vaso de parede

Como usar vaso de parede na decoração para hall de entrada e arrasar!

Tempo de leitura: 5 minutos

Hall de entrada é um tipo de cômodo com características um tanto quanto diferentes. As condições ambientais que ele oferece podem ser bem menos favoráveis em muitos níveis. Por exemplo, ter uma ventilação e iluminação natural mais deficientes.

Então, fica a pergunta: “Será que podemos considerar utilizar vasos de plantas em sua decoração, assim como fazemos em outros pontos da casa?”. Este texto traz alguns esclarecimentos. Confira.

vaso de parede
Viva Decora

Plantas na decoração de hall de entrada, combina?

A resposta para esta pergunta é ‘sim’. Inclusive, todos os “problemas” que um hall pode apresentar – e que citamos antes – podem ser amenizados com a utilização de plantas na decoração.

Explicando melhor, essas espécies podem trazer certo frescor para o ambiente, ajudando a renovar o ar local. As plantas podem preencher espaços vazios e fazer o cômodo parecer maior por meio da cobertura verde de paredes – por exemplo, com a instalação de vasos de parede em estrutura de jardim vertical. E também suas cores e texturas podem contribuir bastante para as decorações de hall de entrada, porque são consideradas neutras.

Ao abrir a porta de entrada da casa e dar de cara para um painel repleto de folhas e flores vivas, a pessoa pode ter a impressão de que está adentrando em um lar alegre e saudável. E este mesmo conceito pode ser, depois, estendido para o restante da casa, se assim você preferir. Algo que pode ajudar, neste sentido, é utilizar junto elementos feitos ou expondo cobertura em material natural, como madeira.

Inclusive, os exemplos deste texto são semelhantes em uma questão: deixando as plantas como protagonistas nas decorações de hall de entrada. Como?

Primeiro deixando elas estrategicamente bem posicionadas nas áreas mais bem valorizadas dos ambientes. Segundo, mantendo o pano de fundo em cores neutras. E veja como o resultado final foi uma decoração com um visual super simples, mas, ao mesmo tempo, sofisticado.

vaso de parede
Arq DesignViva Decora

Como utilizar plantas em decoração de hall?

Agora vem a melhor parte desta discussão. De fato, pode ser que as plantas naturais não se desenvolvam bem em ambientes de hall de entrada – quase sempre sem janelas. Podemos pensar, então, em duas alternativas:

  • buscar por espécies que se deem bem em tais circunstâncias ambientais; ou
  • plantas mortas tratadas para a criação de jardins preservados.

“Em se tratando de preservação de plantas, primeiro é realizada a desidratação, onde se elimina toda a água que a planta tem para depois fazer a preservação dela com um componente químico que mantém todas as suas características naturais, como formato, textura e movimento.” – especialista em jardins Bruno Watanabe, em reportagem de UOL.

As plantas preservadas não precisam de rega, luz natural e podas; elas também não serão geradoras de pragas.

Mas você pode estar se perguntando: “Por que usar esse tipo de planta e não de plástico ou tecido?”. Bem, primeiro tem a questão da beleza, incomparável. Depois, a alta resistência a mudanças climáticas e ao ar condicionado.

Por fim, as plantas de origem natural, mesmo mortas, ainda ajudam a controlar a acústica dos ambientes. E em ambientes como o hall, com menos umidade, tendem a durar por muito mais tempo.

E onde colocar essas lindas plantas? Bem, especialmente em hall de entrada, podemos ter plantas dentro de vasos ou cachepôs altos, direto sobre o chão ou sobre pedestais. Também posicionar vasos sobre aparador – que é um móvel muito utilizado em hall.

Por fim, podemos instalar vasos ou jardineiras individuais, ou em conjuntos para formar estruturas de jardim vertical – inclusive é possível na mesma linha da porta de entrada.

vaso de parede
Dlia Pellegrini e Design Arquitetura

Opções de plantas

Quanto às espécies de plantas, pensando em hall de entrada, podemos aplicar algum tratamento para a preservação em avencas, samambaias, folhagens, musgos e flores. Mas você pode estar buscando nomes de plantas vivas para cultivar neste ambiente.

Sem problemas. Nesse caso, ainda podemos citar as samambaias, a lavanda e a jasmim-estrela. E se o cômodo só tiver sombra e você quiser montar um jardim vertical? Eis as opções:

  • hera, dinheiro em penca, peperômia, rhipsalis, avenca, flor de maio, cifre de veado, cordão de pérolas, orquídeas, singônio, acalifa, columéia, e flor de cera.
vaso de parede
Samira Jarouche e Patricia Bergantin

Quais tipos de vasos de parede usar no hall de entrada?

Passamos uma boa parcela deste texto defendendo as plantas preservadas para a decoração do hall de entrada. E por quê? Bem, já citamos a questão das condições ambientais. Mas tem mais.

Sobretudo, tem a ver com a coleta de água dos vasos. Neste ambiente pouco ventilado, a alta concentração de umidade pode ser um problema, inclusive para a preservação das próprias plantas. Portanto, cuidado.

Claro que não quer dizer que não podemos ter plantas naturais vivas em hall de entrada. Só quer dizer que devemos ter mais cuidado com a manutenção dos vasos. Podemos supor duas soluções, nesse caso:

  • prateleiras com vasos comuns, cerâmicos – ventilando bem as raízes das plantas -, ou suportes de jardim vertical sustentando, internamente, vasos plásticos que possam ser levados facilmente para outro setor da casa, um por um, para serem limpos, regados e mais.
vaso de parede
Hélio Okamoto
vaso de parede
MC3 Arquitetura e Zark Studio

Quanto ao design dos vasos em si, podemos dizer que o hall de entrada pode ser o melhor local da casa para ousar na escolha. É que a decoração deste ambiente sempre é pensada para causar.

Afinal, trata-se do “cartão de visitas” da casa. Ou seja, pode ser o responsável pelo “tom” de humor, sobriedade, sofisticação e mais escolhido para o restante do imóvel. Reveja as imagens deste texto e tire as suas conclusões.

vaso de parede
Casa AbrilViva Decora
vaso de parede
Casa e Festa e Open Concept

Com vasos de parede seu hall de entrada pode ficar bem descolado, que tal experimentar?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário