7 Dicas de decoração para o seu apartamento

4 minutos de leitura

Um apartamento aconchegante é o desejo de muitas pessoas, que desejam não só um abrigo mas sim a criação de um verdadeiro lar. 

Os espaços aconchegantes são perfeitos para os moradores passarem o seu tempo livre em casa, e não demandam grandes mudanças ou gastos.

Pelo contrário, com alguns truques é possível melhorar os ambientes de maneira prática, fácil e acessível, deixando-os mais confortáveis e convidativos.

Principalmente para a decoração da sala de estar e dos quartos, a busca de referências e inspirações pode fazer toda a diferença, sempre tentando observar pequenos detalhes. 

Algumas das principais dicas são:

  1. Usar almofadas nos sofás e camas;
  2. Investir em tapetes e cortinas;
  3. Cuidar bem dos revestimentos;
  4. Usar plantas na decoração;
  5. Investir em móveis ou revestimentos em madeira;
  6. Aproveitar a iluminação natural;
  7. Escolher o estilo de decoração mais aconchegante possível.

1. Usar almofadas nos sofás e camas

Uma dica bastante simples de ser colocada em prática é o uso de almofadas nos sofás, que melhoram instantaneamente a experiência de sentar-se no móvel. 

O ideal, para garantir o conforto, é que a quantidade não ocupe muito espaço, mas que sirva para complementar as almofadas fixas.

Para contribuir para a decoração do espaço, recomenda-se o uso de cores ou estampas que harmonizem com o ambiente. Elas podem até ser coloridas, ou ter estampas divertidas, seguindo o gosto dos moradores.

2. Investir em tapetes e cortinas

Os tapetes são opções bastante utilizadas para reforçar o conforto e bem-estar nos ambientes, principalmente se o revestimento for um piso frio. 

Uma boa ideia é manter o tapete na mesma tonalidade que a cortina, o que ajuda a criar uma unidade visual no espaço. Os pelos longos proporcionam ainda mais acolhimento, mas podem ser menos recomendados aos alérgicos.

3. Cuidar bem dos revestimentos

O granilite é um revestimento bastante comum nas cozinhas, banheiros e escadarias de prédios, principalmente os mais antigos. 

Por isso a restauração de granilite é um processo que se mostra essencial, devolvendo o brilho e a beleza às superfícies, que geralmente são compostas por pedaços de rochas (mármore, calcário, granito e quartzo, na maioria das vezes) em uma mistura com cimento, areia e água.

Já nos apartamentos de prédios mais novos e modernos, o piso de concreto se mostra uma alternativa bastante elegante e com alta durabilidade. O polimento de piso de concreto é a principal alternativa para deixar a superfície sempre brilhante e bonita. 

O polimento ainda acrescenta mais facilidade na limpeza do piso, com um processo sustentável e que resulta no acabamento perfeito.

4. Usar plantas na decoração

As plantas dão vida aos espaços, além de proporcionar mais conforto térmico, independente do tamanho. 

É preciso que elas estejam organizadas dentro da decoração, sem interferir no trânsito ou nas atividades do dia a dia e que os cuidados necessários para a manutenção sejam acessíveis e fáceis de encaixar na rotina.

Contra a falta de espaço, é possível até utilizar um modulo para jardim vertical, no interior dos espaços ou das sacadas. As plantinhas escolhidas podem flores ou ervas, dependendo do gosto dos moradores.

5. Investir em móveis ou revestimentos em madeira

Além de elegante, a madeira é um material nobre e que contribui para que os espaços fiquem com um aspecto mais aquecido e aconchegante. 

Portanto, é um material que pode se fazer presente nos apartamentos aconchegantes, seja nos revestimentos de piso ou de paredes, ou até mesmo nos móveis.

6. Aproveitar a iluminação natural

A iluminação natural é fácil de ser valorizada e completamente gratuita. Ela pode ser melhor aproveitada nos apartamentos, resultando em espaços mais aconchegantes, com janelas sem cortinas, ou com tecidos mais leves. Assim, os espaços ficam mais arejados, acolhedores e iluminados. 

Para o período noturno, a ideia é poder contar com pontos de iluminação indireta, que é mais confortável aos olhos.

7. Escolher o estilo de decoração mais aconchegante possível

Um dos principais segredos para um apartamento aconchegante é escolher o estilo mais adequado de decoração. Para isso, é preciso levar em conta alguns fatores, que podem influenciar diretamente no resultado final.

O espaço disponível é um deles, pois apartamentos pequenos podem demandar soluções diferentes, dentro dos estilos clássico, minimalista, moderno ou rústico.

Também é preciso avaliar o nível de iluminação natural. Afinal, a disponibilidade de luz pode definir a necessidade de adicionar mais ou menos elementos nos ambientes. 

Geralmente, locais mais iluminados aceitam mais detalhes, enquanto que espaços com menos luz ficam mais harmoniosos com menos elementos.

É válido ressaltar que a contratação de especialistas para a consultoria da decoração pode se mostrar bastante vantajosa. Os profissionais especializados, como arquitetos ou designer de interiores, têm conhecimentos específicos, estão por dentro das novidades, e se dedicam à projetos de acordo com os gostos e possibilidades dos clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

.

Reply