Dicas simples de como deixar seu apartamento mais aconchegante

8 minutos de leitura

A decoração é capaz de mudar completamente a cara de qualquer ambiente residencial, e fundamental para um apartamento aconchegante, de acordo com o gosto dos moradores. 

Para isso, o apartamento não precisa ser grande e nem luxuoso, basta ser bem organizado e decorado. Embora muitas pessoas pensem que é necessário um grande investimento para reformar um apartamento, a verdade é que algumas ações podem contribuir para deixar os espaços mais aconchegantes, com gastos relativamente pequenos. 

Para isso, a dica é apostar no realce de detalhes que possam valorizar o imóvel, e ao mesmo tempo garantem um ambiente acolhedor, sem prejudicar a circulação ou afetar a funcionalidade do local. 

Para conseguir alcançar os efeitos desejados, com um apartamento aconchegante, confortável e cujos detalhes favoreçam o bem-estar dos usuários, recomenda-se atenção aos pisos e revestimentos. Além disso, outra dica é a instalação de varanda de vidro, o investimento em iluminação, a construção de um closet ou o uso de acessórios para a decoração.

Pisos e revestimentos

A madeira é um material bastante escolhido para os revestimentos justamente devido às sensações de conforto que é capaz de proporcionar. Por isso, os assoalhos de madeira são considerados pisos clássicos, bastante presentes principalmente nos apartamentos mais antigos.

Nesses casos, a dica é a raspagem de assoalho, um procedimento capaz de devolver o brilho e a vida aos tacos, removendo arranhões, fissuras e marcas de desgaste. O procedimento pode ser feito em pisos com mais de dois centímetros de espessura, e tem início com a raspagem do piso, retirando todo o verniz antigo. Em seguida, toda a superfície é lixada, manualmente ou com lixadeiras elétricas próprias para isso, até atingir uma aparência completamente lisa e uniforme.

Então o piso é limpo e recebe camadas de verniz, cera ou sinteco, dependendo da preferência dos moradores. A quantidade de camadas e o tempo de secagem podem variar de acordo com o produto utilizado. 

Uma opção para alcançar a mesma sensação térmica da madeira é a instalação de pisos laminados. Eles são constituídos por lâminas de madeira com diferentes larguras e comprimentos, aglomeradas, que formam as peças com encaixe macho e fêmea. Além da instalação fácil e rápida, o revestimento possibilita a sobreposição a outros já existentes, independente do tipo.

Entretanto, há quem prefira os pisos frios, como os porcelanatos, pisos cerâmicos, em mármore ou granito. Os pisos frios proporcionam uma frescura maior para os ambientes, e também são mais indicados para áreas molhadas, como as cozinhas, banheiros e lavanderias.

O tratamento dos pisos frios pode ser feito por meio do polimento de pisos, que também envolve a raspagem, reparação de rachaduras e polimento. Desta forma, as superfícies ficam limpas, livres de crostas de sujeira, completamente niveladas e lisas.

Em ambos os casos, tanto o dos pisos quentes, formados de madeira, quanto dos pisos frios, fazer a limpeza e manutenção correta é fundamental para garantir a beleza e durabilidade dos acabamentos.

Não é recomendável o uso de produtos e utensílios abrasivos, que podem riscar ou desgastar as superfícies. Os tratamentos e instalações também devem ser realizados por profissionais especializados.

Varanda com cortina de vidro

Uma alternativa bastante interessante para proprietários que desejam criar uma varanda mais aconchegante para o apartamento é o fechamento da sacada com cortina de vidro.

Neste caso, ao invés de contar com uma caixilharia de alumínio com porta de correr, o trânsito entre sala e sacada fica livre, aberto, integrando os espaços. Além da integração que permite um aproveitamento mais efetivo da sacada ou varanda, com o ampliamento do espaço, outras vantagens da cortina de vidro são:

  • Proteção contra ventos, chuvas e até raios ultravioleta;
  • Proteção contra a entrada de poeira e poluição no apartamento;
  • Auxílio na conservação da temperatura interna, para mais conforto térmico;
  • Isolamento acústico, com a barragem de sons do exterior do prédio;
  • Visual elegante, que melhora a aparência e valoriza o imóvel;
  • Proteção contra as ações da maresia, que podem danificar móveis;
  • Melhoria na segurança contra quedas, ajudando a evitar acidentes.

Portanto, a cobertura de vidro para varanda é uma solução interessante sobretudo para os apartamentos pequenos, já que possibilita o aproveitamento das sacadas.

É possível decorar o local com ampla variedade de estilos, criando espaços para leitura, instalando rede, colocando deck de madeira, varanda gourmet com churrasqueira ou até criando uma hortinha ou jardim. 

Para se inspirar na composição do espaço, recomenda-se uma visita a empresa de jardinagem, que pode oferecer diversas opções para deixar a varanda mais aconchegante.

É fundamental lembrar, no entanto, que a instalação de cortina de vidro em sacadas de apartamentos só pode ser feita com a devida autorização do condomínio. É muito importante se informar, porque cada um possui suas próprias regulamentações, que também seguem as legislações locais.

Iluminação

A iluminação pode fazer toda a diferença na hora de deixar um ambiente aconchegante, confortável e aquecido. Para isso, recomenda-se a mistura de diferentes fontes de luz nos diversos espaços dos apartamentos.

A dica é misturar a iluminação fixa com abajures e, principalmente, mesclar lâmpadas de cores quentes e frias. As velas também podem ser utilizadas para a iluminação de ambientes, dando um tom especial para qualquer ocasião. Além de deixar o clima charmoso, elas têm a vantagem de aromatizar os espaços, promovendo ainda mais aconchego e sensações positivas.

Closet sob medida

Uma ideia extra para deixar os dormitórios de apartamentos mais aconchegantes e confortáveis é o investimento em um closet sob medida. Nos apartamentos maiores, com quartos mais espaçosos, isso pode ser feito de diversas formas, em instalações com móveis planejados, gesso, alvenaria, ou até mesmo vidro ou bambu. 

Para os menores, uma ideia é apostar em closets modulares, cuja montagem pode ser completamente adaptada ao espaço disponível, aproveitando o máximo possível.

O closet garante mais conforto a partir do momento em que possibilita mais organização pessoal, com roupas, acessórios, sapatos e outros objetos devidamente acomodados. Também acaba caracterizando um espaço propício para atividades de autocuidado e beleza.

Algumas dicas para projetar um bom closet são:

  • Closets abertos, sem portas, facilitam a visualização das roupas;
  • Closets fechados, com portas, evitam exposição das roupas à poeira;
  • Varões metálicos para cabides devem ser resistentes;
  • Gavetas corrediças devem ter amortecimento e divisórias internas;
  • Puxadores podem ajudar a compor a decoração;
  • Espelhos são essenciais para favorecer o ambiente e sua funcionalidade;
  • Sapatos devem ser separados das roupas, com acondicionamento próprio.

É fundamental que o closet seja planejado de acordo com a necessidade de cada pessoa. Afinal, cada um tem quantidades diferentes de objetos, e o closet deve ser suficiente para comportar adequadamente todos eles, principalmente em quartos de casal. Nesse caso, recomenda-se  a destinação de mais espaço para as mulheres. 

A criação de um closet familiar também pode ser interessante, com um espaço em comum para toda a família, incluindo roupas de cama, mesa e banho, desde que haja espaço para isso.

Acessórios para a decoração

Por sua vez, os tapetes, cortinas, puffs e almofadas contribuem para deixar os espaços ainda mais convidativos, além de ajudar a dar personalidade para as composições dos ambientes, com diferentes cores, estampas e formatos.

Na sala de estar, por exemplo, sofá e televisão, se houver, devem estar combinar com esses itens, para criar um ambiente funcional e confortável. Cortinas protegem o ambiente da entrada da claridade, enquanto os tapetes aumentam o conforto térmico e as almofadas e mantas no sofá remetem ao aconchego.

Tapetes e capachos personalizados também podem ser encomendados em empresas especializadas, com desenhos ou até mesmo frases divertidas. Outros objetos de decoração, como vasos ou quadros e outros objetos de interesse dos moradores do apartamento ajudam a terminar a composição de uma sala aconchegante de apartamento.

Vale a pena lembrar que a consultoria de profissionais da área, como arquitetos ou designer de interiores, pode ser bastante benéfica para os projetos de reforma de apartamentos ou casas, além da qualidade dos materiais necessários, como caibro de madeira para reformas, por exemplo.

Os profissionais possuem todos os conhecimentos técnicos precisos para avaliar as necessidades de cada cliente, costumam estar por dentro das principais tendências do setor da construção civil, e têm resoluções práticas para problemas comuns das obras. 

Além disso, têm contato com técnicos e profissionais para uma mão de obra de qualidade, que contribui para a eficiência e durabilidade das construções.

Portanto, embora muitas pessoas ainda pensem que se trata de um gasto extra, o investimento na consultoria acaba sendo completamente revertido na funcionalidade e beleza dos espaços, de acordo com as preferências e expectativas dos proprietários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

.

Reply