apartamento studio

Como decorar um apartamento studio?

Tempo de leitura: 6 minutos

O apartamento studio é um dos modelos mais interessantes da atualidade. Seu espaço reduzido é ideal para pessoas solteiras ou que passam muito tempo fora de casa trabalhando em uma empresa de jardinagem, por exemplo, criando assim uma forma mais econômica de moradia.

O fato de os cômodos em um apartamento studio serem integrados permite que você crie estilos de decoração diferenciados, que podem ficar com a sua cara e manter um estilo único para o ambiente.

Esse modelo também é muito interessante para investidores, uma vez que o custo reduzido de compra pode permitir uma revenda mais rápida, fazendo com que o capital gire e o investidor receba o lucro adequado.

Para aqueles que pretendem receber uma renda fixa através da locação do imóvel, os apartamento studios acabam sendo uma excelente solução, uma vez que são requisitados por uma série de públicos diferentes, como:

  • Estudantes;
  • Profissionais que mudam constantemente;
  • Empresários;
  • Casais sem filhos.

Todas estas pessoas podem entender as vantagens dos apartamentos studios, sobretudo por conta da localização, que muitas vezes é privilegiada e próxima de transporte público e muitos outros benefícios como uma local de lavagem a seco de sofá ou roupa.

lavagem seco sofa

A tendência dos apartamentos compactos

Os apartamentos compactos estão cada vez mais se inserindo no mercado imobiliário, reflexo da mudança de necessidades gerada pelo público. Por conta do trabalho e da locomoção em grandes centros urbanos, esse modelo acabou aumentando.

Além disso, as pessoas têm priorizado sua qualidade de vida, procurando ambientes mais próximos de seus trabalhos para não passar tanto tempo em movimentação, podendo usar esse período para se dedicar a novas atividades de lazer.

Por conta disso, as construtoras têm criado ambientes cada vez mais satisfatórios para que as pessoas possam morar dentro do modelo apartamento studio, deixando a cargo do morador apenas as questões de decoração.

Decorar esse tipo de apartamento é muito importante para que você se sinta em casa dentro do espaço, e existem muitas possibilidades que podem ser aplicadas em questão de estilo, modelos e até materiais usados, desde um comprado em uma fabrica de lustres até uma recordação familiar.

Cada pessoa tem seu gosto pessoal, e esse tipo de interação é muito importante para você entender melhor as necessidades de uma pessoa que busca maneiras de decorar seu apartamento com qualidade.

Escolher cada detalhe torna seu apartamento muito mais único, com detalhes que fazem você se sentir bem e satisfeito de estar em um local assim.

Por isso, é fundamental que você consiga compreender a importância de uma boa decoração dentro de seu imóvel, seja contando com a ajuda de uma fabrica de painel de led ou não.

Decorando um apartamento studio

Entender a importância desse tipo de processo é apenas o primeiro passo para você conseguir conquistar uma boa estrutura de design. Estes elementos muitas vezes são complexos, e geram um custo com reformas e compras de produtos.

Por isso, é importante que você faça um bom planejamento e escolha itens adequados para conseguir montar toda sua estrutura, possibilitando uma decoração muito mais interligada com seus gostos e seu estilo pessoal.

Adaptar estes elementos a sua realidade é uma importante maneira de conseguir uma boa estrutura, garantindo charme e elegância para seu imóvel, mas mantendo sua marca em cada escolha de design que você concluir para a armazenagem de moveis.

Colocação de cama

A cama é um móvel muito importante. É nela que você passará seu tempo de descanso, e é preciso que ela fique em um local confortável e que permita que você tenha uma boa noite de sono, conseguindo recuperar suas energias.

Para isso, o ideal é identificar o canto mais escuro do apartamento, uma vez que a escuridão ajuda a pegar no sono mais rápido e garante uma noite de sono tranquila. Colocar a cama longe de janelas também ajuda com relação a ruídos externos.

Depois de escolher o local da cama, é importante você conseguir separá-la do resto do ambiente, garantindo um pouco de privacidade e tornando o cômodo muito mais efetivo.

A ausência de paredes divisórias em um apartamento studio pode ser compensada de diversas maneiras.

A mais comum é a estruturação de uma divisória improvisada, que seja funcional e ao mesmo tempo não tire o brilho desse modelo de imóvel. Inclusive, caso queira, juntamente com a estrutura você pode contratar uma empresa de jardinagem e paisagismo para trazer mais vida ao espaço.

Além disso, armários e cômodas são muito interessantes para criar essa divisão, separando a cama do restante do imóvel e permitindo que você tenha um espaço reservado para conseguir descansar e ter uma boa noite de sono.

Em alguns casos, biombos ou cortinas também podem fazer esse tipo de papel, garantindo muito mais qualidade para você durante a noite. Caso divida o imóvel com mais alguém, essa divisória também permite que a outra pessoa tenha liberdade dentro da casa.

Isso porque ela poderá fazer qualquer outra atividade sem atrapalhar seu sono diretamente, aumentando a satisfação na hora de levantar e dando muito mais energia para as situações do dia a dia.

Sofás e poltronas

Os sofás também são ótimas peças para colocar como um separador de camas, mas ele possui duas importantes funções dentro de um lar, a primeira delas é servir como um ponto de apoio para a pessoa realizar outras atividades.

Normalmente, um sofá é colocado opostamente a um televisor, servindo como suporte para a pessoa poder passar um bom tempo assistindo TV, seja um filme, seriado ou qualquer outro tipo de programação que seja de seu agrado.

Em muitos casos, não há onde pendurar a TV para colocar o sofá no lado oposto, e nestes casos é interessante pensar em um móvel que sirva como suporte para a televisão e quaisquer periféricos que deseje utilizar, ou em fazer construções e reformas no local.

Além dessa função, o sofá e as poltronas também possuem uma questão social, uma vez que são o local onde você oferecerá para seus amigos e familiares sentarem quando estiverem visitando.

Por isso, é importante que você escolha um posicionamento adequado para o sofá, em um modelo que seja coerente com o restante da decoração. Uma estampa que destoe muito do estilo que você quer decorar pode ser bastante problemático.

A maioria das pessoas hoje prefere sofás mais neutros, normalmente com uma única cor e que pode combinar com uma série de outras opções, tornando seu espaço muito mais personalizado.

Móveis indispensáveis

Existem alguns móveis que são essenciais para qualquer pessoa viver. Tratam-se de itens que estão interligados e ajudam a facilitar o processo de realização de uma série de atividades cotidianas, como armários, guarda-roupas e outros itens.

Estes podem ser adaptados para a vida em um apartamento studio, utilizando araras abertas para dar um ar mais jovial e descolado ao armário, além de ocupar menos espaço e facilitar a escolha de roupas.

Além disso, móveis de cozinha podem ser escolhidos pensando no espaço e em como otimizá-lo, com mesas retráteis e outros elementos.

A escolha de como estes ambientes funcionarão é primordialmente de quem está pronto para morar no apartamento studio e comprar um avental cozinha personalizado para caprichar nas receitas que fará no espaço.

Algumas pessoas podem ter a necessidade de uma bancada maior, ou uma mesa de jantar que permita que você faça receitas mais complexas. No final, esse tipo de ação acaba determinando o tipo de imóvel que você terá.

Além disso, existem diversos móveis otimizados para apartamentos studio, sem que você precise investir um valor muito alto em móveis planejados. Essa ainda é uma opção se couber em seu orçamento.

Isso porque os móveis planejados são uma excelente alternativa para otimizar seu espaço e garantir a melhor usabilidade de todo o ambiente. Esse formato de móvel permite que você estruture a casa inteira para uma utilização mais adequada desse modelo.

Distribuindo os móveis

O grande segredo para você poder aproveitar melhor seu imóvel é conseguir criar uma série de ambientes diferentes sem precisar de divisórias ou paredes nesse modelo de apartamento. Alguns itens em conjunto podem fazer esse papel com maestria.

O agrupamento de móveis, unidos por algum item discreto como um tapete, podem fazer a diferença no local, dando mais amplitude para o apartamento studio e ao mesmo tempo delimitando cômodos diferentes.

Esse formato permite que você apresente ambientes completamente distintos sem precisar de nenhum tipo de divisória exposta, fazendo com que sua casa tenha um estilo muito diferenciado.

Considerações finais

Existem muitos pontos positivos nos apartamentos studio, sobretudo com relação à iluminação, já que um de seus principais destaques são as grandes janelas que permitem a entrada de luz natural.

Por isso, entender a melhor maneira de posicionar seus móveis e criar um estilo único para o apartamento é muito importante, apostando em cores e objetos para criar um ambiente diferenciado e que seja do agrado da pessoa que irá morar no apartamento studio.

Dessa maneira, você consegue criar uma estrutura de design de qualidade, otimizando o ambiente para que o morador tenha prazer em passar tempo ali.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário