plantas quarto ajudam dormir melhor

Plantas para o quarto que ajudam a dormir melhor: conheça aqui

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que existem plantas para o quarto que ajudam a dormir melhor? É verdade: dependendo do tipo de plantas que você tiver em seu quarto, poderá ter um sono com uma qualidade um pouco melhor. E, segundo o blog Apsique, um sono melhor pode significar sonhos melhores e mais agradáveis, além de uma noite que seja mais restauradora para o seu corpo.

Hoje em dia, o Brasil é um dos países com maior incidência de problemas de sono, com grande parte da população tendo pelo menos algum distúrbio do sono. Isso significa que se a população não dorme bem, ela sofre com consequências significativas no dia seguinte, que vão desde problemas de saúde física até mental. Um exemplo: o nosso país tem o maior índice de população com ansiedade. As duas coisas com certeza estão relacionadas.

Portanto, é importante entender e usar tudo que possa ajudar a combater esse cenário, incluindo as plantas para o quarto que ajudam a dormir melhor. Quer aprender quais são? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 plantas para o quarto que ajudam a dormir melhor

plantas para o quarto

1. Alfazema

Também conhecida como Lavanda, a Alfazema tem um aroma agradável, inspiração para sabonetes, perfumes e até a fitoterapia. O cheiro exalado por esta planta que decora quilômetros de campos da França tem propriedades que ajudam a controlar a ansiedade e o estresse, e trazer o sono bem-vindo.

A Alfazema se dá melhor com climas frios, então se você estiver em uma região quente, certifique-se de que seu quarto está em um local fresco e arejado, longe do sol intenso.

2. Camomila

Muito usada em chás, a Camomila também tem propriedades calmantes em outras formas. Por exemplo, você pode fazer um sachê de Camomilas secas para colocar dentro da fronha do travesseiro, para que seu cheiro traga uma boa noite de sono.

Por ser bonita e fácil de cuidar, ela é uma boa opção para ter in natura no quarto. Basta colocar seu vaso em um local que bata sol por, pelo menos 4 horas por dia e regar quando a terra estiver seca. O cheiro reduzirá a ansiedade, e você ainda pode usar as flores para fazer chá, o que também ajuda a dormir.

3. Babosa

A Babosa tem muitos nomes, entre eles, seu nome científico, Aloe Vera. Esta planta tem inúmeros benefícios, como hidratação da pele e cabelo, por exemplo. Basta abrir sua folha, retirar o gel de dentro, e usar nos dias em que você tirou para fazer o autocuidado.

Se você tem problemas respiratórios, a Babosa pode te ajudar. Conhecida por ser uma ótima filtradora do ar e produtora de oxigênio, ter uma dessas em seu quarto significa uma melhora significativa na qualidade de sua respiração.

Essa é uma planta de baixa manutenção. Basta colocá-la próxima à janela e regar entre uma e duas vezes na semana.

4. Lírio da Paz

Como a maioria das plantas de folhagem abundante e cor verde escura, o Lírio da Paz libera grande quantidade de umidade, tanto de suas folhas como de suas flores. Em um ambiente pequeno, um vaso desta planta aumentará a umidade do ar em até 5%, o que significa menos ácaros e outras bactérias responsáveis por alergias e crises respiratórias.

Se você sofre de coceira na garganta e nos olhos devido ao tempo seco, esta é uma boa opção de planta para ter no quarto. Coloque-a em um local com sombra e regue uma vez por semana para vê-la crescer e florir.

No entanto, o Lírio da Paz é tóxico para animais e para crianças, caso ingerido, então coloque-o em um local longe dos peludinhos e dos pequeninos.

5. Hera

A hera é uma planta muito interessante para quem mora em lugares muito úmidos ou com muito mofo no ar, além de ser muito importante para quem tem asma e outros problemas respiratórios. Um dos seus benefícios é que ela ajuda a reduzir a quantidade de mofo no ar e diminuir também as alergias e irritações pulmonares.

Para decorar o quarto com ela, coloque um suporte na parede e use-a em uma cesta suspensa, para que as folhas possam crescer para baixo. Mas atenção: evite que crianças e animais tenham acesso à ela, pois é uma planta tóxica.

Agora que você já viu essas plantas para o quarto que ajudam a dormir melhor, já pode ir até a floricultura mais próxima para comprar um vaso ou algum modelo do tipo e decorar o seu quarto com ele. É claro que há um limite para o efeito positivo que as plantas causam. Por exemplo, não adianta nada ver TV ou ficar no celular a noite toda e achar que um vasinho de Lírio da Paz fará milagre e ajudará você a dormir. É vital cultivar bons hábitos e ter plantas. Cada coisa é como um tijolinho para a sua qualidade de sono.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos também conheçam essas plantas e possam melhorar a qualidade do sono deles!

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário