Bairros de Niterói

Os melhores bairros de Niterói para morar

Tempo de leitura: 6 minutos

Está de mudança e não sabe quais os melhores bairros de Niterói? Já mora na cidade e pensa em trocar por um imóvel em outra região? O Ei Imóvel te ajuda a tomar essa decisão. Escolhemos os quinze principais bairros de Niterói e compartilhamos algumas informações importantes sobre eles. Confira:

Participe da nossa pesquisa!
Conte-nos como é o bairro em que você mora e ajude novos moradores a se decidirem

São Domingos 

Neste pequeno bairro central, o clima bucólico marcado pela arquitetura do fim do século XIX contrasta com uma agitada vida noturna. Majoritariamente universitário, é em São Domingos que estão quase todos os campi da Universidade Federal Fluminense. Por conta disso, não faltam bares, pubs e baladas com preços amigáveis, especialmente ao redor da Praça da Cantareira. Dentre os atrativos turísticos e culturais, também destaca-se o Forte do Gragoatá, na divisa do bairro com o mesmo nome, cuja construção remete o século XVII.

O que oferece o bairro de São Domingos em Niterói: Moradias estudantis, universidade, bares, pubs, baladas, arquitetura histórica, atrativos turísticos.

Ingá

Vizinho à São Domingos, ali também se estendem alguns importantes departamentos da Universidade Federal Fluminense, como o campus da faculdade de direito. Também é lar de estudantes do Rio de Janeiro e de todo o Brasil que se mudam para Niterói e apresenta boas alternativas de lazer e entretenimento. É lá que se encontram o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro e o Museu Janete Costa de Arte Popular. Por fim, possui uma pequena praia à disposição dos moradores, a Praia das Flechas.

O que oferece o bairro do Ingá em Niterói: Moradias estudantis, universidade, museus, praia.

Icaraí

Bairro mais famoso (e populoso!) de Niterói, no Icaraí estão os principais centros comerciais da cidade, que incluem lojas de grife e restaurantes badalados. Os prédios que ali se encontram são de padrão luxuoso, por conta dos diversos benefícios que a região apresenta. Além da localização central e atrativos comerciais, é nesse bairro que ficam o mais importante parque da cidade, o Campo de São Bento, e a Praia de Icaraí, atraindo pessoas que prezam por uma boa qualidade de vida.

O que oferece o bairro do Icaraí em Niterói: Prédios de alto padrão, comércio, restaurantes, parque, praia.

Santa Rosa

Com a mesma proposta do Icaraí, o bairro vizinho Santa Rosa oferece todos os benefícios de estar próximo ao centro, ter estabelecimentos comerciais a disposição, ótimas áreas de lazer, mas uma rotina menos agitada. No Santa Rosa também estão localizadas escolas tradicionais públicas e privadas, uma universidade e hospitais, entre eles o Hospital Niterói D’Or e o Hospital da Polícia Militar. Apesar de ser menos badalado, lá também se encontram excelentes bares e restaurantes.

O que oferece o bairro da Santa Rosa em Niterói: Prédios residenciais, comércio, escolas, universidades, hospitais, bares, restaurantes.

Fonseca

Cortado pela Alameda São Boaventura em toda a sua extensão, o Fonseca é o primeiro bairro após a Ponte Rio-Niterói, garantindo um fácil acesso de entrada e saída da cidade. Predominantemente residencial, é o segundo bairro mais populoso de Niterói. Ainda assim, lá se encontram diversos edifícios comerciais, com importantes escritórios. Os moradores da região também tem a sua disposição dois hospitais de destaque: o Hospital Estadual Azevedo Lima e o Hospital Getúlio Vargas Filho. Quanto a educação, no Fonseca está o Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Já no quesito lazer, lá situam-se o Horto Botânico de Niterói e o famoso Jardim Zoológico.

O que oferece o bairro do Fonseca em Niterói: Prédios residenciais, prédios comerciais, escolas, hospitais, horto botânico, zoológico.

Maria Paula

Um dos bairros mais afastados da cidade, Maria Paula fica na divisa com São Gonçalo, próximo ao acesso continental de Niterói, pela RJ-104. É marcado, especialmente, pela presença de diversos condomínios residenciais fechados, e rica área verde. É lá que fica também a Hípica Fluminense, garantindo um ar tranquilo de interior à região.

O que oferece o bairro da Maria Paula em Niterói: Condomínios residenciais, hípica, parques. 

Pendotiba

Situado no interior do Maciço Costeiro de Niterói, a região do Pendotiba está a uma altitude que varia de 90 a 400 metros, cercada de montanhas e reservas da Mata Atlântica. Com o aumento populacional da cidade a partir de 1970, a área, que antes era dedicada a produção hortifruti, têm recebido melhorias na infraestrutura e desenvolvido estabelecimentos comerciais e de serviços, principalmente concentrados próximo ao Largo da Batalha. Também é ali que se tem acesso à diversas trilhas ecológicas do Parque Natural Darcy Ribeiro. 

O que oferece o bairro da Pendotiba em Niterói: Casas, fazendas, comércio, reserva natural, trilhas. 

