Capa

Bem-vindo, Outono! Dicas para acertar na decoração de sua casa durante a estação mais charmosa do ano

Tempo de leitura: 5 minutos

Sandy e Júnior que me perdoem, mas o Outono está longe de ser uma estação sempre igual. Embora de fato algumas folhas caiam no quintal, a cada ano que passa o Outono chega trazendo novas tonalidades e sensações diferentes, que oferecem um convite para quem gosta de inspiração na hora de decorar a casa. Se você adoraria saber como preparar a decoração de seu lar para curtir melhor essa estação que é puro encantamento, confira ao longo desse texto elaborado em parceria com a Plataforma Habitissimo as dicas que preparamos para ajudá-lo!

inicial

Brincando com os tecidos

Os dias mais friozinhos e acolhedores que chegam junto com o Outono são um convite para passar mais tempo em casa, curtindo os momentos de lazer em família. Esse clima aconchegante pode ser tornar ainda melhor se você explorar os tecidos para trazer mais calidez à decoração. E o que não faltam são formas diferentes de inserir os têxteis nos mais variados ambientes da casa, como por exemplo através de tapetes, mantas, almofadas, etc. O segredo aqui é apostar em tons mais claros, como bege, branco e o cinza, para trazer um toque de sofisticação à decoração.

tecidos
Foto habitissimo.com

A magia das cortinas

Talvez você tenha percebido que nós deixamos de mencionar as cortinas na dica anterior sobre os tecidos, mas essa ausência foi proposital, já que as cortinas merecem um momento exclusivo de atenção para elas. Além de proporcionarem mais privacidade aos ambientes, as cortinas também ajudam a manter os espaços mais aquecidos, o que é essencial com a chegada dos dias mais frios do Outono. Nessa estação vale apostar em tecidos mais pesados e encorpados para as cortinas, e o linho pode ser uma ótima opção por oferecer essas características sem deixar de lado a sua leveza.

cortina
Foto habitissimo.com

Cores que aproximam

As cores devem ser bem utilizadas em qualquer estação do ano, e no Outono elas pedem um cuidado ainda mais especial. É muito comum as pessoas acharem que essa época pede apenas cores mais neutras na decoração, mas essa não é uma regra geral. Com uma boa dose de bom gosto e fazendo as escolhas certas, é possível brincar com diferentes tonalidades no Outono, como por exemplo o rosa pálido, o preto opaco, o amarelo queimado e combinações de tom sobre tom.

cores
Foto habitissimo.com

Olhar atento ao dormitório

O quarto é onde passamos boa parte dos nossos momentos de descanso, seja lendo um livro, assistindo TV ou simplesmente tirando um cochilo despretensioso. Para deixar esse ambiente ainda mais convidativo ao lazer e relaxamento durante o Outono, não é necessário realizar mudanças radicais, basta trocar alguns elementos, como abajures, tapetes, quadros, roupas de cama, mesas de cabeceira e quem sabe um novo papel de parede. Apostando em substituições simples é possível criar um quarto novo com um ar de cenário de novela!

quarto
Foto habitissimo.com

Por falar em ler um livro…

Os amantes da leitura encontram no Outono a estação ideal para cultivar ainda mais esse hábito, já que os dias de temperaturas mais amenas são um convite para ler bons livros no conforto do seu lar. E para que essa atividade seja ainda mais prazerosa, que tal criar seu próprio cantinho de leitura em casa? Você pode separar um espaço na sala, no escritório ou até mesmo no quarto para fazer isso, basta inserir nesse cantinho uma poltrona confortável, uma boa luminária, uma mesa de apoio para os livros e quem sabe para uma xícara de chá ou café, além de algumas mantas e almofadas. Não será necessário mais nada para que você desfrute de agradáveis momentos de leitura durante os dias calmos do Outono.

Leitura
Foto habitissimo.com

Um hall de entrada encantador

Se você tem um espacinho na entrada de sua casa que estava sendo mal aproveitado e deixado de lado, essa pode ser a hora certa para dar um toque especial a ele. O hall de entrada funciona como uma espécie de cartão de visitas da casa, por isso é tão importante dedicar a ele um pouco mais de atenção nesse momento. Lembre-se de que esse espaço pode ser muito útil para deixar os sapatos ao entrar em casa, pendurar chaves, casacos e bolsas, etc. Por isso, alguns dos elementos que devem compor a decoração do hall de entrada são uma sapateira ou armário organizador, um aparador ou prateleira, além de um cabideiro e um porta guarda-chuvas.

hall
Foto habitissimo.com

A natureza nunca falha

Investir em texturas e elementos naturais é uma tendência que nunca sai de moda, e no Outono ela parece ganhar ainda mais força. Seja através dos revestimentos amadeirados ou das pedras naturais, o que não faltam são opções de materiais para você trazer um toque mais aconchegante para sua casa. Além disso, as próprias plantas também podem ser grandes aliadas na decoração durante essa época do ano, mas nesse caso é bom lembrar que a maioria das espécies precisa de uma boa iluminação natural para sobreviver em ambientes internos.

natural
Foto habitissimo.com

Banheiro muito além do básico

Se você acha que o banheiro está destinado apenas aos momentos de higiene e de necessidades pessoais, está na hora de rever seus conceitos. Esse cômodo pode servir como um ótimo local de relaxamento, desde que seja preparado para isso. Que tal tomar um belo banho relaxante depois de um dia cansativo? Para tornar esse momento ainda mais prazeroso, você pode inserir algumas velas no banheiro, além de um aromatizante e toalhas macias para se secar. Dessa forma, seu banheiro poderá se transformar em um verdadeiro SPA particular!

banheiro
Foto habitissimo.com

Conforto é a palavra-chave

Todas as dicas de decoração que trouxemos ao longo desse texto têm como objetivo principal fazer com que o seu lar se torne não apenas mais bonito, e sim mais confortável e acolhedor para receber o Outono. Por esse motivo, vale a pena refletir sobre aquilo que é uma prioridade para você e assim criar o seu próprio estilo decorativo. Lembre-se da regra de que menos é mais e aposte naquilo que realmente for essencial para o seu bem estar. Um sofá agradável, uma cama quentinha e uma boa tapeçaria já são suficientes para trazer todo o conforto que você merece em sua casa.

conforto
Foto habitissimo.com

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário