Invista em cores e transforme o visual da sua casa

4 minutos de leitura

O investimento em cores no ambiente da sua casa pode ser o primeiro passo para ter um visual completamente inovador, sofisticado e moderno. 

Afinal, quem não gosta de um local de alto valor estético e com boas energias?

Por essa razão, muitas pessoas buscam novas tendências, para novas vibrações.

E as cores podem ajudar muito nisso. Elas têm a capacidade de provocar sentimentos, transmitir sensações e modificar até mesmo a própria noção de espaço dentro do ambiente. Contudo, é preciso ter um bom planejamento, para que as cores não comprometam a estética do local e tenham um efeito contrário do esperado.

Outro ponto importante e que deve ser considerado diz respeito à manutenção da pintura. O melhor é investir em tintas de qualidade e cores fáceis de manter, para que a decoração da casa não seja um problema, com grandes gastos financeiros.

Confira as principais dicas para o uso de cores no visual dos imóveis!

Invista nas tonalidades e cores que são tendência

Cinza flanela

As tendência na área de decoração são as cores neutras, especialmente, para quem deseja um ambiente minimalista. O cinza flanela é um exemplo de tonalidade sóbria, em uma cor neutra que combina com praticamente todos os tipos de decoração.

Há quem considere o cinza triste e depressivo, mas ele pode ser combinado com tonalidades de fundo mais quentes, para a sensação de conforto e acolhimento. Por esse motivo, ele é recomendado para ambientes internos de descanso, como a sala e os quartos.

Tonalidade amadeirada

A madeira é um dos materiais mais nobres, quando falamos em decoração. Não é a toa que muitos ambientes preferem revestimentos em madeira, como tacos, decks e, até mesmo, instalação nas paredes. 

Nesse sentido, o investimento em cores amadeiradas pode ser uma ótima alternativa para quem deseja aproveitar toda a fama da madeira.

Essa tonalidade pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos e, ainda, pode ser combinada com estruturas que imitam madeira, como a porta de pvc de correr. Hoje em dia, é possível encontrar muitos adereços em plástico – inclusive, reciclável – bem semelhantes à madeira. Ou seja, além de um espaço nobre, ainda é possível contribuir com a sustentabilidade.

Pimenta

A cor pimenta é para pessoas mais ousadas, que gostam de investir em tonalidades quentes, com toque de sensualidade. O pimenta é uma variação do vermelho e tende a estimular o paladar, por essa razão, ela é indicada para decoração de salas de jantares.

Contudo, é preciso levar em conta que o exagero da cor pimenta e as tonalidades de vermelho podem não ser aconchegantes para todos os gostos. Sendo assim, é essencial levar em conta a personalidade dos moradores, bem como as características do próprio ambiente.

Vintage e o retrô

O vintage e o retrô, especialmente, a decoração típica dos anos de 1950, 1960 e 1970 voltaram com tudo! Hoje, é possível encontrar ambientes totalmente decorados com a esse modelo visual, não somente com cores, mas também mobília, utensílios doméstico e adereços. 

O vintage e o retrô despertam vários sentimentos, entre eles:

  • A nostalgia;
  • A alegria;
  • O aconchego;
  • O conforto.

Esse tipo de decoração pode ser usado em todos os cômodos da casa, incluindo salas, banheiros, cozinhas e quartos.

E os ambientes externos?

Quando falamos em cores, nos vêm à cabeça a decoração de ambientes internos, principalmente. Porém, não somente os cômodos da casa precisam de atenção, mas sim, os espaços externos, como jardins, áreas de lazer, decks de piscina, entre outros. 

Apesar de, em muitos casos, não contarem com paredes, é importante saber combinar as tonalidades dos materiais.

Por exemplo, a iluminação subaquatica para piscinas é algo que influencia fortemente na estética do ambiente. Através do uso de leds, fibra ótica perimetral, conhecida também como sidelight (que ressalta o contorno da piscina) e refletores fixos ou flutuantes, é possível tornar a decoração mais sofisticada, especialmente, nos períodos noturnos.

As lâmpadas podem ter diferentes cores, como o branco, azul e coloridos, dependendo do gosto pessoal dos moradores. As luminárias são instaladas na piscina, o que dá um efeito criativo da iluminação com a água.

Além da iluminação, o tapete de grama preço diferenciado também dá um toque ao ambiente externo. O uso de gramas e gramados aumenta a sensação de conforto e relaxamento, sendo um espaço em que os moradores podem se sentir afastados da rotina urbana. 

Com os tapetes, é possível ter uma grama bem cuidada e fácil de instalar, sendo uma ótima alternativa para quem deseja um espaço agradável e bonito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

.

Reply