São Francisco

Considerado uma das melhores regiões para se morar em Niterói, o São Francisco foi planejado para oferecer uma infraestrutura de qualidade e diversas alternativas de lazer. Lá se concentram bares, restaurantes, casas noturnas e clubes na beira-mar da praia que dá nome ao bairro. Ainda assim, na área mais afastada da praia, o clima de cidade pequena reina. As ruas, com mais casas do que prédios, são arborizadas e seguras, recebendo famílias de todas as regiões do Brasil.

O que oferece o bairro do São Francisco em Niterói: Casas, bares, restaurantes, clubes, praia.

Charitas

A vista privilegiada da Baía de Guanabara, assim como da Ilha dos Amores, no litoral que envolve a Praia de Charitas são pontos fortes deste pequeno bairro que é lar de cerca de 8 mil habitantes. No entanto, é importante ressaltar também que lá é o único lugar, além do Centro, que possui uma estação de barcas para realizar a travessia para o Rio, reduzindo significativamente o tempo de trânsito. Entre outros fatores que tornam a região destacável no quesito qualidade de vida, está a proximidade com o Parque da Cidade de Niterói, proporcionando uma vasta área verde para desfrutar de trilhas e atividades ao ar livre.

O que oferece o bairro do Charitas em Niterói: Prédios residenciais, estação de barcas, parque, trilhas, praia.

Piratininga

O Piratininga é mais conhecido como reduto de turistas ou fãs do surf, que encontram na Lagoa e na Praia que dão nome ao bairro ótimos espaços para aproveitar as altas temperaturas de Niterói. Em virtude da melhoria das vias de acesso a região, o bairro tem sido fortemente ocupado, especialmente pela população de classe média alta. Hoje, é possível encontrar uma região residencial e comercial bem desenvolvida, com diversas alternativas de lazer, especialmente no que diz respeito à gastronomia. Para quem gosta de tranquilidade, também pode encontrar no Piratininga a paradisíaca Praia do Sossego, que fica escondida por uma pequena trilha, conservando uma beleza natural ímpar. 

O que oferece o bairro da Piratininga em Niterói: Prédios e casas de alto padrão, comércio, restaurantes, trilhas, praia.

Camboinhas

Com 2,5 km de extensão, a Praia de Camboinhas é onde estão os principais condomínios de luxo de Niterói. Apesar das águas agitadas, há períodos de calmaria, e além de desfrutar do mar, é possível aproveitar a orla da praia, com seu calçadão bem cuidado e diversos quiosques. Para quem procura uma visão panorâmica diferente de Niterói, vale a pena ir até o Mirante de Camboinhas, cujo acesso pode ser feito de carro.

O que oferece o bairro de Camboinhas em Niterói: Prédios de alto padrão, comércio, mirante, praia.

Itaipu

O bairro do Itaipu oferece uma área comercial completa para quem pretende passar uma temporada de verão na cidade, ou para quem quer se mudar para a região e simplesmente não consegue ficar longe do mar. Lá estão os principais supermercados, farmácias e padarias da Região Oceânica. Também há creches e colégios, para além da área residencial. A a leste, o bairro é delimitado pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca, a oeste pela tranquila Lagoa de Itaipu, e a sul pela praia de mesmo nome, oferecendo diversas opções para quem gosta de aproveitar a natureza.

O que oferece o bairro de Itaipu em Niterói: Prédios, casas, comércio, escolas, reserva natural, lagoa, praia. 

Itacoatiara

Completando o circuito de praias oceânicas de Niterói, o bairro da Itacoatiara é famoso por apresentar não só uma boa faixa de área, com mar propício para surf, mas também um belo Costão e diversas trilhas que podem te levar à Enseada do Bananal e ao Cume da Pedra Alto Morão. O único ponto negativo da região e a pouco distribuição de estabelecimentos comerciais e o acesso limitado a Estrada Itacoatiara. O bairro é o último de Niterói, sendo limítrofe com Maricá.

O que oferece o bairro de Itacoatiara em Niterói: Casas, trilhas, praia.

Serra Grande

Sub bairro da região de Itaipu, porém mais afastado da Região Oceânica, o bairro da Serra Grande é composto em sua grande maioria por pequenas casas, mas também oferece um rico centro comercial, com estabelecimentos importantes para o nosso dia a dia, como farmácias, mercados e restaurantes. O acesso é realizado pela RJ-108, possibilitando uma fácil circulação.  

O que oferece o bairro da Serra Grande em Niterói: Casas, comércio, restaurantes.

Engenho do Mato

Apesar de ser vizinho ao bairro da Serra Grande, o Engenho do Mato possui características bastante diferenciadas. Lá é o que se pode chamar de “zona rural” de Niterói, visto que existem muitas fazendas e chácaras, além de pousadas, hotéis fazenda e até mesmo parques aquáticos. Antigamente, a área era destinada, em sua maioria, para plantações de banana. Hoje, as propriedades variam entre imóveis para veraneio e moradias permanentes, de uma população que tem como remanescentes da vida rural a tranqüilidade e a paisagem, bem como a proximidade com as praias oceânicas.

O que oferece o bairro do Engenho do Mato em Niterói: Fazendas, pousadas, hotéis, parque aquático, praia.

Gostaria de ser proprietário de um imóvel em Niterói? Acesse e confira em nosso portal de imóveis todas as opções disponíveis.

Veja aqui os melhores bairros de outras cidades do Rio de Janeiro:

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário