revestimento cozinha

Tendência 2021 de decoração – 5 opções diferentes de revestimento para sua cozinha entrar na moda

Tempo de leitura: 4 minutos

Cozinha é um ambiente de serviços dentro das residências, e com bastante função. A maioria das atividades que são elaboradas neste ponto do imóvel acaba exigindo que diversas superfícies sejam protegidas com materiais de acabamento de maior qualidade.

Neste caso, uma série de aplicações de revestimentos em piso e paredes garantiria por mais tempo a estética do local, inclusive protegendo as estruturas atrás.

Fora os tradicionais azulejos, hoje nós temos disponível no mercado uma gama de opções de revestimentos para cozinha bem maior. Cada um, obviamente, possui características únicas e oferece vantagens diferentes para os projetos de interiores.

Para este texto, trouxemos algumas ideias de materiais que podem dar um ar mais contemporâneo às decorações, oferecendo um visual mais impactante para as propostas.

Mas, antes disso, precisamos lembrar sobre como podemos utilizar revestimentos dentro de cozinhas. Bem, podemos utilizar peças iguais ou diferentes para personalizar as superfícies.

Nas paredes, podemos aplicar materiais impermeáveis atrás do fogão, próximo da janela e principalmente da pia, para proteger dos respingos de água. Quer outras ideias? Então, confira as dicas e imagens apresentadas a seguir.

Luiza Altman Bomchakier

1 – Azulejos com estampas de ladrilho

Já faz muitas décadas que o material mais utilizado como revestimento de cozinha é o azulejo. Isto porque a sua tecnologia tem evoluído bastante nos últimos tempos e, assim, oferecendo cada vez mais um melhor desempenho impermeabilizante.

Hoje em dia, existem opções de diversas cores, estampas e estilos. E uma tendência atual é adquirir azulejos antigos ou azulejos que lembram peças antigas para colocar em decorações modernas.

Um exemplo são aqueles azulejos que já vêm estampados como se fossem ladrilhos ou que podem ser personalizados com adesivo para tal. Isso acontece porque os ladrilhos feitos à mão voltaram à moda.

Contudo, eles não oferecem uma boa resistência que justifique eles serem colocados em áreas de respingo de água e gorduras. Eis o motivo, então, desta substituição.

revestimento cozinha
Condecorar Arquitetura e Interiores
Red Square Arquitetura

2 – Azulejos com efeitos em 3D

Outra importante tendência do momento que devemos citar são as cozinhas decoradas com azulejos brancos. O problema é que a maior parte das ofertas de móveis para cozinha já são em branco ou em outras cores neutras.

E para não deixar o cenário muito monótono, uma solução seria aplicar sobre as paredes um tipo de revestimento que provoca efeitos em três dimensões. Esse tipo de acabamento é versátil e funciona bem para diversos locais da cozinha.

revestimento cozinha
Revista Viva DecoraSarah Marques

3 – Plaquetas de tijolinho

Outro material que também provoca certo tipo de efeito em 3D é o tijolo. Plaquetas feitas de cerâmica já são bastante utilizadas para criar painéis decorativos em diversos outros tipos de ambientes residenciais, principalmente quartos e salas.

Essas peças não são muito bem indicadas para cozinhas, salvo aquelas áreas distantes das pias e fogões, onde geralmente são colocadas as mesinhas de café da manhã.

Tatiana Coutinho + Roberta Vilela

4 – Placas vinílicas adesivadas

Sim, o efeito dos tijolinhos é mesmo muito bonito e pode oferecer um charme bem especial às decorações de cozinha. Uma segunda alternativa nessa linha é o mais recente lançamento das placas vinílicas adesivadas.

Algumas imitam pastilhas de vidro, outras tiras de madeira, e ainda tem aquelas que simulam tijolinhos ou aqueles azulejos tijolinhos tipo estação de metrô – algo que também está muito na moda no momento atual.

revestimento cozinha
Revista Viva Decora

5 – Papel e adesivo de parede

Existem também outros tipos de materiais que podem ser colados ou que já vêm com película autocolante para ser aplicada às paredes da casa, que são os papéis e adesivos.

Existem rolos prontos à venda nas lojas e é sempre possível encomendar algum em uma gráfica especializada. A ideia é criar grandes painéis na cozinha com imagens temáticas que lembrem a função do ambiente e estimulem a boa alimentação. O que acha da ideia?.

Claro que os papéis e adesivos de parede ainda não são recomendados para áreas próximas de fogão, micro-ondas e motor de geladeira.

Contudo, para o restante do ambiente – assim como é indicado para decorações de banheiro -, sugerimos a utilização de um rolo de material com película vinílica, que é mais resistente e facilita a limpeza do local. Esta é uma solução simples e rápida de personalização de decoração de interiores.

Gabriela Herde
Sueli Zapparolli

Qual dessas opções de revestimento mais te agradou? Por que não instalar em sua cozinha e renovar esse ambiente agora mesmo?

Essas dicas para o revestimento foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário