projeto inox

Como utilizar o inox no seu projeto de interiores

Tempo de leitura: 5 minutos

Imagem de Gustavo Godoi – Pixabay

O inox é um dos materiais mais usados em nosso cotidiano. Podemos vê-lo nos utensílios domésticos, no acabamento de estruturas, nos veículos, na construção civil, nas indústrias e em diversas aplicações metálicas.

Essa popularidade deve-se, entre muitos fatores, da alta resistência do metal, capaz de suportar intempéries, choques mecânicos, vibrações, grandes cargas e, até mesmo, a ação da água, sem oxidar. Daí o nome, aço inox (ou inoxidável).

Mas, embora o material seja extremamente comum, muitas pessoas ainda não conhecem o potencial do inox para a decoração de casas. 

Afinal de contas, ele é um metal nobre e, por conta disso, pode ser usado em vários cômodos e objetos ornamentais.

Não é à toa que muitas empresas de arquitetura incluem o aço inox em seus projetos de interiores, oferecendo novas possibilidades para os moradores, além de uma decoração sofisticada, requintada e moderna.

Além disso, o aço inox é capaz de reunir três premissas básicas na composição de ambientes decorados: a funcionalidade, a qualidade e a beleza.

Portanto, se você está planejando o seu projeto arquitetônico residencial, vale a pena acompanhar o post de hoje e descobrir como utilizar o inox na decoração.

Ficou curioso(a)? Então, continue lendo!

5 vantagens do aço inox para a decoração de ambientes

O aço inox surgiu na Europa, em meados do século XX. De acordo com registros históricos, o metal teria sido descoberto por Harry Brearley (1871-1948), quando ele trabalhou como operário em uma produtora de aço, em Sheffield, na Inglaterra.

Hoje em dia, o aço inoxidável pode ser visto em uma série de artigos, como é o caso da bancada de inox para cozinha, uma das estruturas mais comuns em restaurantes, indústrias e também em residências.

Mas o que faz do aço inoxidável um dos materiais preferidos da atualidade?

Para responder esta pergunta, separamos algumas das principais qualidades do metal. Confira abaixo!

1 – Alta resistência e durabilidade

O aço inox é formado por ligas metálicas com o mínimo de 10,5% de cromo. Outros materiais metálicos podem ser adicionados, garantindo propriedades de moldabilidade e resistência, como por exemplo:

  • O níquel;
  • O molibdênio;
  • O titânio;
  • O cobre.

Nas adições não metálicas, destacam-se o carbono e o nitrogênio como elementos principais.

Entretanto, independentemente da liga, uma das principais características do aço inox é a sua alta resistência, durabilidade e capacidade de suportar a corrosão.

Por esse motivo, o metal é amplamente usado em móveis planejados para banheiro, por exemplo, já que esse cômodo requer materiais que suportem a umidade.

2 – Aparência higiênica

Você já deve ter percebido que o aço inox é muito usado em restaurantes, hospitais, clínicas médicas e outros estabelecimentos que desejam imprimir uma aparência higiênica. 

Muito disso, deve-se à baixa porosidade do metal, que impede o acúmulo de sujeiras e demais partículas em sua superfície.

Ou seja, o inox é, de fato, muito mais higiênico que outros materiais. Por isso, muitos móveis planejados para cozinha, especialmente a industrial, são confeccionados com essa liga metálica.

Além disso, o aço inox é muito fácil de limpar, sendo necessário somente um pano úmido com sabão. Dessa forma, não é preciso usar ácidos e outros produtos de limpeza abrasivos, que podem ser altamente prejudiciais à saúde.

3 – Excelente custo-benefício

Essa é uma das vantagens preferidas por quem está procurando um material adequado para a decoração de interiores. Isso porque o aço inox possui uma qualidade ímpar, ao mesmo tempo em que tem um preço de aquisição econômico.

Quer dizer que os móveis planejados preços acessíveis geralmente são de aço inox. Dessa forma, é possível adquirir peças com um metal nobre, mas sem gastar muito.

4 – Modernidade e beleza

Longe de ter uma aparência fria e dura, o aço inox pode ser combinado com vários elementos decorativos dentro do projeto de interiores, compondo um estilo minimalista, moderno e funcional.

O material é capaz de transparecer sofisticação e robustez ao espaço, ao mesmo tempo em que imprime a personalidade de cada um. 

Assim, para pessoas com estilo mais despojado, o inox pode ser aplicado em conjunto com uma decoração industrial e criativa.

