modelos escrivaninha para adultos e criancas

Dicas para escolher a escrivaninha ideal para diversos ambientes 

Tempo de leitura: 5 minutos

A escrivaninha da nossa casa pode ser o local mais seguro, silencioso e confortável para estudarmos. É claro que a experiência da vivência em sala de aula não tem substituição mas podemos improvisar com a decoração de quarto

Contudo, já está mais do que provado que o sistema de ensino à distância é um recurso válido em muitos momentos. E devemos incentivar os nossos filhos para que aproveitem, da melhor forma possível, esta incrível experiência.

O texto a seguir se propõe a falar um pouco sobre como montar um cantinho adequado de estudo em casa. Vamos conhecer alguns modelos de escrivaninhas e mesinhas de computador, e tudo o que pode acompanhar estas peças nas decorações residenciais. Confira.

modelos escrivaninha para adultos e criancas
Carolina Danielian

Onde montar um cantinho de estudo em casa

Estudar em casa é bom, mas desafiante também. É que há muitas boas distrações em volta que precisamos evitar – como televisão, geladeira, videogame, vista das janelas e mais. 

Por isto, o melhor local para um cantinho de estudo em casa é aquele mais distante ou isolado de tudo isto. Contudo, é importante também que o local tenha luz natural, luz elétrica e uma ventilação adequada.

modelos escrivaninha para adultos e criancas
Revista Viva Decora

Também não podemos esquecer que os novos tempos pedem uma proximidade com as tecnologias. O ensino EAD, por exemplo, necessita do acesso à internet. 

Portanto, o local definitivo para o cantinho de estudo poderá ser definido com base nisto, no ponto da casa onde haja acesso a uma rede de internet. Porém, deve-se evitar colocar mesinhas de estudo na sala ou no quarto, onde a atividade de aprendizado poderá ser comprometida.

Melhor seria montar um cantinho de estudo na varanda, onde é possível se inspirar com a paisagem em frente. Ou mesmo numa área livre de uma circulação mais ampla e não muito utilizável, dando utilidade a este recanto sem função da casa. Mas o ideal, a condição mais perfeita para um pequeno cantinho de estudo em casa, seria poder montar tudo em um cômodo só para este fim, como um quarto de visitas, por exemplo.

modelos escrivaninha para adultos e criancas
Decoradoria Decoração Online; e Gustavo Motta
modelos escrivaninha para adultos e criancas
Rodrigo Maia

Diferenças entre ambientes de estudo para adultos e crianças

Existe uma diferença entre montar um cantinho de estudo para uma criança e para um adulto. Em parte, tem a ver com quantidade de espaço e estímulos visuais. 

Começando pelos adultos, que devem estar mais focados nas atividades. Não que precisem de menos estímulo, mas eles precisam estar mais livres para personalizar o seu espaço de trabalho sempre que possível. Contudo, vão precisar mais é de espaço.

Num cantinho de estudo de adulto é importante ter muita área de estoque para colocar livros e pastas – como estantes e sequência de prateleiras e nichos. 

Também será preciso guardar por perto uma grande quantidade de itens papelaria e equipamentos de informática – talvez em gaveteiros e baús. Por fim, uma boa mesa e uma cadeira confortável, num padrão igual ou próximo de um escritório de verdade, se possível.

modelos escrivaninha para adultos e criancas
Gustavo Motta

Cantinho de estudo de uma criança já deve ter uma decoração bem diferente disso. Neste caso, as formas e cores dos móveis e ornamentos do local podem ser o detalhe mais importante de decoração. O estímulo visual é um pré-requisito. 

Sendo assim, neste cantinho pode haver mais do que material de escola, mas brinquedos, objetos decorativos e em formatos engraçados, voltados ao mundo infantil.

modelos escrivaninha para adultos e criancas
BG Arquitetura
modelos escrivaninha para adultos e criancas
BG Arquitetura

Quais escrivaninhas usar?

Para entender melhor estas diferenças, você pode observar com mais atenção as imagens deste texto. Note as principais características do design de mesinhas em cantinhos de estudo de adultos e crianças. 

Primeiro, tem a questão das dimensões destas peças – sobretudo a altura – que devem estar de acordo com as proporções do usuário em sua fase atual de vida.

modelos escrivaninha para adultos e criancas
Ark2 Arquitetura; e Marcelo Rosset

Escrivaninhas de crianças podem ser mais baixas e acompanhadas de uma cadeirinha comum ou até de um pufe. 

Esta mesa pode ser mais quadrada, apresentar detalhes decorativos especiais, partes bem coloridas, pequenas gavetinhas para lápis e até nichos para guardar brinquedos. Já mesas de adulto podem ser muito maiores, com espaço suficiente para apoiar um notebook e uma luminária, num design e cor mais sóbrios.

modelos escrivaninha para adultos e criancas
Meyer Cortez; e Bianchi Lima
modelos escrivaninha para adultos e criancas
Cristina Bozian; e Danyela Correa

Uma tendência em alta para escrivaninhas são as mesas cavaletes. 

Outra é a das mesas com pés de ferro e tampo de vidro. Também é possível montar escrivaninhas suspensas sobre um suporte triangular – chamado de mão francesa. 

Essas escrivaninhas também podem ser usadas como penteadeira. 

E não se esqueça das bancadas longas, contornando ambientes, feitas sob medida para os cômodos em que se encontram. 

Ideias não faltam, agora, escolha a que mais atende suas necessidades e mãos à obra!

Essas dicas para criar um cantinho de estudo foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário