eco friendly

5 dicas de decoração eco-friendly para renovar sua casa

Tempo de leitura: 3 minutos

A decoração eco-friendly se tornou a melhor opção para quem quer decorar sem agredir o meio ambiente, além de contar com elementos exclusivos.

Esse tipo de decoração traz um novo conceito, que tem como prioridade um ambiente mais leve, ideal para quem se preocupa com o impacto de suas ações.

Cada vez mais tendência, a procura pela decoração eco-friendly traz mais do que um jeito novo de decorar, traz um novo conceito em viver.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para decorar de maneira sustentável e com muito estilo.

O que é decoração eco-friendly?

Eco-friendly é um design de interiores sustentável que tem como base uma consciência ética e ecológica. Ele faz uso de materiais naturais, manufaturados e reciclados.

O principal objetivo é eliminar os impactos provocados, com a utilização de recursos que preservam a natureza e que priorizam a reciclagem de materiais.

Para isso, é necessária uma seleção cuidadosa de materiais que não prejudicam o meio ambiente. Esses materiais devem ser naturais, recicláveis ou biodegradáveis.

Como um de seus maiores benefícios, a decoração eco-friendly possibilita maior usufruto do imóvel. Isso porque usa apenas o que é essencial, trazendo mais conforto para quem vive no ambiente.

Dicas de decoração eco-friendly

Quem quer decorar a casa de maneira sustentável deve sempre optar por materiais naturais ou orgânicos. 

Inclusive, quem está construindo pode contratar serviços de consultoria ambiental para analisar o terreno previamente.

Sendo assim, as principais dicas são:

1 –    Aproveitar materiais

A primeira dica de decoração eco-friendly não poderia ser melhor. Isso porque ela diminui o descarte de lixo e reutiliza materiais que renovam a decoração.

Existem muitos materiais que podem ser reutilizados, como:

  • Tecidos velhos;
  • Latas;
  • Garrafas;
  • Caixotes de feira.

Inclusive, uma boa ideia é reaproveitar uma caixa papelão tipo maleta para decorar de maneira diferente vários ambientes.

2 –    Reutilizar pallets

Os pallets são materiais muito reaproveitados na construção de móveis como sofás, cadeiras e até mesas. 

Muitas pessoas também costumam reaproveitá-lo para fazer uma horta ou jardim vertical na sacada e, até mesmo, área externa.

Quem mora em apartamento e tem pouco espaço para o cultivo de plantas, encontra nos pallets uma excelente oportunidade.

3 –    Reaproveitar móveis velhos

Muita gente procura empresas de arquitetura para construir um imóvel sustentável, mas quando chegam na decoração se esquecem de que ela também deve ser eco-friendly.

Uma boa dica é reaproveitar gavetas de uma cômoda velha para criar uma prateleira útil, sustentável e exclusiva. 

O interior das gavetas pode ser forrado com papel, servindo de suporte para livros, objetos decorativos, etc.

4 –    Restaurar móveis antigos

Nós sabemos que, ao visitar uma loja de móveis, é praticamente impossível não se encantar com as opções. 

Mas existem aqueles móveis velhos que ainda podem ser reaproveitados com uma pequena reforma.

Um bom exemplo disso são as cadeiras, que muitas vezes, em bom estado, são descartadas porque saíram de moda ou porque a mesa está velha.

Móveis antigos também são ótimas opções de decoração sustentável, ao mesmo tempo em que aderem perfeitamente a uma decoração mais rústica.

Caso a pessoa não saiba como reformar o móvel, pode procurar uma carpintaria e solicitar o serviço. Além de economizar na compra de móveis novos, estará fazendo bem ao meio ambiente.

5 –    Usar lâmpadas de baixo consumo

Quem ainda está construindo pode contratar uma empresa de projeto estrutural residencial para cuidar de toda a parte da iluminação de maneira sustentável.

Se você estiver apenas reformando ou quiser mudar a iluminação, também é interessante apostar nas lâmpadas de led. 

Além de iluminarem melhor, essas lâmpadas têm um baixo consumo de energia e duram muito mais tempo.

Isso, porque o led chega a durar até 40 vezes mais do que uma lâmpada normal. Portanto, ao adquiri-las, estará optando pelo melhor custo-benefício do mercado.

Conclusão

Decoração sustentável é muito fácil de fazer e não exige um investimento alto como nas outras opções. O melhor de tudo é que ela pode ser usada desde o jardim até os quartos.

Sempre haverá um material que pode ser reaproveitado de alguma maneira. Além disso, sempre haverá no mercado uma opção mais em conta e mais sustentável.

Preservar o meio ambiente está em nossas mãos, e nada melhor do que reciclar e optar por materiais orgânicos para conseguir isso.

Além de dar uma nova chance à natureza, damos uma nova chance a nós mesmo, com muito mais conforto, leveza e praticidade.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Foto de Designecologist no Pexels

compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

1 comentário em “5 dicas de decoração eco-friendly para renovar sua casa”

Deixe um comentário