como conseguir financiamento imobiliario

Como conseguir o seu financiamento imobiliário?

Tempo de leitura: 3 minutos

Diferentemente dos créditos concedidos para a compra de alimentos, roupas, sapatos ou qualquer tipo de bens ou serviços, o financiamento imobiliário é tratado de maneira diferente, uma vez que se trata de um empréstimo de longo prazo. 

Como funciona o financiamento imobiliário?

No financiamento imobiliário um banco empresta dinheiro a uma pessoa para que ela possa comprar uma casa, apartamento ou construir em um terreno que possuía anteriormente ou que planeja comprar em breve.

Online é possível fazer algumas simulações, por exemplo, no site de uma imobiliária em Balneário Camboriú, você faz simulações de financiamento diretamente por imóveis.

Assim, você pode verificar como pode pagar por um apartamento Edifício Santé em Balneário Camboriú ou simplesmente, conhecer os custos mensais que terá se decidir optar por financiar um apartamento praia Brava

Independente, de qual opção você decida optar, o próximo passo é fazer uma solicitação ao banco que é a instituição encarregada de fazer uma avaliação para financiamento imobiliário. Sendo positiva a análise, você já poderá contar com o sonho da casa própria.

No caso de recusa é necessário verificar quais fatores para a negação. Além de levar em consideração diferentes variáveis, como o valor solicitado, o prazo em que a dívida deve ser cobrada e o valor da propriedade em questão, há outros elementos que podem interferir na aprovação do empréstimo.

Pontos que podem afetar a aprovação do seu empréstimo imobiliário

Como é uma quantia bastante grande, a instituição bancária se torna mais criteriosa, na concessão de um crédito imobiliário, por isso alguns itens importantes para conseguir o seu financiamento imobiliário não podem ser negligenciados.

Documentação

A instituição financeira é muito rigorosa com a revisão de toda a documentação. É importante enviar formulários bem preenchidos, cópias claras e legíveis, dados reais e documentação atual. Por exemplo, você precisa que enviar os três últimos holerites, não os de seis meses atrás. Cada dado é confrontado, não deve fazer inconsistências.

Obviamente, a documentação necessária para avaliar o imóvel que você deseja comprar também é importante. O banco que concederá o financiamento imobiliário a seu favor precisa ter segurança sobre seu histórico financeiro e requer muitas informações para realizar o estudo de cada caso.

Renda

Os bancos são flexíveis para entender que a renda pode vir de várias fontes: salário, aluguel, renda extra, comissões etc., mas é importante poder provar isso. O comprovante de recebimento de salário, comprovantes fiscais de pagamento devem estar no nome do solicitante.

Despesas

Ao solicitar um empréstimo imobiliário, você está solicitando a aprovação do banco para manter um contrato por muitos anos. Você precisará mostrar que pode cumprir com o seu compromisso. 

Se você já tiver 70% do limite de seus cartões de crédito comprometidos, as despesas nele podem prejudicar a sua capacidade de quitar o empréstimo.

Outros créditos

As situações em que um cliente possui um empréstimo anterior não são incomuns e, quando ele já apresenta a documentação para formalizar de um novo financiamento o sistema rejeita.

Se você solicitar um novo crédito para a compra de um veículo, aceitou um cartão de crédito com um limite mais alto ou acumulou vários cartões de crédito que agregam um bom dinheiro. 

Esses produtos podem diminuir as chances de um empréstimo e resultar em negação de financiamento imobiliário.

Histórico de crédito

Ter o nome restrito nos órgãos de proteção ao crédito é um motivo evidente para não aprovar o pedido de empréstimo. Da mesma forma, o pagamento inadequado de outros produtos financeiros, como atrasos na quitação ou ter boletos em aberto, pode resultar em uma avaliação ruim. 

Estabilidade

Se você enviar o pedido de financiamento imobiliário dentro de algumas semanas após assumir um cargo em uma empresa, o banco pode esperar um pouco antes de aprovar o valor para compra da casa própria. 

A estabilidade no emprego é um aspecto que o banco avalia para aprovação. Alguns bancos deixam isso claro ao exigir pelo menos doze meses de trabalho na mesma empresa, como funcionário ou como autônomo. Felizmente, este não é o único fator a considerar. 

Idade

Ter mais de 70 anos ou menos de 25 anos pode complicar a aprovação de crédito. O banco espera que o tomador do financiamento imobiliário esteja nas melhores situações para fazer financiamento imobiliário.

Tipo de produto solicitado

No Brasil, praticamente todas as instituições financeiras que oferecem produtos imobiliários e cada um delas tem vários produtos, várias alternativas. É importante conhecer para determinar qual é a melhor opção e qual está de acordo com o seu perfil.

A quantidade a ser solicitada

Este aspecto é fundamental. Alguns clientes pedem um pouco mais de dinheiro para fazer reformas ou comprar móveis. Isso pode não ser uma boa ideia. A documentação do valor do imóvel e do crédito deve estar de acordo; e a capacidade de pagamento deve sempre ser demonstrada.

Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre como funciona o financiamento imobiliário e os pontos que podem afetar a aprovação do seu empréstimo imobiliário.

Aproveite e faça bons negócios.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email