moveis sob medida

Móveis sob medida, como economizar?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os móveis sob medida já são os queridinhos do design de interiores e dos projetos de arquitetura. 

Personalizados de acordo com as especificidades de cada ambiente e com o gosto pessoal dos moradores, eles são capazes de otimizar o espaço e proporcionar uma excelente organização.

Além disso, esse tipo de mobília oferece uma estética extremamente agradável, sendo capaz de deixar o ambiente mais sofisticado, requintado e luxuoso, dependendo do tipo de confecção dos móveis.

No entanto, por todas essas vantagens, os móveis planejados costumam ter um preço de investimento um pouco maior, em comparação com os pré-moldados ou convencionais.

Mas é possível economizar com móveis sob medida. Se você quer saber como fazer isso, acompanhe o nosso artigo de hoje!

Faça uma pesquisa de orçamento

Hoje em dia, existem várias empresas que trabalham com móveis planejados. Isso abre oportunidades para você realizar pesquisas de orçamento e, com isso, encontrar uma boa marcenaria sob medida SP e outras localidades.

A comparação de preços pode te ajudar a ver quais são, de fato, as empresas que oferecem bons móveis, por um preço justo. 

Por isso, o ideal é ter uma lista com os orçamentos e as especificações de cada serviço, para que você possa fazer a escolha certa.

Opte por materiais de melhor custo-benefício

Os móveis planejados são feitos, em geral, em MDP (aglomerado de madeira) ou MDF (placa de fibra de média densidade).

O MDP é fabricado em três camadas diferentes, uma grossa no meio e duas finas nas superfícies. 

Isso garante ao material maior resistência estrutural, com proteção contra o empenamento e remoção de parafusos, além de torná-lo mais leve.

Já o MDF é plano e denso, tendo maior homogeneidade e permitindo maior criatividade no design. 

Ou seja, ele é mais fácil de cortar, fazer usinagem em baixo relevo o entalhamento nas partes aparentes dos móveis, isto é, nos acabamentos finais.

Tanto o MDF quanto o MDP possuem suas qualidades. Por isso, na hora de escolher os materiais, você pode optar por aquele que tem melhor custo-benefício, de acordo com o tipo de móvel.

Por exemplo, no caso de armários planejados SP, o MDP pode ser indicado para o fundo desses móveis e para as gavetas, enquanto o MDF para as portas.

Isso pode te ajudar a economizar um bom dinheiro, na hora de confeccionar e planejar a mobília.

Mas, além do MDP e o MDF, você pode produzir móveis sob medida com outros materiais, incluindo:

  • Concreto;
  • Madeira;
  • Superfícies metálicas;
  • Materiais recicláveis;
  • Entre outros.

Tudo irá depender do tipo de móvel que se deseja fabricar. Um fogão lenha concreto pré moldado com forno, por exemplo, também pode ser bem econômico, pela escolha dos materiais corretos.

Os acessórios acabam sendo a parte mais cara nos móveis planejados. Por isso, verifique se eles são realmente necessários, pois se não forem, é possível economizar bastante.

Verifique a espessura dos materiais

Além do tipo, qualidade e custo-benefício, outro fator que interfere na precificação dos materiais é a espessura. 

Por isso, é preciso verificar se, para o seu tipo de móvel, é preciso uma matéria-prima mais grossa ou mais fina.

Muitas vezes, por acharmos que a maior espessura é recomendada para todas as partes do móvel, acabamos gastando mais. 

Ao contrário, se fizermos um bom planejamento da mobília, é possível escolher espessuras diferentes, que irão baratear o preço.

Por exemplo, para fabricar a base de um puff sob medida, é mesmo preciso um material de alta espessura, ou é possível substituir por um de média? Por meio do planejamento você pode descobrir isso.

Escolha um bom acabamento

O acabamento também pode ajudar no barateamento dos móveis sob medida.Os  acabamentos em laca são ótimos para deixar a mobília com aspecto liso e brilhante. Já o envidraçado pode ter o mesmo efeito, porém mais caro.

Os chamados acabamentos melamínicos são mais baratos e possuem uma grande durabilidade. Por conta disso, dependendo do móvel, pode ser a alternativa de melhor custo-benefício.

Peça indicações

Muitas vezes, conseguimos economizar muito quando pedimos indicações de pessoas de confiança – ainda mais quem já tem um móvel planejado, durável, sofisticado e com um excelente preço.

Por isso, se mesmo com todas as pesquisas você ainda não está totalmente satisfeito(a) com os valores, converse com amigos e familiares que possuem móveis sob medida e pergunte sobre empresas especializadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de Solomon Rodgers por Pixabay

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email