3 tipos de decoração que estão em alta

4 minutos de leitura

A escolha de um estilo, dentre os mais diferentes tipos de decoração para residências, é uma tarefa que demanda atenção e cuidado.

Isso, porque a decoração de uma casa é um elemento que influencia o bem-estar da família em geral e será visto diariamente por todos.

Sendo assim, é preciso identificar quais os estilos que mais se adaptam aos moradores, oferecendo ambientes mobiliados de acordo com os gostos e expectativas.

Na verdade, essa escolha pode começar no estilo de construção de uma casa.

Muitas empreiteiras de obras oferecem aos seus clientes opções que envolvem diferentes tipos de edificações, com toques mais clássicos ou modernos, dependendo do desejo do proprietário do imóvel.

De qualquer modo, é possível inserir essas características estilísticas nos mais diferentes tipos de residências, possibilitando que a casa receba a decoração que mais agrade aos seus moradores.

Por isso, vamos conhecer melhor os três tipos de decoração que estão em alta, seguindo as tendências do momento.

1. Decoração minimalista

Certamente, você já ouviu falar no estilo minimalista de decoração. Entre as suas principais características estão:

  • Escolha de cores claras;
  • Iluminação natural;
  • Disposição de poucos móveis;
  • Utilização de menos elementos visuais;
  • Valorização do simples (menos é mais).

O estilo minimalista vai além da simples escolha de móveis. Ela incorpora na rotina da casa uma maneira mais prática e funcional de decorar e utilizar os elementos presentes em cada um dos cômodos.

Assim, uma sala minimalista, por exemplo, comporta a disposição de um sofá aconchegante, de poucos objetos de decoração e da escolha de cores mais neutras, como o branco, creme ou bege.

Ao mesmo tempo que preza pelo conforto de um ambiente, o estilo prioriza a escolha dos objetos necessários no dia a dia, mas sem exageros.

2. Decoração rústica

A decoração rústica também é um dos estilos que vem ganhando um grande número de adeptos.

As principais características são:

  • Elementos de madeira;
  • Composições mais naturais;
  • Paredes com elementos estruturais visíveis;
  • Acabamentos menos detalhistas.

A madeira é um dos elementos mais presentes dentro da decoração rústica. Mas, nesse caso, ela não precisa receber acabamentos de verniz ou ter superfícies lisas e arredondadas.

No estilo rústico, os elementos naturais são mais valorizados. É possível, por exemplo, posicionar um modulo para jardim vertical nas paredes dos cômodos, trazendo um pouco mais da natureza para dentro do imóvel.

Até as paredes podem auxiliar na decoração, deixando visíveis os itens que compõem a sua estrutura, como tijolos, cimento ou pedras.

O formato rústico permite que boa parte dos móveis seja confeccionada com pedaços de árvores, oferecendo um aspecto bastante natural para o ambiente.

3. Decoração moderna

Na decoração moderna, é possível verificar elementos inovadores e práticos, que tornam o ambiente mais leve e funcional.

As principais características desse estilo são:

  • Formatos diferenciados;
  • Móveis funcionais;
  • Itens descolados;
  • Cores fortes para destacar objetos, etc.

Os formatos diferenciados são essenciais dentro da decoração moderna, já que eles buscam se distinguir das formas mais básicas do dia a dia.

Isso pode ser visto nos móveis fabricados em formatos despojados, como as prateleiras dispostas em salas ou quartos, ou até mesmo em estruturas fixas, como em um portão automático deslizante com design mais versátil.

O estilo moderno comporta também o uso de espelhos, assim como de objetos projetados com uma estética diferenciada do comum.

Os armários geralmente possuem bastante espaço, ideal para comportar uma grande quantidade de itens, para que o ambiente fique mais organizado.

As paredes podem ser pintadas com cores vívidas ou decoradas com papel de parede de diferentes estampas, criando um ambiente mais inovador. 

Outra alternativa pode ser a aplicação de adesivos, que modificam a aparência de um cômodo de maneira bastante simples.

Os elementos decorativos podem ser utilizados com o intuito de modificar um ambiente comum, como o da cozinha. Assim, escolher utensílios e recipientes com cores fortes e design diferenciados ajudam na composição do estilo do local.

Por fim, a iluminação também é parte fundamental na composição moderna.

Utilizar luminárias estilizadas, nesse caso, pode ser interessante para a sua sala ou quarto. Até mesmo as cortinas podem conter estampas futuristas ou despojadas, de modo a se destacar no ambiente.

Nesse cenário, depois de conhecer mais sobre os três tipos de decoração que estão em grande evidência no momento, é possível optar por aquele que mais agrade aos moradores da casa.

Desse modo, você valoriza os seus cômodos, além de torná-los muito mais confortáveis e elegantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

.

Reply