cozinha apartamento

Cozinha de apartamento: 7 dicas para otimizar o espaço

Tempo de leitura: 3 minutos

Foto de tamil king no Pexels

O isolamento social causado pelo novo coronavírus fez com as pessoas passassem mais tempo em casa. Diante desse cenário, muitos brasileiros começaram a fazer as suas próprias refeições. No entanto, esse processo se tornou mais complicado quando alguns cozinheiros identificaram que a cozinha de apartamento não era tão grande como eles acreditavam.

Para deixar os momentos das refeições mais simples, separamos diversas dicas para que você aprenda como ter uma cozinha mais prática e organizada. Acompanhe!

1- Aproveite os espaços vagos

Nem todas as cozinhas são planejadas da mesma forma. Por isso, alguns ambientes contém espaços vagos acima do armário, abaixo do móvel e até nas laterais. Uma dica interessante é aproveitar esses detalhes para organizar alguns itens da sua residência.

No espaço acima dos armários, recomendamos colocar caixas organizadoras padronizadas para guardar objetos e utensílios que não são utilizados com frequência durante a rotina. Se a sua cozinha contém um lugar vago entre o armário e a pia, use as prateleiras de metal para armazenar os itens que são acionados mais vezes ao preparar as refeições.

2- Organize os objetos

Os organizadores para temperos podem ser colocados na parte interna das portas dos armários. Neste espaço, você também pode guardar plásticos filme e manteiga, além de sacos de lixo e outros produtos que ajudam a deixar o ambiente mais prático e organizado.

3- Coloque cada item em seu lugar

Um dos erros mais comuns na organização da cozinha é utilizar prateleiras fixas dentro dos armários. Além de serem altas, elas deixam o ambiente com um visual bastante desorganizado. Para evitar problemas, recomendamos investir em divisórias que são indicadas para essa finalidade.

Os aramados no estilo plataforma ou “gavetex” conseguem aumentar a quantidade de andares de qualquer ambiente e recebem diversos pratos e insumos sem problemas.

As prateleiras empilháveis são utilizadas para desenvolverem espaços na vertical. Já as barras instaladas verticalmente constroem ambientes horizontais, que são indicados para armazenar objetos, como chapas e tábuas.

4- Use as paredes ao seu favor

Em cozinhas pequenas, muitas pessoas utilizam as paredes para pendurar diversos utensílios. Nelas, você pode colocar itens, como: panelas, conchas, porta-talheres. Escolha objetos pequenos e que ajudam a otimizar o espaço do ambiente.

Você pode colocar barras de metais com ganchos. Geralmente, elas são instaladas na parede, acima da pia. Se você está com tempo disponível, pode procurar outras opções, como painéis magnéticos. Eles preenchem grandes extensões e ajudam a deixar a cozinha mais organizada.

5- Monitore as tendências de mercado

Acompanhar as tendências de decoração é uma ótima dica para aquelas pessoas que buscam otimizar a cozinha do apartamento. Existem dois itens que são considerados essenciais por especialistas do mercado: mesa retrátil ou volante.

  • Mesas volantes: itens com rodinhas. Podem ser utilizadas não só na cozinha, mas em outros cômodos da residência, garantindo mais espaço para qualquer ambiente;
  • Mesas retráteis: tipo de mesa que é fixada a uma parede. Ao contrário do que muita gente imagina, a desmontagem dela é bastante prática.

6- Otimize o espaço com Cooktop

Trata-se de um aparelho que tem como objetivo otimizar o espaço na cozinha. Isso só é possível porque existem diversos tamanhos para que o cliente escolha aquela opção que mais combina com o seu ambiente. Além da praticidade, o Cooktop pode ser limpado com facilidade.

7- Padronize os potes

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância da padronização dos potes. Como a cozinha tem pouco espaço, geralmente, os potes costumam ficar próximos uns dos outros. Ao organizar esses itens, você identifica cada produto com mais facilidade

Após descobrir como otimizar o espaço da cozinha de apartamento, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações que impactam em sua rotina.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário