falta de espaço em casa

Adeus à falta de espaço! Dicas para fazer com que sua casa pareça maior

Tempo de leitura: 4 minutos

Por Habitissimo

Uma das tendências dos imóveis modernos, principalmente nas grandes cidades, é a falta de espaço em casa, que está muito relacionado ao alto custo das construções. Além dos metros quadrados reduzidos, em muitos casos o acúmulo de objetos contribui para que os ambientes pareçam ainda menores. Esses fatores fazem com que muitas pessoas sintam a necessidade de encontrar soluções para trazer a sensação de amplitude aos cômodos da casa, e a boa notícia é que com algumas dicas simples é possível transformar qualquer imóvel em um espaço mais amplo e confortável. Confira abaixo as ideias que trouxemos!

Invista em portas mais modernas

Se o objetivo é ganhar mais espaço em um imóvel apertado, então você deve desapegar das portas tradicionais, que exigem uma área livre para serem abertas, e apostar em opções mais práticas, como por exemplo as portas de correr ou as sanfonadas. Esses modelos ficam camuflados junto à parede quando a porta está aberta, e quando o objetivo é trazer mais privacidade aos ambientes basta fechá-la e criar uma divisão entre os cômodos.

falta de espaço em casa

Foto habitissimo

Priorize a organização

Embora muitas pessoas usem o argumento de que só se encontram se estiverem na própria bagunça, se você gostaria de trazer a sensação de amplitude ao seu imóvel deve ter como foco a organização. Com cada coisa no seu lugar, os ambientes naturalmente irão parecer maiores e mais harmônicos. Lembre-se de que a sua casa é um reflexo de como está seu interior, por isso que tal começar em seu lar uma mudança que pode transformar a forma como você encara sua vida?

falta de espaço em casa

Foto habitissimo

Brinque com o poder dos espelhos

Você provavelmente já ouviu falar que os espelhos são grandes aliados dos arquitetos e designers de interior quando o objetivo é trazer a sensação de amplitude a ambientes pequenos. Eles trazem a ideia de continuidade aos espaços, e por isso podem ser utilizados nos mais diversos locais, desde o hall de entrada até a sala de estar ou jantar, quartos e banheiros. Se houver a possibilidade de valorizar a iluminação natural, o efeito de amplitude poderá ser potencializado.

falta de espaço em casa

Foto habitissimo

Valorize cada centímetro

Desperdiçar espaço é um luxo que não te pertence se você deseja fazer com que sua casa pareça maior. Sendo assim, é importante aproveitar cada cantinho disponível nos ambientes, e uma boa forma de fazer isso é optar por uma bancada para refeições no lugar da mesa convencional, por exemplo, e apostar em móveis feitos sob medida e funcionais nos diversos cômodos da casa.

falta de espaço em casa

Foto habitissimo

Use e abuse das cores claras

Não sabe ao certo que cor escolher para pintar os ambientes internos de sua casa? Aposte nas cores claras, como o branco, bege, tons de pastel ou de cinza, pois eles contribuem para aumentar os cômodos visualmente e ainda valorizam a iluminação natural que é outra grande aliada na hora de conquistar a sensação de amplitude. Seja no quarto, na sala ou na cozinha, as tonalidades claras devem prevalecer no lar de quem não tem muito espaço.

falta de espaço em casa

Foto habitissimo

Reduza as paredes e aumente a integração

Apostar em ambientes integrados é uma excelente opção para fazer com que um imóvel pequeno se torne mais amplo. Uma das principais opções para unificar os ambientes é através de uma cozinha americana, que se separa da sala somente por uma bancada e faz com que a casa pareça maior. Além de reduzir a quantidade de portas e paredes entre os cômodos, investir em um único piso em diferentes espaços também é uma forma de criar a sensação de unidade e amplitude no imóvel.

falta de espaço em casa

Foto habitissimo

Busque a leveza

Onde falta espaço deve sobrar leveza, e isso vale tanto para a escolha dos móveis quanto para a decoração do ambiente. Evite sobrecarregar os cômodos com móveis muito grandes ou espaçosos e aposte em peças mais leves e funcionais. Além disso, reduzir a quantidade de itens desnecessários nos cômodos também é uma ótima alternativa para fazer com que eles se tornem mais amplos.

falta de espaço em casa

Foto habitissimo

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário

Posts relacionados