cozinha no apartamento

Como otimizar o espaço da cozinha no seu apartamento

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe como otimizar o espaço da cozinha no seu apartamento? Se não, então prepare-se pois é hora de aprender. Afinal de contas, ter uma boa metragem no apê é coisa rara hoje em dia.

Um dos cômodos que mais sofre com a nova tendência de fazer imóveis cada vez menores é a cozinha. Isso porque ela acaba cedendo seu espaço para a sala e para o quarto, que são espaços que necessitam de maior metragem.

Mas como otimizar o espaço da cozinha no seu apartamento para ter um cômodo gostoso, prático e fácil de limpar? Vejamos a seguir!

Como otimizar o espaço da cozinha no seu apartamento em 5 dicas

1. Remodele eletrodomésticos

Os eletrodomésticos são parte de uma cozinha e, quando mudamos para um novo apartamento, sentimos na pele o preço de precisar comprar novos itens, especialmente se os antigos não são muito amigáveis em termos de tamanho e design.

No entanto, saiba que não é necessariamente obrigatório ter de trocar os seus eletrodomésticos. Você pode utilizá-los depois de uma boa remodelação, tanto para torná-los mais bonitos, quanto mais práticos também.

Por exemplo, se você for paulistano e encontrar um bom serviço de conserto de geladeira em São Paulo, poderá dar um trato na sua geladeira antiga e colocá-la na cozinha. Às vezes, tudo que você precisava era de um ar retrô para a sua decoração funcionar

O mesmo pode ser feito com outros eletrodomésticos como um microondas, chaleira e muito mais. Basta ver o que é possível remodelar, ajustar e consertar para economizar nessa parte.

2. Use armários verticais

Normalmente, quando falamos que o apartamento é pequeno, estamos nos referindo a sua metragem. Isso leva em conta apenas o espaço horizontal e de profundidade do imóvel Não leva em conta a sua verticalidade

Em termos de pé-direito, praticamente todos os imóveis têm o mesmo tamanho. Apenas casas mais antigas são feitas com espaços verticais maiores ou menores.

Por causa disso, uma boa ideia para otimizar o espaço da cozinha é justamente explorar ao máximo o espaço vertical disponível com armários de organização. Ainda que as coisas fiquem guardadas “lá no alto”, não é nada que uma escada ou um banquinho não ajudem a alcançar.

3. Use uma cozinha americana

Se você assiste programas de TV como o Irmãos à Obra e semelhantes, provavelmente já ouviu falar muito do conceito de cozinha americana. Trata-se de uma opção muito interessante que junta a cozinha e a sala em um mesmo cômodo, divididos apenas por um balcão.

A grande vantagem desse estilo de cozinha é que ela compartilha do mesmo espaço da sala. Assim, parece que ambos são maiores e podem usufruir de mais espaço para o dia a dia.

Além disso, há uma boa possibilidade de customização da sua parte. Por exemplo, a cozinha americana pode ter um balcão vazado ou fechado. O vazado tem como vantagem tornar o espaço mais amplo e arejado. Já o fechado pode ser convertido em um armário ou baú, além de poder ser decorado com revestimentos especiais.

A parte negativa da cozinha americana é que ela pode acumular muita gordura na sala, o que é especialmente negativo para quem tem livros e outros objetos na estante.

4. se um exaustor e uma coifa

Se você quer ter uma cozinha americana, mas deixar a sala limpa ou simplesmente agilizar a limpeza da sua cozinha, é essencial que você instale um exaustor e uma coifa.

Esses dois itens podem parecer com um investimento caro no momento, mas serão extremamente úteis na sua vida no futuro. Isso porque eles são excelentes para livrar a casa da fumaça e da gordura na hora de cozinhar.

Sabe aquela batata na panela de pressão cujo vapor espalha pela cozinha toda, vai parar na sala, deixa os azulejos todos engordurados? Então, ela é fácil de lidar quando temos uma coifa instalada.

Na prática, a sua cozinha ficará muito mais agradável e será mais gostoso de morar no apartamento, ainda que ele seja menor do que a sua casa antiga.

5. Tenha hábitos mais práticos

Para manter a limpeza e organização da sua cozinha durante o dia a dia, será necessário aprender a ter hábitos mais práticos na sua vida. Afinal, a otimização não acaba quando você termina de se mudar, ela é algo que deve ser conquistado diariamente.

Por exemplo, quando for cozinhar, vá lavando a louça ao mesmo tempo. Precisou descascar uma batata? Então já lave o descascador. Precisou de um copo para medir a água do arroz? Lave-o em seguida.

Isso ajuda a evitar acumular louça em cima da pia, especialmente porque ela já tem um tamanho menor do que o normal. Assim, fica muito mais fácil cuidar desse espaço de menores proporções.

E aí, aprendeu como otimizar o espaço da cozinha no seu apartamento? Então não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário