cozinha gourmet

Como deixar a sua cozinha gourmet equipada. 5 itens essenciais.

Tempo de leitura: 3 minutos

A moda gourmet já é uma tendência de longo prazo nas principais cidades do país e, como não poderia ser diferente, deve chegar à sua casa também. Por isso, é importante saber como deixar a sua cozinha gourmet equipada. Afinal, sem os equipamentos certos, pode ser difícil produzir os alimentos de qualidade que você quer para realmente fazer valer o nome “gourmet”.

Atualmente, o termo “gourmet” é aplicado a qualquer tipo de cozinha ou restaurante que foque na gastronomia como uma experiência e não apenas uma simples parte da vida. Por isso, uma cozinha gourmet é aquela que preparará grandes pratos e excelentes momentos para os seus usuários e não que apenas servirá para fazer miojo ou esquentar pizza de ontem no microondas.

Quer saber como deixar a sua cozinha gourmet equipada? Então siga a leitura do artigo abaixo!

1 – Panelas

Nem só de eletrodomésticos se faz uma cozinha gourmet. Eles são úteis, claro, mas as panelas são ainda mais importantes. Isso porque a qualidade das panelas garante uma comida mais saborosa, com melhor textura e mais condizente com uma experiência de alto nível.

Quanto melhor for a panela, melhor será a sua distribuição de calor. Isso permitirá, por exemplo, que alimentos sejam refogados ou cozidos de maneira mais precisa. Na prática, a qualidade da panela pode afetar a textura e o sabor de cada alimento.

Nós recomendamos as panelas da marca Le Creuset, que costumam ser utilizadas em grandes restaurantes por serem produtos de extrema qualidade. Assim, vale a pena considerar um jogo de panelas dessa marca na sua cozinha gourmet.

2 – Grelha

Um elemento que separa uma cozinha gourmet de uma cozinha legal, mas não tão boa assim, é como as proteínas e outros elementos são feitos. Se eles forem fritos em uma frigideira com óleo, então trata-se de uma cozinha boa, mas que não chega ao nível de algo gourmet.

A razão para isso é bem simples: uma comida grelhada costuma ser mais saborosa e mais saudável do que a mesma comida frita. Não há óleo envolvido, claro, mas o método de preparo permite que o alimento fique com uma textura melhor e mais sabor.

Portanto, é importante que a sua cozinha gourmet tenha uma grelha para ser usada. O ideal mesmo seria uma churrasqueira, mas isso é impensável dentro de um ambiente fechado, ou considerando como os apartamentos estão cada vez menores.

Por isso, a solução mais interessante e prática pode ser uma grelha elétrica, dessas portáteis, que pode ser levada e removida sempre que for usada. Nesses casos, há muito a ganhar no seu preparo de alimentos.

3 – Coifa e depurador

Uma cozinha gourmet tende a ter um ar carregado. São muitos vapores que navegam por lá, como a umidade de uma panela de pressão, por exemplo. Por isso, é importante ter elementos que possam lidar com esse ar úmido. Afinal, é importante manter a limpeza dos móveis e também uma apresentação de qualidade.

Lembre-se de que uma cozinha gourmet não tem esse adjetivo só porque faz bons pratos, mas também porque tem uma apresentação impecável. Por isso, use um combo de coifa e depurador para poder limpar o ar da sua cozinha e torná-la mais gostosa no geral.

4 – Utensílios de cerâmica

Existem vários materiais para a produção de utensílios para a cozinha. Inox, ferro, silicone. Claro que cada material tem um tipo de benefício e é melhor empregado em um determinado momento.

No geral, a cerâmica é um dos melhores materiais para usar na hora de cozinhar. Isso porque ela tem excelente resistência ao calor (para ser produzida a cerâmica vai a um forno muito mais potente do que qualquer cozinha) e impermeabilidade.

Assim, invista em facas, garfos, panelas e outros utensílios de cerâmica para ter o melhor resultado possível na sua cozinha.

5 – Panela de pressão elétrica

Por fim, uma cozinha sempre precisará de uma panela de pressão. Um modelo elétrico tende a ser a melhor opção por ser mais segura, claro, mas também por ter mais precisão e previsibilidade.

Com as muitas opções disponíveis, é possível programar exatamente como a sua panela vai funcionar e ter o melhor resultado possível no preparo de carnes e outros alimentos. A parte negativa, claro, é que uma panela dessas é cara, mas o resultado compensa.

E aí, aprendeu como deixar a sua cozinha gourmet equipada? Agora é hora de colocar a mão no bolso e investir para poder adquirir equipamentos de qualidade para a sua cozinha. Investir em grandes marcas ajudará a tornar seus pratos mais deliciosos, com melhor textura e sabor intenso. No entanto, não pense que os equipamentos fazem milagre. É necessário saber usá-los também! Por isso, aprenda como cozinhar como um verdadeiro chef na sua cozinha!

E aí, gostou do conteúdo? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário