home office

Como transformar seu home office em um ambiente otimizado

Tempo de leitura: 3 minutos

Já não é segredo para ninguém que a rotina profissional tem passado por uma série de mudanças nos últimos tempos, sobretudo em termos de gestão de pessoas e tempo de trabalho. Daí a importância crescente do home office nos dias atuais.

Essa modalidade de trabalho nada mais é que a alternativa dos funcionários de uma corporação trabalharem de casa, seja por favorecimento do colaborador, seja em função de vantagens para a própria empresa.

Dentro desse novo cenário surgem várias novidades e desafios, sendo o principal deles o de como manter a produtividade sem dispersar, e como garantir que o local de trabalho seja otimizado e funcional.

Tal esforço pode ir desde a contratação de uma empresa de instalação de ar condicionado, até questões mais estruturais, como os móveis e cores do espaço.

Pensando nisso é que nós escrevemos esse artigo. Então, se você quer ficar por dentro das principais dicas nessa área, siga conosco até o fim da leitura.

O diferencial dos móveis planejados

O mais indicado é que o profissional que pratica home office possa contar com um ambiente exclusivo em sua residência, podendo ser um escritório ou biblioteca, ou mesmo uma edícula (no caso de casas que disponham de tal cômodo).

Quando isso não ocorre, no entanto, é preciso improvisar e ser criativo. É o caso de adaptar um hall ou corredor de acesso entre a sala de estar e os quartos, ou mesmo uma área dentro do próprio dormitório.

Em todo caso, será preciso ir além de um computador adequado e uma simples cadeira confortável. O primeiro passo é o mobiliário, daí a indicação de buscar uma empresa que promova bons móveis planejados Sorocaba.

De fato, em se tratando de trabalho em casa, é muito raro que um móvel modular genérico consiga se enquadrar em qualquer ambiente, e proporcionar o espaço exato de que cada um precisa no caso a caso.

Esse ponto é ainda mais verdadeiro quando a questão é espaço, já que o móvel planejado aproveita as dimensões do local de maneira incomparável, tornando qualquer ambiente muito mais otimizado.

Por dentro da ergonomia e da cromoterapia

Além das questões de espaço e adaptação física do local, é preciso lembrar que as opções sob medida também podem resultar em melhor ergonomia para o seu home office.

Um dispositivo ergonômico nada mais é que um item pensado para não prejudicar o ser humano na sua relação com tal objeto, o que vale para equipamentos tanto quanto para móveis e demais artigos do mobiliário.

Nesse sentido, uma loja de estofados sob medida SP já pode ajudar o profissional que queira ou precise se concentrar na questão fisioterapêutica e biológica do espaço físico.

Outro ponto ligado à saúde no curto, médio ou longo prazo do trabalhador é a questão da iluminação, que também pesa na própria otimização do espaço.

A iluminação pode contribuir para dar a um espaço uma sensação de que ele seja mais amplo e com móveis bem distribuídos, ao mesmo tempo em que pode torná-lo sufocante e desestimulador.

Segundo a cromoterapia, para dar apenas dois exemplos: o azul estimula as ideias e criatividade, já o vermelho favorece a memória e a atenção.

Mas a tonalidade também é fundamental, sendo preferível, quase sempre, os tons mais moderados e menos agressivos aos olhos.

E os elementos aparentemente secundários?

Outro fator indispensável para um ambiente de trabalho otimizado são os mobiliários acessórios, que não fazem parte da estrutura essencial, mas ajudam e muito.

A área profissional do mercado que pode ajudar com essa frente de decoração e estruturação é, por exemplo, uma marcenaria sob medida SP.

As opções de tipo multiuso mais conhecidas são:

  • As prateleiras;
  • Os murais;
  • Os organizadores;
  • Os gaveteiros;
  • Entre outros.

Em muitos casos, uma simples parede de lousa já pode contribuir para que um canto que talvez fosse inútil se torne totalmente funcional.

Ao poder tomar nota na própria parede, tem-se um ambiente descontraído e prático. Ali podem ser anotadas desde frases motivacionais até datas, prazos e afazeres urgentes.

A dica das prateleiras é manter as menores perto da mesa principal, para os acessórios mais utilizados, e outras maiores mais afastadas, para os menos urgentes.

Os murais costumam ser metálicos e permitir a fixação de papéis, post-its e afins, tanto com clips de papel quanto com ímãs.

Os organizadores são caixas ou compartimentos feitos de plástico ou mesmo de papel cartonado, por se proporem a ser mais práticos que os gaveteiros. Já estes, também indispensáveis, são de madeira tal como os demais móveis.

Seja como for, com todas essas dicas seu ambiente se tornará mais funcional tanto na infraestrutura quanto em pontos aparentemente secundários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário