limpeza de apartamento

5 dicas essenciais que facilitam na hora da limpeza do seu apartamento

Tempo de leitura: 3 minutos

Com a correria do dia a dia, não há quem não precise de algumas dicas essenciais que facilitam na hora da limpeza do seu apartamento. Afinal de contas, ainda que os apartamentos estejam cada vez menores, ainda assim é um trabalho considerável limpá-los totalmente. Especialmente dentro de uma rotina corrida de trabalho e quando se tem filhos.

Com a pandemia do novo coronavírus e a adoção em massa do home office, esse tipo de cuidado com o lar ficou ainda mais intenso. Em primeiro lugar, não há muito o que fazer em um apartamento pequeno. Qualquer sujeira pequena já incomoda o dia todo. No entanto, a rotina de trabalhar por 8 horas por dia permanece e, depois de tanto trabalho, não há quem aguente fazer uma faxina.

Por isso, é importante conhecer algumas dicas essenciais que facilitam na hora da limpeza do seu apartamento. Quer saber quais são e como usá-las? Então siga a leitura abaixo!

1. Use tecidos impermeáveis onde for possível

Limpar um apartamento é um trabalho de dois níveis. O primeiro deles é a limpeza, claro. Já o segundo é a prevenção da sujeira, que é mais difícil de fazer. Portanto, existem muitas ações que você pode realizar para reduzir o nível de sujeira que o seu apartamento coleta.

Uma ideia muito interessante é usar tecido impermeável em todos os pontos possíveis na sua casa. Isso poupa manchas e sujeiras de acumularem em lugares mais difíceis de serem removidos. Por exemplo, dá para montar uma capa de sofá com tecido impermeável, além de capas para cadeiras e outros móveis do tipo.

A vantagem da impermeabilidade é que ela não absorve a água, o que é justamente o processo de “manchar” algo. Assim, sua casa fica mais limpa e organizada.

2. De grão em grão, a galinha enche o papo

Um erro comum de quem não tem o hábito de fazer limpezas com frequência é tentar fazer uma faxina completa de uma vez. Ou seja: a pessoa acorda no sábado de manhã disposta a limpar a casa inteirinha, de cabo a rabo, naquele dia. Infelizmente, antes das 10 horas da manhã a pessoa já abandonou o projeto por uma razão óbvia: é muito trabalho!

Fazer uma faxina completa em um apartamento não é tarefa fácil, claro. É por isso que as diaristas recebem um bom valor pelo trabalho prestado com dedicação e profissionalismo.

Por isso, se você for limpar seu apartamento sozinho, lembre-se de que de grão em grão, a galinha enche o papo: vá aos poucos, limpe uma parte aqui, outra ali e, eventualmente, seu imóvel estará limpo.

3. Tenha bons produtos de limpeza disponíveis

Um elemento que facilita muito a faxina do seu apartamento é a qualidade dos produtos de limpeza que você comprar. Isso porque o produto certo pode transformar uma tarefa longa e cansativa em algo mais fácil de fazer.

É claro que bons produtos de limpeza são caros. Em muitas vezes, eles podem pesar bastante na nossa compra de supermercado. No entanto, eles são necessários para facilitar a limpeza.

Uma boa esponja, um multiuso de qualidade, um desengordurante específico podem fazer milagres na sua cozinha, por exemplo. Portanto, não economize nesses itens, se quiser terminar sua faxina em pouco tempo.

4. Um aspirador de pó pode ser seu melhor amigo

Existem muitos equipamentos que podem ajudar na hora da sua limpeza, mas o principal deles é o aspirador de pó. No entanto, não um qualquer, mas um de grande potência.

Um bom aspirador de pó, daqueles de alto padrão mesmo, faz um trabalho muito superior aos modelos convencionais. Com ele, você perde menos tempo varrendo e tem um resultado muito acima da média. Por isso, não poupe recursos na hora de comprar um bom equipamento, pois ele será seu melhor amigo de limpeza.

5. Use a técnica Pomodoro na limpeza

Por fim, uma maneira simples de manter o foco na limpeza e dar conta do trabalho é usar a técnica Pomodoro. Você não a conhece? Tudo bem, a gente explica:

A técnica Pomodoro consiste em dividir o seu trabalho em pequenos trechos de foco total, com pausas leves entre eles. Ou seja: você faz um trabalho por 25 minutos sem distrações e, em seguida, pausa por 5 minutos. Quando repetir esse processo 4 vezes, faz uma pausa maior, de 15 minutos.

O grande benefício da técnica é que ela é de pouco esforço, mas aumenta muito a sua produtividade. Aos poucos, você começará a pensar as tarefas em “Pomodoros” e se organizará mais facilmente.

Pronto! Essas são as principais dicas essenciais que facilitam na hora da limpeza do seu apartamento. Colocando-as em prática, você notará uma melhoria considerável na limpeza do seu apê e tornará essa quarentena mais confortável na sua casa. Talvez você até comece a celebrar o fato de morar em um espaço menor quando finalmente pegar o jeito de mantê-lo limpo e organizado sempre.

Gostou do conteúdo? Então conte para a gente: qual cômodo do apartamento é mais complicado de limpar? Comente abaixo!

Foto de RODNAE Productions no Pexels

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Deixe um comentário