Por outro lado, se a intenção é dar ares de sobriedade, como por exemplo, para um escritório comercial, o metal pode ser usado em acabamentos e alguns elementos-chave, para destacar o seu brilho e luminosidade.

5 – Sustentabilidade

O aço inox também pode ser reaproveitado e reciclado. Dessa forma, o material contribui para as ações sustentáveis e para campanhas de proteção ao meio ambiente.

Além disso, por ser extremamente durável, o aço inox pode ter uma longa vida útil dentro da decoração de interiores, o que evita a geração de resíduos de construção civil.

Dicas para usar o aço inox na decoração de interiores

Diante de todas as vantagens do aço inox, dá para entender o porquê da preferência do material para a decoração de interiores. 

Sua durabilidade, resistência e as inúmeras possibilidades no design, fazem com que o metal se encaixe perfeitamente em decorações industriais, modernas ou minimalistas.

Para te ajudar a decidir como usar o inox, separamos algumas dicas de decoração.

1 – Para a cozinha

O aço inox é perfeito para a cozinha, por ser higiênico e fácil de limpar. Além das tradicionais bancadas e da grelha de inox, o metal também pode ser aplicado em armários, fogões, em eletrodomésticos e móveis.

Uma novidade que vem ganhando destaque nos últimos anos é o uso das pastilhas de aço inox. 

Elas são capazes de criar um ambiente sofisticado e moderno, além da possibilidade de decoração em conjunto com outros materiais.

As pastilhas de aço inox podem ser encontradas em diversos tamanhos e formatos, sendo possível adaptar esses acessórios para os mais diferentes projetos de interiores.

2 – Para o banheiro

Além da cozinha, o aço inox já é um velho conhecido dos banheiros, pois ele tem ótima resistência contra a corrosão. 

Assim, o material pode ser usado em armários, pias, bancadas, luminárias e prateleiras.

Você também combinar os itens utilitários do banheiro com artigos decorativos, inclusive com o uso das mesmas pastilhas em inox.

3 – Para a sala de estar

O aço inox é usado como elemento construtivo para vários móveis, inclusive para itens da sala de estar, como o sofá sob medida. As chapas de metal compõem os revestimentos decorativos e, fora isso, também podem ser aplicadas em paredes, em um estilo marcante e original.

Para decorações do tipo industrial, o aço inox pode ser combinado com outros materiais, como a madeira, o cobre e couro, trazendo ainda mais personalidade para o cômodo.

No entanto, ao optar por uma decoração industrial, é necessário ter equilíbrio nos elementos, para que o ambiente não fique sobrecarregado.

O aço inox também pode ser empregado como acabamento escovado ou polido dos móveis, o que valoriza ainda mais a decoração. 

Assim, misturado com os outros materiais, a sua sala de estar terá um contraste moderno, totalmente personalizado e aconchegante.

4 – Para os quartos

Assim como na sala de estar, o inox pode ser usado em acabamentos de móveis para o quarto, incluindo guarda-roupas, esquadrias das janelas, além de objetos de ornamento, como pequenas estátuas e espelhos.

Por ser um metal nobre, o inox pode ser usado, inclusive, para a composição de uma bela cabeceira de cama, harmonizando perfeitamente com outros materiais nobres, como a madeira, o porcelanato e o mármore.

5 – Para escritórios e ambientes corporativos

O aço inox é um excelente elemento para a decoração de ambientes corporativos, como escritórios, comércios, entre outros. 

Ou seja, além de projetos de interiores residenciais, o material é extremamente versátil e pode ser usado para estilos mais profissionais.

Entre as aplicações do material, destaca-se a aplicação em balcões de recepção, luminárias, aparadores, corrimões de escadas e guarda-corpos. Ademais, o inox também pode ser usado em conjunto com outros elementos e no acabamento de estruturas.

Conclusão

Desde o seu surgimento, em meados do século XX, o aço inox tornou-se um dos metais preferidos na construção civil, devido à sua grande resistência, durabilidade e capacidade para suportar intempéries, incluindo a corrosão.

Com o passar dos anos, o uso do inox foi cada vez mais difundido, principalmente em projetos de interiores, seja para casas ou para estabelecimentos comerciais.

O metal tem um alto grau de requinte e, por conta disso, é considerado um material nobre. 

Atualmente, é possível encontrar uma grande diversidade de elementos decorativos em inox, contribuindo para imprimir um estilo único e personalizado nos imóveis.

Além disso, as chapas de aço inox são aplicadas para destacar alguns pontos na decoração, proporcionando um ambiente diversificado, sendo um excelente aliado no estilo contemporâneo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário