desperdício materiais obras

Dicas para evitar o desperdício de materiais durante a sua obra

Tempo de leitura: 5 minutos

O desperdício de materiais é uma constante para a maioria das obras. Esse tipo de situação acaba sendo inevitável, uma vez que erros podem acontecer ao longo do processo de administração de obras e não há como impedir que isso aconteça.

Entretanto, o excesso de desperdício pode acabar gerando problemas tanto financeiros quanto de tempo para a execução da construção como um todo. Além disso, o desperdício em excesso pode tornar mais difícil a conclusão da obra.

Isso porque algumas peças são mais difíceis de repor, e quando há um desperdício maior, você precisa esperar que a fábrica produza o item em particular que precisa para dar continuidade ao serviço.

Por conta disso, o acompanhamento de obras é uma das etapas mais importantes em qualquer tipo de construção, principalmente se você optou por fazer isso por conta própria, apenas com o auxílio de uma empresa de construção civil.

Fazer um bom acompanhamento de obra não é um processo complexo, mas é necessário dedicação e um planejamento adequado para você conseguir dar conta de todo esse processo.

Quando você cria uma boa rotina, é mais fácil identificar o andamento da obra em sua empresa de demolição.

Além disso, sua presença constante é um motivador para os trabalhadores, que identificarão seu interesse em ver o processo terminado e conseguirão realizar as atividades com mais agilidade, reduzindo assim o tempo da obra.

Contar com uma boa mão de obra também é muito importante para esse tipo de ação. Lembre-se que o barato pode sair muito caro quando você lida com uma construção de imóvel.

Por isso, dê preferência para trabalhadores que foram recomendados, que têm experiência e sabem trabalhar corretamente com esse tipo de processo, evitando assim ao máximo o desperdício dentro da obra.

O planejamento para a mesma se inicia ainda antes de se comprarem materiais e os trabalhadores começarem suas atividades. Com uma boa estratégia de construção, você consegue identificar metas e objetivos que devem ser alcançados.

Se a equipe de construção não consegue entregar uma determinada meta, é preciso entender o que está acontecendo e por que o trabalho está levando mais tempo do que o comum na construção de casas de alvenaria preço.

Existem muitas questões que podem ser envolvidas nesse tipo de ação, como:

  • Problemas com o clima;
  • Acidentes e afastamentos;
  • Qualidade do material comprado;
  • Erro humano.

O último quesito em particular é um dos maiores responsáveis pelo desperdício de material, mas é preciso ter em mente que ele pode acontecer e pode vir de qualquer fonte, desde o operacional, até o arquiteto ou engenheiro responsável e até mesmo por você.

Por isso, é muito importante entender o conceito do desperdício e como evitá-lo com mais efetividade, garantindo uma estrutura melhor para sua obra como um todo.

Evitando o desperdício

Agora que você consegue compreender um pouco melhor a importância de evitar o desperdício em sua obra, é preciso identificar maneiras de tornar esse processo possível, bem como otimizar alguns de seus resultados com uma consultoria engenharia elétrica.

Vale lembrar, entretanto, que cada obra é única, bem como seus trabalhadores, por isso, nem sempre a mesma dica funciona para recursos diferentes, ainda que você esteja tentando fazer uma obra similar a outra estrutura anterior.

Por isso, adaptar este tipo de recurso a sua realidade é muito importante para garantir o mínimo de desperdício possível, otimizando seus resultados com as obras e gastando menos recursos e tempo para conseguir concluir com sucesso estas construções.

Em algumas obras, a taxa de desperdício pode encarecer em mais de 20% o valor total, o que pode extrapolar o orçamento de muita gente.

Por isso, atenção a esse tipo de cuidado deve ser total, garantindo uma construção de qualidade e com menos gastos para o processo de impermeabilizar laje.

Planejando sua obra

Embora o texto já tenha citado a importância do planejamento para o acompanhamento da obra, esse processo é muito maior do que se imagina. A verdade é que o planejamento é essencial em todos os momentos de uma construção.

Fazer estudos e estruturar adequadamente a maneira como você consegue trabalhar é muito importante para entender suas capacidades de produção, bem como o que será construído, o tipo de fundação necessária e muitos outros elementos.

Quanto mais você entende o que está tentando construir, maiores serão as chances de ter um resultado efetivo para esse tipo de ação, ampliando ainda mais sua possibilidade de otimizar esse processo e reduzir o desperdício.

Com um bom planejamento você vai muito além de simplesmente estruturar o ambiente que está tentando construir. É possível focar em todos os gastos iniciais que a obra precisa e estipular um valor para itens extras, como a coleta de entulho de obra.

Dessa maneira, quando houver desperdício de material, você entenderá que algo saiu de seu planejamento e deve ser reavaliado, para que você consiga uma estrutura adequada de construção.

Além disso, mesmo que seja necessário extrapolar o orçamento inicial, seu planejamento permite que você tenha um preparo para esse tipo de atividade e não saia do padrão estipulado.

Compra de material

Um dos maiores responsáveis pelo desperdício de material é a compra antecipada que muitas pessoas acreditam ser a melhor opção para uma construção. Na verdade, ao comprar os itens conforme a necessidade da obra você acaba otimizando muito esse processo com sua empresa de construção civil.

Alguns materiais podem sofrer com questões como o mau armazenamento, o que é algo que será trabalhado posteriormente. Mas a verdade é que, ao comprar o material para uma obra, você tem apenas ideia do quanto será gasto.

Isso significa que você pode comprar demais ou menos do que o necessário, e acaba tendo problemas para lidar com esse tipo de situação. Quando o projeto passa por uma alteração, isso se torna ainda pior.

O material que já foi comprado não pode ser devolvido à loja, por isso qualquer alteração gera o desperdício de todo o material que você comprou anteriormente. Esse tipo de ação acaba gerando um desgaste desnecessário de produtos.

Em questão de preços, é interessante pensar que você pode comprar um pouco a mais de um determinado material, como a argamassa branca, se ele estiver em uma promoção ou com um preço muito bom, mas o mercado é bastante maleável.

Muitas vezes, você acaba comprando um produto por seu preço cheio, mas ele entra em uma promoção posteriormente que você poderia ter economizado se não comprasse antes.

Armazenamento de material

A forma como você guarda o material também é muito importante para eliminar o risco de desperdício. Cada tipo diferente de produto possui condições especiais de armazenamento que devem ser seguidas para manter o padrão de qualidade do item.

Em alguns casos, é preciso até mesmo construir uma estrutura para proteger os materiais de efeitos climáticos, como chuvas e ventos. Esse tipo de material pode ser completamente perdido se exposto a esse tipo de situação.

Quando os materiais são armazenados corretamente, você consegue guardá-los por muito mais tempo, evitando os problemas de desperdício por falta de cuidado com os itens em particular, o que é muito comum em construções.

Além disso, alguns materiais correm risco de quebrar ou de se danificar durante o processo de armazenagem. Estes itens, como porcelana, telhas e outros materiais demandam um cuidado especial na hora da armazenagem.

Cuidar de todos estes itens demanda um pouco mais de tempo de seus profissionais, mas em compensação acaba ajudando consideravelmente em questões de economia financeira e na redução do desperdício como um todo.

Mão de obra qualificada

A mão de obra qualificada em uma obra é uma garantia não só de redução do desperdício de material, mas também da redução de problemas como um todo. Existem muitas etapas de uma construção que demandam o conhecimento de um especialista.

Para esse tipo de trabalho, a escolha de um profissional bem qualificado permite que você tenha mais tranquilidade ao iniciar o processo, uma vez que esta pessoa sabe lidar com os materiais e com o tipo de trabalho que precisa ser feito.

Dessa maneira, você consegue reduzir consideravelmente esse tipo de atividade, otimizando suas ações com mais qualidade.

Considerações finais

Nenhuma obra está isenta de perder materiais, por inúmeras situações. Entretanto, quando você acompanha de perto a obra, consegue evitar o desperdício de maneira muito mais funcional, identificando toda a evolução desse tipo de processo.

Por conta disso, é preciso que você consiga entender suas possibilidades dentro desse tipo de ação, aumentando os cuidados para reduzir ao máximo esse tipo de desperdício e conseguir uma estrutura de qualidade para seu bolso e para sua obra como um todo.

Quando há um cuidado maior para esse tipo de atividade, você acaba conseguindo uma estrutura mais adequada para sua construção.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Foto freepik

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário