santa catarina

Conheça as principais vantagens de morar em Santa Catarina

Tempo de leitura: 3 minutos

Responda rápido: qual é o melhor estado brasileiro para se morar? Bom, pode ser que você tenha puxado a sardinha para o seu estado natal, mas fica difícil discutir essa questão quando analisamos as vantagens de morar em Santa Catarina.
O estado sulista se destaca em praticamente todos os índices de qualidade de vida, o que faz dele um dos principais lugares para se mudar e constituir uma família.
Se você ainda está em dúvidas se vale ou não a pena se mudar para o estado, siga a leitura para acompanhar as principais vantagens de morar em Santa Catarina!

1. Boa qualidade de vida é uma das vantagens de morar em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina se destaca por ter uma das melhores qualidades de vida no Brasil. Para começo de conversa, o estado em geral possui o terceiro melhor IDH do Brasil, com 0,808, ficando atrás apenas de São Paulo e do Distrito Federal.
A grande diferença entre eles é que Santa Catarina registra melhoria no IDH, se comparado com o desempenho de 2016, enquanto os outros estados registram quedas.
Já em relação às cidades, Santa Catarina também se destaca. Do Top 5 do país, duas cidades são do estado: Florianópolis e Balneário Camboriú. No Top 10, tem mais uma: Joaçaba.
Isso faz de Santa Catarina o estado com mais cidades no Top 5 e no Top 10 do país ao lado de São Paulo, que também tem 2 e 3 respectivamente.

2. Diversidade de estilos de vida é uma das marcas do estado

Uma característica interessante de quem vive em Santa Catarina é a diversidade significativa de estilos de vida que cabem no estado. Tem de tudo um pouco, em todas as regiões da unidade federativa.
Veja a capital Florianópolis, por exemplo. Há espaço para quem gosta da vida na praia, mas também para quem gosta de espaços urbanos. Por isso, quem quer uma vida mais com o pé na areia vai atrás de imobiliárias no Campeche, enquanto quem quer uma vida mais urbana procura por opções de casas e apartamentos no centro da Ilha de Santa Catarina.
Ao mesmo tempo, existem estilos de vida mais pacatos no interior do estado e até mais agito e badalação em Balneário Camboriú, ou seja: tem um pouco de tudo para cada tipo de pessoa.

3. Segurança é uma das principais vantagens de morar em Santa Catarina

A segurança é uma das principais preocupações dos brasileiros. Afinal, a população teme os muitos riscos das cidades do país, como o alto índice de roubo e homicídios.
No entanto, o estado de Santa Catarina tem o segundo melhor índice de segurança do país. Em relação à taxa de homicídios, por exemplo, o estado tem a segunda menor do Brasil – muito abaixo da média nacional.
Os catarinenses vivem com mais segurança do que no resto do país, o que faz com que as cidades do estado estejam entre as melhores para se viver nesse quesito.

4. Possibilidade de crescimento financeiro é real no estado de Santa Catarina

Um dos benefícios de morar em Santa Catarina é viver em um dos estados com maior capacidade econômica do país no momento. Para se ter uma ideia, Santa Catarina tem o menor índice de desemprego do Brasil atualmente.
Além disso, as muitas cidades do estado contam com diferentes vertentes de opções econômicas para os cidadãos.
Em Florianópolis, por exemplo, além das tradicionais opções de emprego de uma capital nacional, ainda há o Sapiens Parque, o maior parque de inovação tecnológica do estado e um dos maiores do país também. Por lá, estão muitas startups e empresas de tecnologia.
A própria cidade é conhecida como Ilha do Silício em referência ao famoso Vale do Silício em São Francisco, nos EUA. O apelido foi dado por causa das muitas empresas de tecnologia da região.
Mas a capital não é o único lugar com grande apelo econômico em Santa Catarina. A região de Joinville, por exemplo, tem ainda mais opções de empregos, por ser uma área com mais população do que Florianópolis. Balneário Camboriú e Chapecó também se destacam nesse sentido.

5. Excelentes opções de passar férias pelo estado inteiro e vizinhos

Um dos benefícios de Santa Catarina é que existem grandes opções de férias em todas as estações do ano e para todos os tipos de perfil.
Quem gosta do verão, por exemplo, não pode ficar longe das praias de Florianópolis, que são excelentes para o surf. Mesmo as que não são, como a de Jurerê Internacional, ainda assim contam com fantásticas atrações turísticas e muita badalação.
Balneário Camboriú é outra ótima pedida para quem gosta de curtir a praia no verão, já que algumas das melhores praias do Brasil estão na cidade.
Já para quem gosta do frio tem a serra catarinense como uma das principais regiões de turismo no período de inverno no Brasil. Aliás, é conhecida por ser a região com a menor temperatura do país. Um dos principais pontos turísticos da região é o Cânion das Laranjeiras.
E aí, o que achou das vantagens de morar em Santa Catarina? É ou não é um dos melhores lugares para viver no Brasil? Comente abaixo com a sua opinião!

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário