável e nem tempo disponível para cuidar dela. 

Por causa da falta de cuidado e de um ambiente apropriado a planta não vai conseguir desempenhar o seu papel. Por esse motivo, pesquise bastante as suas opções.

É como no exemplo de odontologia dado no começo desse conteúdo: você não vai passar por tratamentos de implantes dentários ou aparelho invisível, por exemplo, sem antes pesquisar por termos específicos, como “aparelho invisível preço”, não é mesmo?

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto. 

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário