cozinha apartamento pequeno

Como decorar cozinha de apartamentos pequenos

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe como decorar cozinha de apartamento pequeno? Talvez não precise disso hoje, mas provavelmente precisará nos próximos anos. Afinal, os imóveis estão ficando cada vez menores por causa da alta densidade habitacional das grandes cidades.

Por isso, mesmo que você não tenha uma casa pequena hoje, provavelmente morará em um espaço mais reduzido nos próximos anos, quando mudar de lar.

Portanto, vale a pena aprender como decorar cozinha de apartamento pequeno de modo a aproveitar ao máximo as suas funcionalidades. Dessa forma, pedir uma comida pelo Rappi vai se tornar só um desejo semanal em vez de uma necessidade diária porque você não consegue cozinhar na sua cozinha pequena.

Quer saber como fazer a decoração? Então siga a leitura abaixo!

Use a cozinha americana no seu apartamento pequeno

A cozinha americana é uma espécie de “moda” na decoração brasileira atualmente, especialmente por causa de programas de reformas como Irmãos à Obra e outros.

No entanto, ela é uma técnica inteligente para quem tem um espaço pequeno e precisa decorá-lo da maneira mais eficiente possível.

A cozinha americana consiste no aproveitamento de um cômodo que é a cozinha e a sala ao mesmo tempo.

Ela usa um balcão para separar os dois ambientes e, assim, nenhum deles fica pequeno demais ou apertado demais. A amplitude do espaço serve tanto para a cozinha, quanto para a sala.

Além disso, se bem decorada, a cozinha americana deixa a casa muito mais bonita do que antes, pois permite maior fluxo de luz natural.

E por falar nisso…

Use cores para saber como decorar cozinha de apartamento pequeno

Você já ouviu falar que usar tons escuros “diminui” um cômodo e usar tons claros “aumenta” o mesmo espaço? Essas linguagens de decoradores pode confundir um pouco as pessoas.

Na verdade, os espaços permanecem com a mesma dimensão, mas o caminho que a luz natural faz dá a impressão de que eles são maiores ou menores.

Por isso, é importante saber como utilizar as cores e luzes da melhor forma para ampliar a sua cozinha em um apartamento pequeno.

Normalmente, tons claros ajudam a dar a sensação de amplitude. Isso significa usar tons iluminados nos móveis e revestimentos da cozinha.

Tenha móveis planejados na decoração da sua cozinha

Um dos problemas de decorar um espaço pequeno é que nem todo móvel que você compra em uma loja serve para aquele cômodo.

Por exemplo, você pode acabar com uma geladeira que é maior do que o ideal para aquela cozinha pequena e, portanto, dificulte achar outros móveis para o espaço.

Por isso, é importante investir um pouco mais e usar móveis planejados na sua decoração. Existem muitas vantagens para isso: além deles servirem melhor a sua cozinha pequena, eles ainda podem ser feitos com o material que você quiser, assim como com a cor pretendida, sem precisar se limitar ao que é produzido em série pelas grandes lojas.

Aproveite espaços verticais na decoração da sua cozinha

Normalmente, consideramos que um espaço é pequeno levando em consideração apenas o seu espaço horizontal e de profundidade. No entanto, todo ambiente tridimensional conta também com o eixo vertical.

Em um apartamento pequeno, é importante saber como aproveitar os espaços verticais para a sua decoração.

No Japão, por exemplo, não é raro encontrar cozinhas que contam com pequenos quadrados “escondidos” no chão para usar como despensa ou outras coisas, além de armários com várias alturas, grades para pendurar itens e vários outros elementos verticais que ajudam a aproveitar melhor o espaço tridimensional de cada apartamento.

Utilize móveis de dupla função na decoração do seu apartamento

Você já parou para pensar quantas coisas você tem na sua casa para usar apenas por alguns minutos por dia? Por exemplo, uma mesa de jantar é usada por, no máximo, duas horas por dia: no jantar e no almoço, talvez no café da manhã.

Por isso, muitos apartamentos pequenos contam com mesas de jantares portáteis ou que estão embutidas em outros móveis e são montadas apenas na hora de usar.

Igual a elas, existem outros móveis de dupla função que se transformam apenas na hora da utilização. Um banco, por exemplo, pode ser também um baú para guardar itens e por aí vai.

Tenha cuidado com a limpeza da sua cozinha

Um dos problemas de uma cozinha em um apartamento pequeno é que é praticamente impossível evitar que a gordura e sujeira dela invadam outros cômodos.

Por isso, é importante pensar a sua decoração de um ponto de vista funcional para facilitar a limpeza da cozinha.

Por exemplo, comece o seu projeto com uma coifa para eliminar a gordura e a umidade dos vapores criados na hora de cozinhar. Isso ajuda a preservar móveis e manter outros cômodos mais limpos.

Em relação ao lixo da cozinha, pense bem em onde colocá-lo e qual frequência retirá-lo de casa para evitar que ele seja um problema para outros cômodos.

Essas são as principais dicas a se ter em mente na hora de pensar como decorar cozinha de apartamento pequeno. Quais delas você já usa na sua cozinha e qual você acha que seria mais problemática para o seu estilo de vida? Conte pra gente nos comentários abaixo!

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário