armário de cozinha em laca

Armário de cozinha em laca: toda sofisticação que sua casa merece

Tempo de leitura: 4 minutos

Cozinhas modernas apresentam um visual super sofisticado; ‘requinte’ é o termo mais atribuído à elas. No geral, seus armários são mais bonitos, resistentes e de fácil manutenção, apresentando os mais variados estilos – rústico, futurista e outros.

Neste texto, vamos falar sobre um modelo de armário de cozinha que está bastante em alta no mercado nacional, que é o armário de cozinha em laca.

armario de cozinha laca
Andrea Petini

O que é laca?

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre móveis laqueados ou móveis em laca. Mas, afinal, o que é laca? Você sabe dizer? 

Pois bem, explicamos. Laca é um tipo de acabamento – liso ou brilhoso – que se pode dar a superfícies de móveis feitos de placas de madeira aglomerada. O mesmo é feito através de uma pintura à jato com tinta especial. No final, tem-se um móvel bem mais resistente, com todos os seus poros muito bem vedados.

armario de cozinha laca
Máira Ritter

Mas a laca não é uma solução moderna de acabamento de objetos. Na verdade, este material – que, na verdade, é uma resina –, no passado, era extraído de árvores – algo resultante da secreção de insetos. E já nesses tempos antigos, era utilizado para proteger e dar brilho às gravuras, móveis maciços, instrumentos musicais e mais peças.  Agora, há os equivalentes sintéticos, que tanto contribuem para a decoração de interiores.

armario de cozinha laca
Marcio Pereira

Como são os armários de cozinha em laca?

Geralmente, o tipo de acabamento em laca escolhido para armários de cozinha é o em alto brilho. Claro que nestas condições qualquer respingo de gordura dos alimentos preparados sobre os armários pode aparecer mais facilmente, mas pensemos nisto como incentivo para uma melhor higiene do recinto. Em contrapartida, estes armários oferecem um visual mais moderno e sofisticado às cozinhas.

“Este tipo de pintura requer uma perfeição no preparo, pois, por se tratar de pintura com brilho, as imperfeições aparecem.” – arquiteto Augdan de Oliveira Leite, em reportagem de Revista Zap Imóveis.

armario de cozinha laca
Gabriela Mendes

O efeito da laca em decorações de cozinhas é mesmo incrível. Tais ambientes podem parecer até mesmo mais amplos e claros, já que o seu brilho funciona como um espelho, refletindo as luzes e o contorno de outros elementos ao redor. 

Inclusive, é até necessário estudar os seus efeitos, para não comprometer o resultado final da decoração da casa – sobretudo da sala integrada à este ambiente, se for o caso.

“O legal é poder brincar com este efeito, contrastando o brilho dos armários com revestimentos de parede em tom mate. E ainda é possível mesclar os módulos de madeira laqueada com módulos com portas de vidro – bem chique.” – citação do autor.

armario de cozinha laca
Gabriela Mendes

Como combinar a laca com sua cozinha?

Vamos falar de design de móveis e cozinha. Podemos dizer que armário de cozinha em laca cai bem com todos os estilos de decoração de casa. Porém, você notará, após fazer uma busca na internet, que a maioria dos ambientes com móveis deste tipo apresentam um visual mais moderno ou high tech. 

De fato, esta é uma tendência do momento. Sendo assim, serão vistos em muitos projetos contemporâneos de arquitetura de interiores.

armario de cozinha laca
Danyela Corrêa

Este efeito em alto brilho que vemos na maioria das cozinhas com armários laqueados funciona bem para decorações de casas amplas e compactas. 

Algo interessante que devemos destacar também é a tendência dos armários de cozinha coloridos em laca. Nesta linha, atualmente, é possível achar móveis para cozinha em cores como laranja, vermelho, verde, rosa e mais.

“Hoje temos uma gama de cores bem maior, o que possibilita um trabalho mais personalizado.” – arquiteto Augdan de Oliveira Leite.

armario de cozinha laca
Fernanda Azevedo Mancini
armario de cozinha laca
Maria Luisa Mendes

Agora, é claro que, se você preferir, também é possível encomendar com os fabricantes peças para cozinha com acabamento em laca fosca. 

Esse estilo de armário funciona bem com decorações de características mais clássicas, como é o caso das cozinhas em estilo colonial, com acompanhando de puxadores antigos, por exemplo. 

Acha que vai combinar com a sua cozinha? Então, crie coragem e experimente, pode ficar realmente lindo!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário