corretor cliente

As vantagens de alugar imóvel na imobiliária

Tempo de leitura: 2 minutos

Na hora de alugar imóvel são muitas as dúvidas e inseguranças tanto do locador quanto do locatário pois, são duas pessoas desconhecidas, na maioria das vezes, que irão celebrar uma transação complexa, onerosa e que requer muito cuidado.

Algumas pessoas preferem contratar um advogado para escrever o contrato e dispensar a imobiliária. Isto pode parecer bom na hora de fechar o negócio, mas é uma péssima ideia para administrar o restante da relação entre as partes.

Isso porque, a locação é feita de três momentos (e não apenas da assinatura do contrato):

  • O contrato: que é o início de tudo. Escrever um contrato que deixe ambas as partes em segurança é algo complexo e que deve ser feito por um especialista conhecedor deste tipo de transação;
  • A vivência: é a parte em que o imóvel está sendo locado e o morador está vivendo lá. Durante este tempo, problemas ocorrem (vizinhos, obras, sinistros). Para administrar qualquer tipo de necessidade que possa aparecer, nada como contar com a imobiliária;
  • Rescisão: quando da entrega das chaves, por término de contrato ou combinado entre as partes, há uma série de fatores a serem checados. Isso deve ser feito de maneira imparcial, por um especialista que entenda do mercado e do contrato celebrado.

Isso tudo sem contar a etapa antes de alugar imóvel: é necessário divulgar a oferta de locação e, para isso, é muito melhor contar com a ampla rede de uma imobiliária e com seus corretores especialistas.

Ainda dando um passo para trás, outro aspecto importante a ser tratado com a imobiliária é a precificação do imóvel. Os especialistas destas empresas fazem pesquisas de mercado a todo momento e sabem o preço correto e justo para alugar imóvel.

Veja as vantagens de alugar imóvel com imobiliária para cada parte

Para o inquilino

  • Saber que vai alugar imóvel por um preço de mercado (justo);
  • Alugar imóvel nas condições demonstradas (e não será enganado);
  • Certas imobiliárias exigem algumas questões na entrega do imóvel, que podem chatear o locatário, como entregar a residência com as paredes pintadas. Porém, o inquilino, neste caso, também recebeu um imóvel recém pintado.

Para o locador

  • Verificação do cadastro e outros aspectos do inquilino para diminuir riscos de inadimplência e problemas;
  • As cobranças são feitas pela imobiliária (aluguel, seguros, condomínio, IPTU etc.);
  • Vistorias e checagem de pagamentos no caso de rescisão.

Vale lembrar que estas condições favoráveis só serão válidas no caso da contratação de uma imobiliária séria e competente para intermediar o aluguel do imóvel. A negociação calma e a confiança do locador em relação à empresa também contam.

E, claro que, ao alugar imóvel com imobiliárias, tanto o locador acabará com certa desvantagem financeira, quanto o locatário (que poderia negociar diretamente e tentar um desconto); porém, é altamente recomendável a contratação deste intermédio profissional para garantir a boa relação e contratação. Até porque, esta desvantagem é pequena perto dos riscos de alugar imóvel por conta própria. Desta forma, ambos poupam muita dor de cabeça.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email