Passeio de barco: Arraial do Cabo

6 minutos de leitura

Aproveitando os passeios de barco em Arraial do Cabo

O passeio de barco em Arraial do Cabo é uma das melhores opções de lazer que você pode vivenciar no estado do Rio de Janeiro. Arraial do Cabo é conhecida por muitos como o Caribe Brasileiro, o Paraíso do Atlântico e a Capital do Mergulho. Sua localização privilegiada proporciona praias paradisíacas e uma fauna marinha inacreditável. Antigamente o que era uma pequena vila de pescadores hoje é um dos pontos mais famosos de ecoturismo, elevando a renda da população local e gerando melhores investimentos no setor público. 

Como se trata de uma cidade pequena, há pouco para se explorar em terra. Mas há muito para se explorar no mar! Por isso, os passeios de barco de Arraial do Cabo são um dos atrativos mais procurados quando se decide passar um final de semana, uma semana ou quando se busca alugar uma casa em Arraial do Cabo para passar uma temporada na cidade. Hoje o setor de passeios de barco é bastante desenvolvido e oferece alternativas diferenciadas para diferentes públicos. No post de hoje apresentamos uma variedade de dicas para que você possa aproveitar da melhor maneira os passeio de barco na cidade. Confira: 

O que considerar na escolha do passeio de barco?

O primeiro ponto a ser avaliado na hora de escolher o passeio de barco é o tipo de viagem que você está realizando. Você está com os amigos? Com a família? Sozinho? Busca uma atração animada? Segura? Tranquila? Quanto tempo você terá a disposição para usufruir do passeio? Tudo isso deverá ser considerado antes de olhar para a grande variedade de opções que passeios de barco que a cidade oferece.

Se você está com os amigos e pretende fazer um passeio animado, busque por embarcações com entretenimento, como dança, músicas e apresentações. Elas estão se tornando cada vez mais comuns e oferecem mais do que uma vista privilegiada, mas um dia de curtição completo. Além de se divertir, é uma ótima opção para conhecer novas pessoas e compartilhar um papo legal. 

Quando o passeio é com a família, a questão do tempo de duração do mesmo deve ser muito bem pensada. Ainda que não seja uma regra, crianças pequenas e idosos costumam se cansar fácil, logo, passeios mais pontuais ou que não durem o dia todo são as melhores opções. 

Se você estiver em lua de mel, por exemplo, ou quiser um passeio bem diferenciado e exclusivo, pode optar pelo serviço de aluguel de lancha em Arraial do Cabo. Ideal para aproveitar para fazer mergulho e também apreciar áreas mais desertas do litoral.

Passeio no mar + trilha ecológica

Já para quem quer uma alternativa mais tranquila, de modo a se conectar com a natureza, a melhor opção é unir uma trilha a um passeio de barco. Que tal percorrer uma trilha para ver o nascer do sol do topo da Ponta do Atalaia e de lá pegar uma primeira embarcação de volta para o centro? Também dá para fazer o caminho contrário, pegando uma embarcação até a Ilha do Farol e curtindo o dia entre a vegetação natural da ilha, em direção ao famoso Farol antigo.

Passeio de barco em grupos

Normalmente as opções de passeio oferecidas são com grandes grupos, reunindo vários jovens, famílias ou viajantes que buscam um objetivo comum: se divertir. Estas também acabam sendo as alternativas mais em conta, visto que os passeios são padronizados e o único valor a ser pago é o do ticket.

Passeio de lancha

Mas se você prefere um passeio exclusivo, com paradas variáveis e número limitado de pessoas, o ideal é buscar pelo aluguel de uma lancha. O serviço, que pode ser contratado diretamente com agências de passeios de barco, já inclui o marinheiro e ele mesmo poderá oferecer as melhores dicas de praias e recantos. O mestre da embarcação também avalia as condições do mar e suas decisões devem ser prontamente respeitadas para garantir a segurança de todos à bordo.

Roteiros para passeio de barco em Arraial do Cabo

Seja em um passeio com grandes grupos ou em uma embarcação exclusiva, existem diferentes roteiros na região de Arraial do Cabo a serem escolhidos. Você também pode optar por um passeio de barco em Arraial do Cabo com todas as paradas, algumas paradas ou ir de barco táxi até um ponto específico. Tudo isso dependerá, como destacamos no tópico anterior, do seu objetivo e das suas companhias na viagem. A seguir, apresentamos os três roteiros mais comuns para serem desfrutados na cidade:

Passeio para as Prainhas do Pontal do Atalaia: Conjunto de pequenas praias, num cenário paradisíaco, com águas muito claras e areias muito finas. Contém quiosques e uma escadaria que leva ao Pontal do Atalaia.

Passeio para a Gruta Azul: Seu acesso é por mar aberto, sendo uma região de grande profundidade. Nela há um salão com paredes internas em tons cintilantes, que parecem azuis de acordo com a luz do Sol.

Passeio para a Praia do Farol: Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Ilha do Farol tem águas cristalinas e areia muito branca. Seu acesso pode ser feito apenas por embarcações autorizadas.

Cuidados ao passear de barco em Arraial do Cabo

Ao preparar sua bolsa ou mochila para um passeio de barco, existem itens extremamente necessários para serem levados consigo. O primeiro deles, é claro, é o protetor solar! Invista em proteções com no mínimo FPS 30, e não esqueça de reaplicar de duas em duas horas. Passe o mesmo, de preferência, em casa, antes de embarcar para o passeio, assim ele será melhor absorvido pela sua pele e terá menos chances de sair logo no primeiro mergulho. A radiação solar é um dos principais motivadores do envelhecimento precoce e do câncer de pele, por isso o cuidado com o protetor é indispensável.

Aqueles que toparem se aventurar em águas profundas também não devem esquecer do snorkel ou dos óculos de mergulho. A fauna marinha que habita a região é impressionante e merece uma boa olhada. Quem não consegue largar a câmera fotográfica também deve levar consigo uma capinha resistente à água, a fim de conseguir os melhores cliques. 

O cuidado com as crianças a todo momento é de extrema importância. Boias e coletes salva-vidas são bons acessórios, mas o olhar dos pais deve estar atento a todo momento. Principalmente em passeios no mar, a correnteza é um fator de perigo, e as crianças só devem sair para nadar se souberem os princípios básicos de natação e ultrapassam uma certa idade. 

Seguindo as dicas desse post, o seu passeio de barco em Arraial do Cabo será, com toda certeza, muito mais tranquilo e sem preocupações. Imprevistos podem ocorrer, mas devemos trabalhar de modo a minimizá-los. Assim, conseguimos aproveitar nossos momentos livres de maneira relaxante e divertida. 

.

Reply